Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Olhe, eu não queria ser um meio-sangue. Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.
Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável. Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu.
Mas, se você se reconhecer nestas páginas — se sentir alguma coisa emocionante lá dentro —, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso, e venham atrás de você. Não diga que eu não avisei. (fragmento)
"Percy Jackson & Os Olimpianos é uma série de seis livros juvenis de aventura de Rick Riordan, baseada na mitologia grega. Onde os deuses ainda estão muito vivos e ainda saem por aí dando uns pegas com os mortais e tendo filhos semideuses.
Percy Jackson é um garoto problemático de 12 anos que nunca conheceu o pai e vive com a mãe e o insuportável e detestável padrasto Gabe em Nova York. Em seis anos ele já frequentou seis escolas, sendo expulso de todas elas por sempre causar vários problenas. O garoto acredita que não pode ser melhor que os outros, pois seus problemas de dislexia e de transtorno do déficit de atenção não o permitem. Mas, o único professor que ela gosta na sua atual escola – a Academia Yancy -, o Sr Brunner, professor de latim, acredita realmente que Percy é tão bom quanto os outros alunos.
Apesar de estar acostumado a muitas coisas estranhas que lhe acontece, quando, em uma excursão para o Metropolitan Museum of Art, ele descobre inesperadamente que a senhora Dodds, professora de álgebra, é um monstro com asas de couro preto. Percy começa a desconfiar de que não é um menino normal.
Uma noite, ele escuta seu melhor amigo, Grover, conversando com Sr Brunner, seu professor, afirmando que Percy estava em perigo e as Benevolentes estavam a sua procura. Quando Percy deixa a escola, foge de Grover um tanto assustado por ter visto coisas que jamais acreditou existir. Ele vai para a casa, junto com sua mãe, e ambos decidem passar as férias na praia, quando Grover aparece, só que Grover não é humanos, ele é um sátiro, sua mãe lhe manda para o Acampamento Meio-Sangue, pois fica sabendo que ele corre perigo, um acampamento onde as pessoas que o frequenta são filhos de deuses.
O garoto embarca em um aventura alucinante, enfrenta um Minotauro que captura sua mãe, descobre qual deus do Olimpo é o seu pai, faz amizade com Annabeth, filha de Atena, e Luke, filho de Hermes, além de todas essa adrenalida, ele é acusado de roubar o Raio Mestre de Zeus e tem 10 dias para levá-lo de volta ao Monte Olimpo. Percy parte em uma missão com seus amigos Annabeth Chase e Grover Underwood, na qual ele é perseguido por diversos monstros, visitado por Ares e vai até o Mundo Inferior para propor uma troca com o próprio Hades.
Por mais que digam que essa série é muito parecida com Harry Potter eu simplesmente não consigo comparar, talvez pelo fato de ter sido escrito para crianças e jovens, essa na minha opinião é a única semelhança, mas o decorrer de toda a aventura não tem em nada semelhança com os livros da J.K Rowlling.
Bem, o que mais fascina o público nesta obra, é a forma como o escritor coloca ancestrais mitos gregos aliados aos enredos que compõem as narrativas de aventuras transportadas para o nosso século.Recheados de aventuras alucinantes, e muita adrelina.
Além do fato de termos um protagonista, que de alguma forma quer um lugar ao sol, quer provar que é bom em algo, e não apenas um transtorno para os pais, amigos, ou até mesmo o mundo. Principalmente por sempre ter sofrido com o DA e a dislexia. Ele retrata o lado humano em que muitas pessoas querem mostrar o seu verdadeiro valor.
Annabethé de certa forma gentil, mas ao mesmo tempo forte, inteligente e centrada, porém sofre com a distância do pai e o discaso da mãe Atena. Ela retrata o sofrimento que muitas crianças, até mesmo jovens e adultos, vivenciam pela ausência dos pais, e por não mostrar que eles lhe são importantes.
Além de ter um envolvimento muito humano com o que se passa na realidade atual, o romance mostra um enriquecimento cultural ao tratar sobre Mitologia Grega. Temas como dificuldade de aprendizado, valores como a amizade e a lealdade também são muito bem explorados pelo autor.
Enfim O Ladrão de Raios não é apenas para ser lido como um livro de fantasia, é um livro que revela várias lições escondidas nas entrelinhas."
O Filme
Elenco: Rosario Dawson, Uma Thurman, Pierce Brosnan, Sean Bean, Steve Coogan, Kevin McKidd, Catherine Keener, Logan Lerman, Melina Kanakaredes, Brandon T. Jackson.
Direção: Chris Columbus
Opinião: Quando assistimos a um filme de obra adaptada antes de ler o livro, nem sempre é decepcionante, pois apesar de ter algumas modificações, a essência da obra é mantida. Mas assistir ao Ladrão de Raios primeiro do que ter lido o livro, foi simplesmente um horror, primeiro simplesmente odiei o filme, mas depois que li o livro, a coisa piorou, porque simplesmente eles mudaram toda a história, não foi assim, tipo colocaram algo aqui e ali, não, nada disso, eles modificaram toda a história. Como a introduçao de Pérsephone (que nem aparece no livro), e as tais pérolas que Percy tem que encontrar para pode entra no Mundo Inferior, sem deixar de mencionar muito ( e muitos mesmo) outros detalhes.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios até que é um um bom filme, com efeitos especiais bem trabalhados, otima trilha sonora e uma história contagiante para aqueles apaixonados por história e mitologia. Mas isso (afirmo novamente), só para quem não leu o livro.
Sou suspeita adorei a série!!!
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
E adorei O Ladrão de Raios, mas ainda não consegui ler o resto da série. rsrs
ResponderExcluirÓtima resenha
Bjs
PERCY! *_______*
ResponderExcluirEu simplesmente amei essa série e confesso que sou fã, não tanto quanto de HP, cuja história eu vivenciei desde muleque, mas eu me apaixonei por tudo e sou fã de Percy jackson e suas histórias!
Eu amei o livro, é uma leitura contagiante, que faz você ficar sério, sentir medo, tensão, desespero, dar altas risadas e ainda, em alguns momentos, dizer "Ooowwnn..". É muito, muito bom PJ! Minha personagem favorita é Annabeth, eu casaria com ela fácil! HUAHAUHA
Qto ao filme, prefiro NEM comentar. Sou chato com adaptações, comparo o tempo todo. Realmente, como filme, não é ruim, mas como adaptação do livro, é uma das piores, eles mudaram MUITO as coisas, sem necessidade. E Perséfone estar no Mundo Inferior naquele momento é quase que contra toda a mitologia, ela não pode estar lá no solstício. Mas tudo bem, o filme é animado.
Bjoo
Percy jackson é diferente de HP mas sabe como é o povo adora comparar eu gostei de percy jackson na verdade estou enrolado para ler o segundo livro.
ResponderExcluirsão tantos livros para ler mas achei ruim que o filme estragou completamente com a história
Oie Kezia, eu sou suspeita de falar desse livro pq sou fã de Percy. Alguns livros dão uma esfriada, mas Riordan consegue voltar a linha e o último livro é o máximo.
ResponderExcluirAdorei tudo, até mesmo os que forma meio morninhos, kkkkkk.
Xero.
Todo mundo recomenda demais essa série, rs... mas, sei lá, ainda não me empolguei pra ler! Um dia... ;)
ResponderExcluirBjs!
E eu não acredito que até hoje eu não comecei a ler essa série! Todo mundo ama!!
ResponderExcluirIsso de falar que parece com Harry Potter é bem relativo! É igual quando falaram sobre Cidade dos Ossos! Mas eu acho que é porque todos estão muito marcados com Harry Potter, então qualquer coisa remotamente parecida vai gerar comparações!
Nada que isso não mude com o decorrer da história, creio eu!
bjuss
A serie parece ser muito boa , mais estou louca para ler o livro ... não sabia que falava sobre mitologia grega misturada com o sec XXI ....
ResponderExcluirSabendo disso , agora estou muita mais interessada^^
Meu filho de 20 anos comprou a serie, como já tinha visto o filme deixei a 1º Ed, por último. Terminei essa semana de ler o Ladrão de Raios, e quase não acreditei no k vi e o k li! Pois tive k ver o filme novamente para entender o k aconteceu quando Percy fura o pé do deus! Infelizmente continuo sem entender, pois as duas obras é muito diferentes, è muito triste ver um livro ser deturpado de tal maneira, como se fosse uma fofoca mal contada! Não foi como ler o jardineiro fiel e ver o filme retratado com tamanha fidelidade, ou o Sr e Sra. Smyt entre outros, espero o próximo filme com menos expectativa, como já li toda a série se o filme for como o Ladrão de Raios, o Mar de Monstros não será diferente. Mesmo assim quero assistir! E espero a 6º Ed do LIVRO, pois não a encontrei para veder ainda. Nota 10 p/ o livro o filme sem comenterios.
ResponderExcluir