segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Starters - Lissa Price

Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

O que aconteceu com as pessoas querendo envelhecer? Ou com os livros em que a juventude não é tão supervalorizada? Ler um livro onde a protagonista é uma adolescente, é interessante e bom. Mas ler um livro onde pessoas velhas querem voltar a ser adolescentes? Fala sério!!! Qual é a graça e ser uma pirralha adolescente, que não sabe nada, é insuportável e irritante?
É isso aí, parece que hoje em dia a adolescência é supervalorizada, e isso é meio ridículo. Porque não criar uma história onde os protagonistas são jovens, entre vinte um a vinte seis, ou até mesmo trinta anos, já que na nossa sociedade atual, essa é uma idade aonde ainda se está descobrindo muita coisa e a palavra velho está longe de existir?
Sinceramente não sei explicar tudo isso, mas é disso que se trata Starters, uma narrativa distópica que se passa a muitos anos a frente e tem como tema central pessoas centenárias que querem ser jovens para sempre. E que para isso são capaz de qualquer coisa.

Após uma grande guerra biológica, mais conhecida como a Guerra dos Esporos, praticamente todas as pessoas de 20 e 60 anos foram dizimadas. Callie, 16 anos é uma das sobreviventes junto com seu irmão mais novo Tyler. Ela precisa sozinha sobreviver nas ruas e cuidar do irmão, ao qual teme pela sua vida, já que ele é frágil e doente.
Nesse novo mundo pós-guerra, os jovens não tem vez. Com o avanço e a ajuda de tecnologias, os sobreviventes acima de 60 anos - conhecidos como Enders - são capazes de viverem séculos e possuem uma facilidade financeira invejável.
Os adolescentes - conhecidos como Starters - não podem trabalhar, assim os que não tem familia vivem nas ruas e favelas, fazendo o possível para sobreviver, mas não podem ser pegos, pois são presos e escravizados até completarem a maioridade.
Mas Callie está desesperada, precisando de comida e um abrigo confortável, e mais ela precisa cuidar de Tyler e de seu amigo Michael, assim ela descobre uma organização chamada Prime Destinations, onde eles oferecem muito dinheiro para que jovens adolescentes possam alugar seus corpos aos Enders que querem voltar a curtir a juventude.
Callie exita em sua escolhas, mas acaba sendo obrigada a aceitar, pois seu irmão e amigo precisam de ajuda. Na Prime Callie é transformada completamente, vira uma jovem linda e perfeita e seu corpo é alugado a uma senhora chamada Helena, mas acontece um problema com o dispositivo que une as duas e Callie acorda em seu corpo em um lugar bem diferente e sendo cortejada por um lindo e charmoso rapaz chamado Blake, e assim a confusão da sua vida começa.
Ela deseja voltar para a Prime, mas de alguma forma Callie consegue ouvir Helena dizendo-lhe que será muito perigoso se ela voltar a Prime, e pior Callie descobre que Helena planeja matar uma pessoa importante, assim ela começa uma busca alucinada em que será o alvo, mas acaba descobrindo coisas que podem mudar a sua vida para sempre.

Apesar de toda a critica em relação a querer envelhecer, Starters é um livro interessante, com uma capa que chama muito a atenção. E apesar de muitas falhas que o livro tem, possui um enredo envolvente, uma escrita simples e objetiva, porém recheada de mistérios, intrigas e ação que tornam a leitura agradável até.
A autora criou um cenário recheado de tecnologias avançadas, tecnologias interessantes, que nos fazem imaginar que logo logo teremos em nossas casas também, já que a cada dia que passa os avanços se tornam cada vez mais espantosos. E ela soube explicar de maneira objetiva cada mudanças acontecidas nesse novo mundo cheio de segredos.
Alguns personagens são cativantes, principalmente os mais velhos, em seus próprios corpos e outros nem tanto, foram criados apenas para figurar, mas quem sabe no próximo livro possam ser mais explorados, já que a profundidade de cada um em geral deixou a desejar.
Mas o mais instigante de tudo isso é que Starters é um conto de fadas. É uma comparação diferente pra esse livro, mas essa é a verdade, Starters apesar de todas as conspirações, segredos e luta pela sobrevivência em um mundo cheio de tecnologias, é um conto de fadas.
Callie a garota frágil e dedicada que tenta proteger o irmão e vive nas ruas, sem ter o que comer e vestir, se torna de uma hora para outra a Cinderela do futuro, ganha uma nova aparência, linda, de tirar o fôlego, mudada da cabeças aos pés, e quando acorda ela passa a viver a vida de Helena, que é praticamente milionária, possui um belo guarda roupa, carros, muito dinheiro. Assim, apesar de todo o perigo a sua volta Callie vive um conto de fadas, com direito a príncipe encantado, nosso protagonista misterioso e belo chamado Blake.
No decorrer da leitura, a narrativa nos prende, nos faz avançar páginas, nos mantendo curiosos a cada acontecimento e nos deixa perplexos em algumas situações. Mas infelizmente, para mim, a autora estragou o livro em um detalhe, em um detalhe apenas, que em vez de me deixar perplexa, me deixou completamente frustrada, odiando mesmo o rumo que ela tomou, a premissa pra mim estragou a história.
Apesar disso muitas pessoas vão gostar desse mistério que mencionei, e vão ficar intrigados e curiosos para o próximo livro. Enfim no geral é um bom livro e com uma boa história, sem grande profundidade é claro, e que merece uma chance e ser lido.

15 comentários :

  1. Oi flor,
    Então que isso menina ahahaha tanto revolta nesse coraçãozinho..ihihi...pensando por esse ponto de vista tambem não entendo porque disso sabe...eu não trocaria minha cabeça de hoje pela que eu tinha aos 15 anos ehehe...mas enfim sobre o livro pretendo le-lo e resenha-lo logo tambem ihihi
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ver sua opinião sobre o livro Kezia. Não sei se vou ler esse livro já tenho uma lista de leitura gigante.Alem disso livros distópicos tem muitos, a história tem que ser muito atraente e ter algum diferencial para me convencer.

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas crítica falando que existe uma grane quantidade de referências a Jogos Vorazes. Espero que a autora tenha conseguido criar sua própria trama sem querer pegar carona em JV.

    Esse livro está na minha estante só esperando que eu me anime, mas até agora não me empolguei.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. dizem que esse livro é incrível, mas nunca pude o ler ):

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler este livro,
    e saber que ele tem 'certas' coisas como jogos Vorazes so me deixa ainda mais ansiosa, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua opinião sobre esse livro e fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Bessus

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler distopias e tô adorando! Louca pra ler esse daí, deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Vou seguir a recomendação...

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa sobre o livro, não tinha ouvido dele ainda. A história me faz ficar um pouco com raiva, mas espero que se eu comprar o livro, não me sinta assim na leitura, porque a sua resenha me deixou com vontade de ver o livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Esse blog me tirou o folego.
    Realmente amo muito os livros
    E esse é um blog onde eu realmente me perco.
    e eu tb "Eu quero quero conhecer os diversos mundos Fantásticos".

    ResponderExcluir
  11. Esse livro eu não tinha dado muita importância mas pelas diversas resenhas que li e continuo lendo ele parece ser ótimooooo.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me interessei bastante depois de ler sua resenha. A história parece ser bem envolvente e com certeza darei uma chance ao livro *.*

    ResponderExcluir
  13. Ouvi tanta crítica/resenha positiva desse livro que a curiosidade só aumenta. Sua resenha só fortaleceu minha expectativa para lê-lo.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir