terça-feira, 30 de outubro de 2012

Literatura & Cinema: Branca de Neve e o Caçador

Sinopse: Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Pelo mais belo sangue...
está feito...

Branca de Neve e O Caçador é um livro escrito por Lily Blake, baseado no roteiro do filme escrito por John Lee Hancock, Hossein Amini e Evan Daugherty e publicado pela Novo Conceito no Brasil.  E reconta de uma maneira mais sombria e misteriosa uma das mais populares obras dos Irmãos Grimm, só que com alguns detalhes bem diferentes do Original.

A narração inicia-se com a Rainha Ravenna sendo encontrada pelo rei, ela é uma prisioneiras de terríveis criaturas das sombras. Ravenna é resgatada por ele, encantado por sua fascinante beleza, decide levá-la para o seu castelo. Lá ela conquista a confiança de todos, até da jovem órfã de mãe Branca de Neve. O Rei a pede em casamento, e na noite de núpcias mata o rei, e abra os portões do castelo para que seu irmão entre e mate a todos e ambos possam reinar sobre o lugar. Porém ela não consegue matar Branca de Neve, mas a manda para o calabouço para viver como prisioneira.
Com o passar dos anos a beleza de Ravenna continua intocada, mas para manter sua juventude ela manda sequestrar as garotas mais lindas do reino para que possa sugar a beleza delas, até que um dia seu espelho lhe diz que Branca de Neve se tornou uma das mais belas do reino e para que a sua juventude seja eterna e que para que se torne imortal deverá ter o coração de Branca de Neve.
Quando o irmão de Ravenna vai pegar Branca de Neve para que a rainha possa matá-la ela consegue fugir, furiosa Ravenna contrata um caçador, mas ele se recusa a ser capacho da rainha, ela ameça a sua vida, mas ele não tem nada a temer, mas a rainha sempre consegue o que deseja, em troca da morte de Branca, ele terá a sua esposa que fora assassinada de volta.
Eric - o Caçador - parte em busca de Branca de Neve na Floresta Sombria, mas tem uma crise de consciência e acaba ajudando Branca a fugir. Para que ela possa enfrentar a rainha, pois Branca de Neve deseja ardentemente poder se libertar, ensina ela se defender, e partem em busca de um local seguro para ficar, e assim acabam conhecendo oito anões, mulheres que se mutilam para que não sejam pegas pela rainha por causa de suas belezas e no fim chega a um local onde vários rebeldes querem lutar com a rainha, e Branca de Neve decide liderá-los.
O livro todo é clichê, porém o clichê mais interessante e o melhor ponto da história é o fato de que só apenas o sangue da mais bela pode ajudar ou destruir a rainha, ideia ótima, que dá uma ênfase a história, mais é só.
A linha que trata de transformar Branca de Neve e uma guerreira é curta, mas tão curta que a coisa toda não passa de uma enrolação para poder fazer com que a nova geração se desprenda daquela ideia de que as mulheres precisam de um homem que possam protegê-las, só que infelizmente essa parte passou tão batido que Branca de Neve nem chega a ser uma guerreira, fazendo tudo parecer forçado e artificial.
A autora peca demais em suas narração, a falta de descrição é gritante em todos os sentidos, das batalhas, dos personagens, dos seres fantásticos e nos cenários como A Floresta Sombria que obviamente devia ter sido mais descrita e por ser tratar de uma história de fantasia, descrição de cada cenário é completamente necessário.
A falta de diálogos entre os personagens incomoda, mas fica muito pior quando não há descrições de seus sentimentos, personalidades, não há descrição de praticamente nada, fazendo tudo parecer muito superficial e corrido, até um pequeno conto de fadas para crianças é bem mais emocionante que esse livro.
Mas talvez tudo isso seja por ter sido baseado no roteiro do filme, quem sabe? Mas apesar de todos os defeitos é um livrinho curto, tem uma capa linda, e pode ser lido em uma tarde como um conto mais detalhado e que rende bons momentos, mas que não se deve esperar grandes expectativas. 
O Filme
Direção: Rupert Sanders 
Gênero: Aventura/Fantasia 
Elenco: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Bob Hoskins, Ray Winstone, Ian McShane, Toby Jones, Nick Frost, Sam Claflin, Eddie Marsan, Lily Cole, Vincent Regan.
Curiosidades
» Angelina Jolie e Winona Ryder foram considerados para interpretar Ravenna, a Rainha Má.
» Charlize Theron saiu de J. Edgar para fazer este filme.
» Johnny Depp, Tom Hardy e Michael Fassbender foram considerados para interpretar Eric, O Caçador.
» Durante meses, Viggo Mortensen estava em negociações para estrelar como o Huntsman, mas as negociações fracassaram e Mortensen desistiu.
» Depois de Mortensen abandonar o filme, o papel foi oferecido a Hugh Jackman, que também declinou.
» Dakota Fanning, Saoirse Ronan, Riley Keough, Alicia Vikander, Bella Heathcote, Selena Gomez, Emily Browning, Lily Collins e Felicity Jones foram considerados para o papel de Branca de Neve.
» Lily Collins fez o teste para o papel principal, mas perdeu para Kristen Stewart. Então ela foi contratada para o outro filme sobre a personagem, 'Espelho, Espelho Meu', dirigido pelo indiano Tarsem Singh, do visualmente belo 'A Cela'.
O roteiro trabalha aspectos mais obscuros do conto original e com a ajuda de uma cenário sombrio, uma trilha sonora pesada e uma luz cinzenta que toma conta do filme o enredo vai se desenvolvendo de uma forma interessante.
O livro foi baseado no filme, e não ao contrário, e apesar dos cenários ótimos, figurino espetacular, visual incrível  e belas imagens, que transportam os espectadores a um reino sombrio e perigoso, o que realmente faz o filme acontecer são os personagens.
O filme no geral até que agrada, mas Kristen Stewart simplesmente estragou parte dele, até queria dar um crédito para a garota, mas sinceramente a sua interpretação é ridícula, insossa e totalmente sem emoção.
No entanto quem salva o filme é Charlize Theron que está impecável em sua interpretação, ora muito dramática, ora inexpressiva, com o objetivo de mostra para que veio. Chris Hemsworth consegue mostrar um caçador até divertido e despropositado, mas a química entre o casal não rolou, nota-se que cada um interpretou seus papéis de forma independente, mas isso até que foi interessante, pois o foco principal do filme não foi o romance.
O filme não é todo ruim, vale a pena pelas boas cenas de ação, efeitos de qualidade, boa direção e figurino caprichado. Mas se for pela interpretação da personagem principal, não se iludam, ela ainda não melhorou em nada. Entre o filme e o livro, ambos se completam, há detalhes do filme que não tem no livro e vice e versa e muita coisa no livro é bem mais tangível que o filme.

15 comentários :

  1. Eu não assisti o filme, e nunca tinha parado para ler a sinopse. É uma pena que o livro não tenha aproveitado bem, pq a sinopse é realmente interessante. E quanto ao filme, nem me animei de ver pq foi com a Kristen-Cara-De-Sono. É claro que a falta de expressão dela ia atrapahar a personagem... :/

    Uma pena, pq a história tinha tudo pra ser legal. Acho que qq dia, se estiver de bobeira, vou tentar ver o filme pra ver o que acho..!

    Bjs!

    http://inescrita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma releitura de primeira... Adorei as partes que tinha a bruxa e o espelho (sensacional).
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do livro porém acho que o final foi muito rápido nos acontecimentos, ele poderia ter sido melhor trabalhado.

    ResponderExcluir
  4. o filme é péssimo, mas o livro é fantástico <3

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro mais o filme eu achei legal rs, apesar da Kiki(rsrs) chataaaa.
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ainnn, versões da Branca de Neve e dos clássicos infantis são sempre bem vindas para mim... :)

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Assisti esse filme no cinema com a minha irmã e nós duas amamos ele,é uma historia muito emocionante e tbm confesso sou um pouco fã da Kriste por causa da saga crepúsculo!

    ResponderExcluir
  8. Curiosíssima pra ler essa versão da Branca de Neve... Não vi o filme pra não estragar a leitura... rs

    ResponderExcluir
  9. Parece uma história emocionante...Tô muito afim de ler!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu não consegui ver o filme no cinema, mas vou querer ver em DVD - já saiu?. Quando vi que tinha o livro fiquei com vontade de comprar, mas já tinha abusado da minha sorte, agora quero ler o livro e ver o filme já que eles se completam.

    ResponderExcluir
  11. O filme me encantou8 de uma tal maneira que fico imaginanfo se o livro vai tb me tirar o folego.
    E eu "Eu quero quero conhecer os diversos mundos Fantásticos".

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o livro mas assisti o filme. Inicialmente o filme é legal, até prende a atenção. Mas, com o decorrer se torna cansativo e até chato. O final achei horrível também.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir