sexta-feira, 9 de julho de 2010

Querido John - Nicholas Sparks

Sinopse: Nicholas Sparks, autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor.
“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

"O motivo de Nicholas Sparks ser um dos meus escritores favoritos, é a maneira como ele consegue passar o amor através de seus livros, e não importa se o livro não tenha um final feliz tão desejado, mesmo assim ele consegue arrancar lágrimas de seus leitores. 
E Querido John é mais uma obra-prima de Nicholas Sparks, que se tornou mais um grande sucesso cinematográfico estrelado por Channing Tatum e Amanda Seyfried.

O jovem indomado John Tyree ingressa nas Forças Armadas depois de chegar a uma conclusão que a vida dele não tinha sentido e objetivo, além de ter uma longa e difícil convivência com o taciturno pai. Aliviado por sair de casa, ele vê o mundo diferente se descortinar diante de si, com milhares de novas perspectivas.
Ao ter sua primeira licença em visita ao pai, em Wilmington, ele conhece Savannah Lynn Curtis, depois de um incidente com sua bolsa, a qual ele resgata, como forma de gratidão é convidado por Savannah a se juntar ao seu grupo de amigos, em um churrasco. Um vínculo instantâneo se estabelece entre ambos e eles não conseguem mais ficar distantes um do outro.
Apesar do amor e de acreditar ter encontrado a mulher de sua vida, John  tem que retornar para o Exército, após duas semanas de intenso relacionamento afetivo. Savannah promete esperar sua volta, depois do término das obrigações com as Forças Armadas. Na sua segunda licença ele conhece os pais dela e o amor que sente por ela torna-se mais forte e ele tem certeza que deseja passar o resto de sua vida com ela.
Mas algo inesperado acontece, o fatídico 11 de setembro, quando os Estados Unidos sofrem um inesquecível atentado terrorista, e John tem que tomar um decisão, continuar no Exército e lutar pelo seu país ou escolher viver ao lado da mulher que ama, e essa decisão vai mudar para sempre a vida dos dois amantes

O livro não teve o final que eu desejava, mas nem por isso deixei de adorá-lo, não deixa de mostrar que ao contrário das histórias de amor tradicionais, John e Savannah não são exatamente o que chamamos de almas gêmeas, mas os dois juntos conseguem conquistar. 
O livro é tenso e leve ao mesmo tempo (impossivel não?), a relação de John com o pai, no desenrolar do enredo você se apaixona pelos dois, a carta fatídica de Savannah, os momentos de John na guerra, seus ciúmes, suas incertezas, sua vida.
É uma história dificil, as vezes você quer odiar Savannah por causa da carta, ela podia ter esperado por ele, mas se fica a pergunta, e as incertezas da vida a dois, e se ele conhecer outra pessoa? E se ela conhecer? Como seria a vida dos dois juntos, já que eles tiveram apenas poucos dias juntos, será que o amor resistiria a monotonia do cotidiano? São muitas questões que se coloca em pauta.
Sempre ouvi dizer que nós nunca ficamos com nosso primeiro e verdadeiro amor, pode ser verdade e pode não ser, existem várias pessoas que podem comprovar tanto a teoria do não, e a teoria do sim.
Mas Nicholas escreveu um romance onde a realidade predomina, onde você pode perguntar a muitas pessoas sobre seu primeiro amor e dirão que foi algo bom e inesquecível que ficou gravado para sempre no coração.
Esse livro mostra a verdade do amor, o amor sem exigências, deprentensioso, onde o que importa é a felicidade de quem se ama, e isso é visto através de uma atitude bela de John.
Pra mim não existe nenhum ponto negativo nesse livro, ele é lindo e triste, mas é uma história que se fosse baseada em fatos reais, teremos muitas belas histórias para ler e ouvir."

13 comentários :

  1. tenho medo de ler esse livro... não sei... quero e não quero... sei tudo q acontece...
    Acho que vou com o mais recente lançamento, A última música, conhecer um pouco de Nicholas. Pois, ainda não li nada dele!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu já estava ansiosa para ler o livro e ver o filme, com o que vc escreveu fiquei com mais vontade ainda. Muito bom! Parabéns! :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kézia!!

    Amiga, vou passar bem longe desse livro! rsrsrs Não ando em tempos de ler livros tristes! Quero livros com final feliz!!!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tem uma história tão linda... Comprei o livro, e ainda não li... No momento estou lendo "A ultima música", do mesmo autor, aos pouco... é meu grande companheiro de viagem...
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi que você não gostou muito do fim. No início eu também me decepcionei, mas depois percebi que foi melhor do que o do filme, pelo menos na minha opinião.

    Não sei porque Sparks teima em deixar as pessoas não muito felizes com o fim dos seus livros.

    Adorei sua resenha!!!!!
    Bjoka.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kézia!
    SÓ leio resenhas positivas do livro. Mas, para mim,Sparks é muito deprê. Algum livro dele tem final feliz? Não me lembro de nenhum.
    Não ando no clima para chororo, quem sabe na minha próxima fase de leitura.
    Ótima resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã é louca para lê-lo.. se ela comprar o livro, leio também.. hehe
    O filme me chamou bastante atenção, principalmente por causa da atriz, por que gostomuito dela..

    bjoo

    ResponderExcluir
  8. Ei Kézia,

    Já li tantas resenhas sobre este livro, e todo mundo acho que amou o livro mas a parte triste e o final triste me incomoda tantooo rsrs

    Um dia eu leio mas acho q não vai ser agora não hehe

    bjoo

    ResponderExcluir
  9. O ponto negativo é que eu passei muito mal pra ler. Sério, passei mal literalmente. John me lembra muito uma pessoa que eu conheci que nunca consegui esquecer. Eu leio no ônibus, e nos dias em que estava com ele, não conseguia comer nada de manhã, de tanta dor no estômago. Aí parava de ler e a dor passava. Foi horrível, sério. Mas a história é bonita mesmo, apesar de ser tão triste.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Amei, amei, amei! Tanto o livro quanto o filme! :)

    Ótima resenha...

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  11. Querido John é um livro lindo! Eu adorei! Pena que não vi o filme ainda.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. O Filme é bem Genérico e Superficial. Nao segue a risca a história bonita do livro, nem os personagens em seus "devidos lugares". É bonitinho, o visual é sempre legal tb.. mas é livro é incomparável! É Bom demais! E Apesar do final não ser, exatamente feliz (com o felizes para sempre), é o final que tinha que ter! É mais real, foi ideal! SUPER recomendo o livro, é uma linda lição de vida e de amor.

    ResponderExcluir
  13. Eu não comprei o livro mas estou lendo pela internet e estou amando! recomendo pra quem gosta de historias emocionantes!

    ResponderExcluir