segunda-feira, 18 de abril de 2011

Percy Jackson e os Olimpianos - O Mar de Monstros - Rick Riordan

Sinopse: Segundo volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de Ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.
É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.
Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

"Nesta vibrante e diverta continuação da série, Percy e seus amigos se aventuram no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. E com isso irão aprender sobre a vida, familia e amizade, muito mais do que poderiam imaginar

Percy sonha com Grover, ele está sendo perseguido por um monstro e pedindo socorro, mas ele acha que é um impressão por estar preocupado com seu amigo. O ano foi surpreendentemente calmo, sem monstros querendo destruí-lo, e ele fez um amigo Tyson, mas a felicidade dura pouco, mas no último dia de aula em um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais.
E para surpresa de Percy, sua amiga Annabeth aparece para ajudá-lo e trazer-lhe uma terrível notícia, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, o veneno foi espalhado na árvore de Thalia, a filha de zeus, descobre também que Quíron foi demitido e não pode fazer nada para ajudá-los além de provar que é inocente, e não teve nada a ver com o envenenamento da árvore, e quem fica no seu lugar é Tântalo.
Para que o acampamento seja salvo eles precisaram encontrar o Velocino de Ouro que está com Polifermo, o Ciclope, e para piorar Grover está preso com Polifermo e precisa que Percy vá salvá-lo,  mas a missão de enontrar o Velocino de Ouro é confiada a Clarisse, filha de Ares, o deus da Guerra.
Com a ajuda de Hermes, pai do traidor Luke, Percy, Annabeth e Tyson, desobedecem as ordens de deixar o acampamento e partem em direção ao Mar de Monstros, que é o único lugar que os levará até o Velocino de Ouro.

Nessa nova aventura de Percy, muitos fatos são revelados, novos personagens são inseridos de forma surpreendentemente terrivel e algumas vezes de forma leve e gentil, a  louca adrenalina continua empregnada no enredos e os valores mais nobres continuam dominando, e para melhorar adentramos em uma divertida e emocinante aula de história da milologia.
O interessante  de ler uma história de fantasia é quando algumas dessas histórias, nos transportam para a nossa própria realidade, podemos ler O Mar de Monstros de uma forma superficial, e encontrar apenas aventuras incríveis, recheadas de magia e ação, em um mundo povoado por deuses. Mas o Mar de Monstros segue a mesma linha do primeiro volume O Ladrão de Raios, Riordan mergulha num universo inteiramente humano para retratar as aventuras de um semi-deus.
Primeiro ao mostrar Tyson, o que poderia ser realmente uma aberração, ele inova ao criar um personagem tão humano e cheio de bondade em alguém que por natureza deveria ser mal. Uma inocência eminente e uma vontade incrivel de agradar e proteger aqueles a quem ama, nesse caso Percy e os demais amigos, também é mostrado através de Tyson uma forma simples de ver o mundo, de encontrar uma beleza incrível onde muitos veem apenas coisas comuns.
Percy continua na sua luta por aceitação, não de forma tão intensa quanto a do primeiro livro, mas agora de forma mais adulta, sem colocar seu pai em primeiro lugar, mas seus amigos, o mundo, as pessoas. Ele precisa salvar Grover, ajudar a provar a inocência de Quíron, e a proteger o acampamento meio-sangue, por mais que quem o frequenta não gostem muito dele, mas nem por isso deixa-os sem ajuda. Ele também precisa lidar com o fato de Tyson ser parte da familia, aceitar que existem seres diferentes, e nunca julgar uma atitude de um baseado na ação de outro por mais que sejam semelhantes, vai aprender que a maioria dos filhos de deuses querem mostrar seu valor aos seus paos, nem que por isso tenha que causar a inimizade de alguns, realidade essa transposta para muitas familias em que os filhos fazem qualquer coisa para ter a atenção dos pais.
Enfim o Mar de Monstros ainda continua sendo um livro que não pode ser lido apenas como uma fantasia, mas com uma análise baseada na vida real."

5 comentários :

  1. Eu adoro essa série muito legal mesmo!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei Kézia,

    É verdade, Percy Jackson é muito mais que um juvenil tem várias lições incluídas na série. Eu sou fã demais de Percy, adoro.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha tenho que ler esse livro ainda mas são tantos livros e ai lançam novos livros fico perida.
    Estou vendo que vc lançou um livro amei a sinopse doida para ler parabéns vou até participar da promoção e rzar pra ganhar bjs t+

    ResponderExcluir
  4. ei Kézia. ^^

    ainda não li nada de Percy Jackson, ¬¬
    Vou comprar todos os livro e pretendo ler ainda esse ano.
    Gostei da escrita de Rick em A Pirâmide Vermelha. =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kézia! Adorei a resenha! Preciso dar jeito de continuar lendo a série... só li o primeiro livro até agora. Bjss, bom feriadão!!

    ResponderExcluir