quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. Punch - Neil Gaiman e Dave Mckean

Sinopse: Em Portsmouth, cinzenta cidade do litoral da Inglaterra, um garoto passa uma temporada inesquecível na casa dos avós. Um período de amadurecimento e descobertas, reveladas por personagens insólitos: seu tio-avô Morton, marcado desde a infância por uma deficiência física; uma misteriosa mulher, que ganha a vida interpretando uma sereia, e Swatchell, um artista com um passado obscuro. À medida que as histórias desses personagens se entrelaçam e se desdobram, o garoto é forçado a confrontar segredos de família, estranhos fantoches e um pesadelo de violência e traição, em uma sombria fábula sobre o fim da infância - e da inocência - e a passagem para a vida adulta. 

“Não estou falando sobre nada fantástico aqui. Você mesmo pode tentar – encontre um fantoche, coloque-o no braço, dobre a mão, mexa os dedos. E, de algum modo, no tênue espaço entre um momento e outro, o fantoche ganha vida.”

A Comédia trágica ou trágica comédia de Mr. Punch é uma graphic novel de Neil Gaiman ilustrada por Dave Mckean sobre “um garoto que passa uma temporada inesquecível na casa dos avós.”
Não há necessidade de uma resenha completa, pois a própria sinopse da graphic novel já diz tudo. Mr. Punch é uma história muito bizarra. Se o leitor começar lendo como um livro infantil terá uma grande surpresa, pois a história é totalmente mórbida e no geral não tem sentido algum.
Somos apresentados no inicio da narrativa a um estranho fantoche chamado Mr. Punch que inicia-se cometendo seu primeiro assassinato, sem contar que já notamos um ambiente estranho e bizarro que é inapropriado até para alguns adultos, e pasmem Mr. Punch é um assassino e suas peça são apresentadas para crianças, totalmente assustador.

Toda a narrativa é muito esquisita, e vai contado a história do garoto e seu passado obscuro e mostra de certa forma como sua personalidade mudou de acordo com o que viveu na infância, alternando entre a sua idade na infância e momentos vividos com as pessoas mais estranhas que passaram pela sua vida, cheias de segredos e de mistérios. Dizem que pode-se tirar muitas reflexões do enredo, mas sinceramente não vi nada pra se tirar dali, não vejo o que se pode aprender com uns fantoches loucos e assassinos.. e pessoas pra lá de bizarras...

Sou fã de hq's, mangás e confesso que prefiro imagens mais interessantes, bem desenhadas e inteligíveis, e essas  de Mr. Puch por favor totalmente medonhas, isso do meu ponto de vista, porque como eu entendo um pouco de arte e ilustrações Mckean se superou fez uma arte muito interessante, e passou todo o terror que o enredo retrata, mas não me agradou.
Não recomendo a graphic novel, a não ser que queira alguma coisa realmente muito sombria e claro por ser de Gaiman, só isso já vale a leitura, o livro ganhou duas estrelinhas por causa da arte louca e impressionante de Mckean e claro pela narrativa poética e perfeita de Neil Gaiman, apesar da história não ter me agradado e nem as ilustrações não posso deixar de reconhecer o talento de ambos, está ali impregnado para quem quiser ver e ler.

5 comentários :

  1. Oi Kézia!
    Eu não curto ler graphic novels, o que é um pouco estranho porque adoro quadrinhos, mas gosto de Turma da Mônica e Disney...
    Achei linda a capa do livro, mas como você não curtiu a história e eu não curto graphic novels, acho que não leria.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu leria, mas não morri de amores pela história. O fato de você não ter gostado, não ajudou.

    Beijos,

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou dada a esse tipo leitura sombria, não.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Nossa que bizarro isso acho que não me interessei muito não...e tambem não sou muito fã desse tipo de coisa...meu excelentissimo comprou esses dias um desses falando sobre os borgias conhece???tem ate uma serie eu acho...mas tambem achei meio estranho enfim...Ah postei um texto novo la no blog se quiser ler e deixar seu voto agradeço: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2012/11/historias-do-povo-dieta.html
    Bjsss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kézia!
    Que pena que você não gostou! Eu nunca li nenhuma graphic novel, mas não gostei muito também, não.
    Beijos,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir