quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cine Pipoca: Cartas para Deus

Ficha Técnica
Título Original: Letters To God
Direção: David Nixon
Gênero: Drama
Roteiro: Art D´Alessandro, Patrick Doughtie
Elenco: Robyn Lively, Jeffrey Johnson, Bailee Madison, Maree Cheatham, Tanner Maguire, Michael Bolten, Dennis Neal
Sinopse: Tyler Doherty (Tanner Maguire) é vítima de câncer e trava uma batalha diária contra a doença que o consome. Amado por sua família e pelos amigos, o menino de apenas oito anos não se deixa abalar e escreve cartas diariamente endereçadas para Deus. O carteiro Brady (Jeffrey Johnson), vivendo problemas pessoais, não sabe o que fazer com elas num primeiro momento, mas a bravura do jovem autor acaba provocando grandes mudanças em suas vidas. Inspirado em uma história real.

 “Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações.” II Corintios, 3:3

Cartas para Deus é um lindo e emocionante filme baseado em uma história real, que trata de elementos como fé, Deus, amor, esperança e perseverança. Essa categoria de filme dificilmente chega aos cinemas daqui e muito menos a televisão, infelizmente, pois é um filme mais do que excelente.
Quando foi lançado nos EUA, ele chegou a figurar entre os 10 filmes com maior bilheteria. Uma história inspiradora de esperança e redenção, mostra o que acontece quando a caminhada de fé de um menino vai ao encontro de um homem descrente e o leva a uma jornada transformadora.
Tyler Doherty é um garoto extraordinário de oito anos, que foi abençoado por ter uma família e uma comunidade cheia de amor, é motivado por sua fé, uma fé forte e inabalável, que o ajuda a encarar diariamente uma batalha contra o câncer com coragem e graça.
Para Tyler, Deus é tudo, um companheiro, um professor, e claro um Grande Amigo, Amigo esse a qual mantem um contato diário por correspondência, as orações de Tyler são feitas em forma de cartas que ele escreve e envia pelo correio.
As cartas chegam às mãos de Brady McDaniels, o novo carteiro do lugar onde Tyler vive. Brady é um homem cheio de problemas, que acredita que não há mais sentido para a sua vida, e que não merece nada de bom. No principio ele fica confuso e sem saber o que fazer com as cartas de Tyler. Mas essas cartas diárias fazem com que Brady comece uma amizade com Tyler e respectivamente com a família do garoto – conhecendo a mãe, a avó e o irmão Ben – que estão tentando permanecer firmes em meio às dúvidas que surgiram em suas vidas.
Impressionado e movido pela força e coragem de Tyler, Brady encontra  um caminho para Deus, que mostrará a ele que tudo tem um propósito e que todos merecem uma segunda chance. E finalmente sabe o que deve fazer com as cartas, uma decisão surpreendente que transformará seu coração e seus novos amigos e a comunidade onde Tyler vive, em um ato impressionante de testemunho ao efeito contagiante da fé inabalável do menino contra as adversidades da vida.
Com atuações impecáveis, um enredo encantador e uma trilha sonora magnifica Cartas para Deus pode parecer um filme clichê, comum a tantos outros que estamos acostumados a ver, mas só parece, é muito mais do que aparenta, é um filme que deve ser assistido inúmeras e inúmeras vezes.
Tyler mostra que ter uma doença que o levará a morte, não significa que se deve parar de viver, ele não vivem em função de sua doença, e aproveita seu tempo para fazer boas ações. E através das cartas que escreve - uma forma de conversar com Deus, de contar o que se passa com ele e pedir ajuda - percebemos que o importante não é como se conversa com Deus, mas sim que devemos conversar com Ele.
Cartas para Deus é um filme sábio, inteligente que nos traz novos pensamentos e mensagens. Mensagens que mostram como Deus é importante na vida de todos nós, quanto o amor ao próximo é muito importante, o quanto podemos melhorar a vida de outra pessoa através do amor, aprendemos a não julgar as pessoas pelo estilo de vida, aparência e defeitos, pois cada um tem a sua história e a sua dor, e na maioria das vezes não sabemos o que se passa com cada uma delas.
Claro que comentemos esse erro, é praticamente inevitável julgarmos, mas devemos deixar de lado nosso preconceito e procurarmos a resposta em Deus para melhorarmos nosso modo de ver cada pessoa.
Mostra de uma forma linda e tocante que a amizade é algo muito importante em nossas vidas, se as pessoas enxergarem o valor disso verão que elas são anjos que nos ajudam a passar pelas dificuldades. E crer é o nosso alicerce e nossa estrutura, pois não somos nada sem a esperança, sem a fé, sem Deus. Tanto que isso pode ser visto nas milhares de religiões espalhadas pelo mundo afora;
Somo humanos, cheios de defeitos, problemas, erros. E quando passamos provas difícil nossa fé é testada, mas é nessa hora que a nossa fé deve se tornar mais forte, pois nessa hora é que devemos crer que Deus tem algo muito maior nas nossas vidas, as dificuldades são apenas momentos para nos fortalecer.
Esse filme é mais do que emocionante, mais do que uma singela lição de vida, de fé de amor... É um filme que com certeza vai ajudar pessoas que estão passando por situações difíceis.
Se preparem para as lágrimas, pois elas virão do início ao fim, Cartas Para Deus é profundo, comovente e até mesmo divertido sobre o efeito reanimador que a fé de uma criança pode ter na família, nos amigos e no lugar em que vive.
Deve ser visto por todas as pessoas, mesmo aquelas que não acreditam em Deus, não apenas por tratar de fé (pois não força em nenhum momento o conceito de Deus), mas por mostrar valores que atualmente estão sendo deixado de lados, e por ser uma injeção de esperança em nossas vidas quando estamos em nosso momentos mais negros.

3 comentários :

  1. Ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas pelo que acabei de ler, parece ser uma linda estoria e bastante emocionante
    Já ta na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii! Te indiquei para um meme, se você gosta, esse é o link: http://leiturarecomendada.blogspot.com.br/2012/10/meme-11-perguntas.html

    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kézia!

    Acho meio pesado esse tipo de filme.
    Já trabalhei com crianças com câncer e não é nada legal. É muito triste!
    Então passo longe de filmes e livros que abordem essa temática... :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir