quinta-feira, 15 de julho de 2010

Amor Vampiro

Sinopse: Amor! Por ele o homem foi levado a realização de grandes feitos. Mas, também sob sua influência, cometeu grandes atrocidades! O que aconteceria se tal sentimento dominasse um ser maléfico que perambula pelas sombras buscando saciar seu desejo? Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, ícones da literatura fantástica nacional, se reuniram para responder a questão e desvendar o AMOR VAMPIRO! 

"A obra, uma coletânea composta por 10 contos de 7 diferentes autores da nova safra da literatura nacional, explora a fundo a temática da Literatura Fantástica e de Terror.
O livro abre com Adriano Siqueira, desenhista gráfico que curte histórias em quadrinhos, filmes e tudo relacionado a vampiros. Seus três contos curtos - O outro lado do Espelho, O dia dos Vampiros e A Grande Chance- são pouco desenvolvidos e cheios de pontos de exclamação, mas são contos fáceis de serem lidos, sem grandes expectativas.
O conto seguinte, "A Canção de Maria", de André Vianco, o mais famoso autor brasileiro do gênero. Seu conto, devo de dizer que achei muito original, é ambientado na cidade de Nazaré na época de Jesus Cristo. Narra a história de um lenhador que acolhe uma mãe solteira. Ela morre em sua casa, deixando-o com a criança. A mulher volta da tumba para vampirizar a filha, e o pobre lenhador vai ter que arrumar um jeito de destruir com a vampira.
Na seqüência, a autora Martha Argel, bióloga e escritora de literatura fantástica, narra uma história ambientada na antiga Florença, "A Flor do Mal", narrada por uma poderosa vampira perseguida por um jovem que pretende vingar a morte do irmão. Vencido, ele é subjugado num jogo de sedução, perda da inocência, prazeres proibidos e sentimentos de separação e dor.
J. Modesto apresenta dois contos, o arquiteto que aposta na carreira de escritor. O primeiro, "Amante Notívago", é uma história de amor e traição que apesar de ser bem interessante, não acrescenta muito no livro. O segundo, "O Anjo e a Vampira", apresenta uma avó muito incomum, que conta a história para o neto sobre o amor impossível de um Anjo e uma Vampira e o que eles são capazes de fazer para terem um dia de amor, um conto interessante e original.
Nelson Magrini é engenheiro e já publicou dois livros voltados para o público adolescente. Seu conto, "Isabella", coloca um humano na perseguição a uma vampira por quem ele ousou se apaixonar. Apesar do perigo, ambos se arriscam a desvendar e alimentar esse novo sentimento. Apesar de ser muito bom e envolver de cara, é um conto cietífico demais que acaba quebrando o clima de romance.
A autora seguinte, Regina Drummond, também é editora e tradutora. Sua história, "A Velha, o Jovem e o Casarão", mistura a típica casa mal-assombrada, uma velha misteriosa e vampiros, com resultados surpreendentes.
A história que fecha o livro, "Dragões Tatuados", foi escrita por Giulia Moon. Publicitária e editora, ela realiza uma pequena fábula brilhantemente ambientada no bairro paulistano da Liberdade, onde uma vampira chamada Kaori finge-se de prostituta para atrair suas vítimas, mas é desmascarada por um "olheiro", um observador e catalogador de vampiros. O encontro de ambos alterna os papéis de caçador e presa. Um conto diferente, utilizando uma vampira oriental, com muita pitada de erotismo.

O livro é bem agradável e os contos não decepcionam, e explica de várias formas e opiniões o Amor Vampiro."

6 comentários :

  1. Parece legal esse livro... não tenho o costume de ler livros de contos, mas nunca tinha lido resenha sobre esse livro!
    Parece realmente bom!

    ResponderExcluir
  2. Só gente boa escrevendooooo!! Adorei os autores:)
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Olá Kezia!
    Muito legal esse livro. Os autores nacionais estão arrasando.
    BJs

    ResponderExcluir
  4. Olha pela resenha acho que vou gostar, mas sabe que estou um pouco decepcionada com esses de contos ultimamente, de qualquer jeito não vou deixar abater :)

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Ei Kézia,

    Gostei muito da resenha, mas eu não sou muito chegada a livro de contos. Quando começo a me empolgar com a história ela já acaba rs

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma história engraçada com esse livro, minha melhor amiga comprou na bienal do RJ e conseguiu todos os autógrafos dos autores, menos do Vianco. Como eu ia voltar na bienal no dia em que Vianco estaria lá, ela pediu que eu entrasse na fila e pegasse a tal adorada assinatura dele. Resultado: o cara me paquerou e ainda me perguntou se eu já tinha lido algum livro dele. A resposta: não! Rsrs! Fiquei na maior cara dura. Hehehe!

    Bjjjs, uma ótima escolha.

    ResponderExcluir