segunda-feira, 9 de abril de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Sinopse: Ninguém sabe porque o toque de Juliette é letal, mas O Restabelecimento tem planos para ela. Planos para usá-la como arma. No entanto, Juliette tem seus próprios planos. Após uma vida inteira sem liberdade, ela descobriu uma força para lutar contra todos pela primeira vez - e para obter um futuro com o garoto que ela pensou que fosse perder para sempre.

"Sempre me pergunto sobre as gotas de chuva. Gostaria de saber como estão sempre caindo, tropeçando nos próprios pés, quebrando as pernas e esquecendo-se de seus paraquedas, conforme tombam direto do céu rumo a um fim incerto. É como uma pessoa que está esvaziando os bolsos sobre a terra e parece não se importar com o destino do conteúdo que cai, que parece não se importar com o fato de que as gotas de chuva estouram quanto atingem o solo, de que elas se estilhaçam quando chegam ao chão, de que as pessoas amaldiçoam os dias em que as gotas ousam tocar sua porta. Sou uma gota de chuva. Meus pais esvaziaram seus bolsos de mim e deixaram me evaporar sobre uma laje de concreto. "(fragmento)

Não saber o que esperar de um livro é algo realmente muito tenso tenso tenso, pois por mais popular que ele possa se tornar, ele tem a grande chance de não cativar o leitor, o que torna Estilhaça-me um livro entre duas fases, a primeira que começa sua narrativa de uma maneira confusa e sem sentido, que pode não agradar o leitor e a segunda quando algumas questões vão sendo esclarecidas e assim passamos a entender melhor a história, então o leitor não deve desistir no inicio, pois acabará descobrindo uma história muito interessante.
Estilhaça-me da autora estreante Tahereh Mafi é de certa forma um livro "diferente", ousado até, com um modo de escrever bem original, que no começo confesso, não gostei, mas depois de algumas páginas lidas, passei a gostar gostar gostar.

Juliette é uma garota de dezessete anos, quem tem um dom maldição e está confinada em um hospício há 264 dias, sem que possa tocar ou ser tocada por alguém. Sua alimentação e higiene são precárias, mas no local em que ela se encontra ninguém se importa, nem ela mesma, até que é avisada que terá um companheiro de cela.
Ao ver um garoto em sua cela, ela surta, fica apavorada e tem certeza que eles fizeram aquilo para terminar de enlouquecê-la, pois eles sabem do que ela é capaz. Mas quando o observa, tem a sensação de conhecê-lo, pois ele tem olhos profundamente azuis azuis azuis, ela pode se perder neles se não ficar atenta. Então não se aproxima dele, nem responde as suas perguntas, pois ela acredita que ele está ali para matá-la, agora tem certeza que não o conhece, como poderia conhecê-lo?
Mas o garoto consegue conquistar a sua confiança, e ela descobre que seu nome é Adam, e ela recorda nitidamente em sua mente como se fosse ontem. Adam Adam Adam, eles estudaram juntos, o que ele poderia estar fazendo ali?
Algumas semanas depois o hospício é atacado por policiais, e que eles a querem. Assim ela passa a conhecer Warner o cabeça da operação, ele é um lindo homem poderoso e sem escrúpulos que deseja obter o poder de Juliette. Eles querem que ela trabalhe para O Restabelecimento, pois eles acreditam que ela pode ser uma arma poderosa contra os rebeldes.
Tiram Juliette do hospicio e a levam para um prédio do governo local, cheio de luxo e comida. Mas o que a deixa triste demais é saber que Adam a traiu, que Adam estava ali apenas para testá-la, porque Adam é um soldado do Restabelecimento.
Warner fará de tudo para que Juliette o aceite, que fique com ele, que o ajude, lhe dará comida, roupas finas, e o que mais ela desejar, mas ele não entende que Juliette quer apenas poder viver em paz, que não odeia ninguém. E em meio a tudo isso ela descobre que ama Adam de uma intensidade surpreendente, que Adam a ama de volta da mesma maneira. Como os dois irão conseguir escapar da prisão em que estão confinados?

Em Estilhaça-me é explicado que o planeta está em decadência graças aos séculos de abusos cometidos pelo homem e sua ganância, os solos se tornaram inférteis, não se veem mais animais pelos campos, e restaram apenas troncos secos e tristes das árvores. Não há comida nem água para todos, muitos morrem, a desordem se instala e um grupo, o Restabelecimento, surge com a promessa de ter meios de fazer com que o mundo volte a ser o que era antes.
Assim começa Tahereh Mafi fazendo uma crítica aberta à ganância humana que destrói o meio ambiente, mostrando através de uma história distópica, o que pode acontecer em um futuro bem próximo se ninguém se alertar e começar a cuidar do planeta terra.
A narrativa feita em primeira pessoa através de Juliette pode parecer confusa no começo, mas depois vai se alinhando e mostrando a construção dos personagens de maneira satisfatória.
Adam não traz nada de extraordinário, é simples, decidido, faz o que pode para salvar que ama, o mocinho que todo leitor vai gostar, com certeza.
Mas quem chama a atenção mesmo é Warner, um ditador que possui sentimentos ambíguos e um jeito de psicopata. A relação possessiva que vai do desejo ao ódio que ele mantém por Juliette é muito bem trabalhada, e sua personalidade forte conquista mais que o mocinho.
Quanto a Juliette, tudo nela é diferente, até mesmo o seu modo de sentir, e isso é mostrado em sua narrativa poética em tudo o que ela ver e sente.
Estilhaça-me é uma boa história, que fica muito intensa mais pro final e com revelações muito boas, mas a autora pecou demais no "cópia" X-Men, porque infelizmente Juliette lembra demais a Vampira/Rougue, talvez não fosse para aparecer assim, mas ela não soube diferenciar nessa parte, e isso fica muito claro no final, não conseguia mesmo parar de pensar nos X-men's, mas não é nada que estrague a história. Afora isso o enredo é deveras interessante, tanto que estou ansiosa para ler o segundo livro. O final traz grandes promessas sobre o que se esperar de sua seqüência, espero que a autora consiga nos surpreender."
 

5 comentários :

  1. Menina, antes de ler o final da sua resenha eu já estava pensando "Mas isso parece demais com a Vampira do X-men" hahahahaha

    Parece ser interessante e deu vontade de ler por curiosidade, mas não agora, tipo amanhã, mas se eu passar por ela na biblioteca, eu pego.

    E essas repetições significam alguma coisa??? :p

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. oi Kézia,
    adorei sua resenha, estou doida para ler esse livro, é do tipo que realmente gosto.
    Em breve comprarei o meu. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kézia,

    Vou ler em breve, estou curiosa apesar de ter estranhado os "dons" da protagonista... tbm só lembro da vampira do x-men rsrs.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi! Por acaso passei na livraria ontem e comprei Estilhaça-me. Sua resenha acabou aumentando minha vontade de ler.
    Você deveria ler Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare...

    meugrandeamigolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Gostei bastante da historia tambem mas me irritou a escrita da autora o jeito de repetir as palavras não colou comigo...a comparação com os X-men tambem e muita porque sou meio fã do filme então fiquei pensando nisso a quase toda hora tambem...rsrs
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir