Sinopse: Evie Johnson ingressa na Wyldcliffe Abbey School. Em um ambiente hostil, ela tem como único contato Sebastian, um misterioso jovem com o qual se encontra em segredo. À medida que sua paixão pelo rapaz aumenta, Evie é enredada em uma trama sobrenatural que liga passado, presente e o seu próprio futuro.
- Quem é você? Por que você está aqui?
- Para vê-la. Tenho esperado por você, garota do mar. Penso que a estava esperando por toda minha vida.
Cada vez mais as pessoas se veem fascinação em tudo aquilo que é Imortal, é um desejo 'secreto' de muitos conseguir viver eternamente, tanto que livros com essa temática fazem sucesso constantemente, principalmente aqueles em que o casal conseguem - literalmente - transformar o "Para Sempre" em realidade. E Imortal é mais um dos livros que permeiam esse mundo. Trata-se de uma história sem grande novidades, sem enredo original, ou algo inovador, mas que traz uma escrita interessante, uma história curiosa que consegue prender o leitor do inicio a fim.
Evie Johnson tem 16 anos, órfã de mãe - pois ela morreu quando ainda era um bebê - e pai ausente - um Oficial do Exército - vive com sua avó Frankie, pela qual foi criada.
Frankie acaba ficando muito doente e tem que ser levada para uma casa de repouso, e Evie não tem com quem ficar pois o seu pai passa em missões, como eles são muito pobres Evie não tem para onde ir, mas por sorte ela consegue uma bolsa para estudar na Wyldcliffe Abbey School a melhor e mais desejada escola para moças.
Evie não quer ir, ela quer ficar com sua avó, não quer ir para um lugar onde as moças são muito diferentes dela, mas não há outra opção. Ao chegar ao local Evie acaba tendo vários transtornos, o que a deixa muito irritada, para sem saber como chegar ao internato em uma chuva assustadora, e para sua surpresa ela conhece um lindo cavaleiro sombrio, que não soube explicar da onde e como surgiu a sua frente assustando-a.
Evie consegue finalmente chegar ao internato, uma abadia no estilo gótico que pertenceu a uma nobre família do século XIX. Evie consegue sentir de início que o internato é um lugar triste e misterioso. E que as pessoas que o frequentam não irão lhe dar trégua.
Em seu primeiro dia na escola ela tem que enfrentar a hostilidade de várias alunas, ser tratada como inferior. E com o passar dos dias ela descobre que suas professoras são bem estranhas, enfrenta algumas alunas que querem fazer de tudo para que ela seja expulsa.
Mas não é apenas isso, sua colega de quarto - Helen - é muito mais esquisita e gosta de dizer que a abadia esconde muito mais do que aparenta. Mas se Evie não começasse a ver fantasmas por todo o lado, até acreditaria que Helen sofre de loucura, mas quando um misterioso diário vem parar em suas mãos, de uma garota chamada Agnes, que é assustadoramente semelhante com ela, coisas muito estranhas começam a acontecer.
E para piorar sua situação, Evie começa a se encontrar com Sebastian, um garoto misterioso que esconde muitos segredos, e não deixa que ela os descubra e a cada vez que ela o encontra, mas estranho ele se torna. O que será que Evie irá fazer quando descobrir todos os segredos que se escondem Wyldcliffe Abbey?
E para piorar sua situação, Evie começa a se encontrar com Sebastian, um garoto misterioso que esconde muitos segredos, e não deixa que ela os descubra e a cada vez que ela o encontra, mas estranho ele se torna. O que será que Evie irá fazer quando descobrir todos os segredos que se escondem Wyldcliffe Abbey?
Imortal pode parecer confuso no início, mas a medida que a leitura flui, as linhas soltas começam a se interligar, a história deslancha de uma maneira bem surpreendente, quando os mistérios, os fantasmas, feiticeiros, seitas secretas, livros misticos começam a surgir. A escrita é fácil de ser entendida, e a narrativa gótica da autora conseguiu passar o clima sombrio, triste, misterioso e saudosista que o enredo traz. Principalmente na descrição detalhada do cenário.
A temática central é boa, mistura a imortalidade com os elementos e chama muito a atenção, dando um certo diferencial a narrativa, teve alguns momentos que não pude deixar de associa-lo ao livro Belezas Perigosas, pois alguns aspectos do livro é muito semelhante.
Mas o que pode decepcionar alguns leitores são os personagens em geral; Evie é uma protagonista dúbia, ora gostamos dela, ora a odiamos, pois tem momentos que consegue passar o que está sentido, ora não se sabe o que realmente se passa com ela. Assim como Sebastian, a autora quis deixar o rapaz envolto em tanto mistério que a profundidade da personalidade dele foi completamente esquecida e de certa forma ele não consegue conquistar o leitor, mas o que mais incomoda é que parece que o amor que ele sentia por Evie não era verdadeiro, apenas o reflexo de seu primeiro amor.
Apesar de muitas falhas, o livro consegue prender o leitor para saber o segredo que as terras onde a escola fica escondem, o no final do livro é uma reviravolta que consegue cortar o fôlego do leitor e fazer com que mesmo que não tenha gostado do livro, a leitura seja continuada.
Outro detalhe interessante é que paralelamente, a história de Agnes é narrada em forma de diário, entre um capítulo e outro. E aos poucos alguns mistérios que a escola esconde vão sendo resolvidos
Imortal não surpreende, mas provoca reações no leitor. É um livro pra ser apreciado num fim de tarde, ou em um dia chuvoso, principalmente para quem curte um romance com elementos fantásticos.
Oi, Kézia!
ResponderExcluirPreciso confessar que ainda não conhecia o livro. Não me lembro de tê-lo visto em algum lugar, ou pelo menos ele não havia chamado a minha atenção antes.
Entendi o que você quis dizer na resenha. O enredo não é original, mas prende a atenção. Mesmo assim, não sei se leria... Talvez...
Uhm... Não gostei muito da capa, não... =(
Beijos,
Inara - LER|DORMIR|COMER...
Oi flor,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro mas achei ele bem interessante por se tratar de um romance sobrenatural sabe que adoro livro sdesse estilo ne? Enfim apesar de os personagens pelo que eu entendi não serem lá essas coisas a história me chamou a tenção e vou anotar para pesquisar mais. Adorei a dica.
Bjsss
Raquel machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/
Ei Kézia,
ResponderExcluirPelo que ando lendo sobre o tema em geral, os livros tem me decepcionado. A maioria descamba para a religião, ou para auto-ajuda e eles se perdem no enredo.
De todos o que gostei mais foi Amada imortal, o enredo de Ladrão de almas é bom, mas eu odiei os personagens e então acabei achando só "bom".
Este por enquanto não animo, quem sabe um dia rs.
bjs