sexta-feira, 30 de julho de 2010

Literatura & Cinema: O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Sinopse: Nicholas Sparks, o jovem autor deste inesperado bestseller, nunca esqueceu o ensinamento que a relação amorosa dos pais da sua mulher, casados há mais de 62 anos, lhe transmitiu - a possibilidade de viver em estado de paixão mesmo depois de vários anos de convívio. Foi por isso que decidiu escrever este comovente romance de amor que acompanha o enamoramento entre um homem e uma mulher, que só no final das suas vidas concretizam uma paixão arrebatadora.
"Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele... E o milagre acontece. A paixão renasce, traspõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele... Apesar da doença. Mas haverá mais..."

Nicholas Sparks faz mais uma vez chorar os seus leitores ao lerem o seu livro: O Diário da nossa paixão. Uma história que nos sensibiliza e que nos toca o coração, que mostra como é o verdadeiro amor e como ele pode superar os obstáculos que a vida nos impõe. É um livro com uma historia de vida fantástica, com tudo o que podemos encontrar nos nossos dias, e que aborda duas fantásticas lições de vida, e que nos faz lembrar que a vida é sem duvida para ser vivida a cada segundo.

"A minha vida? Não é fácil de explicar. Não tem sido o percurso naturalmente esplêndido que eu imaginava que pudesse ser, mas também não me escondi como os ratos. Calculo que tenha acabado por se parecer mais com um título do tesouro: honestamente estável, mais altas que baixas, e gradualmente tendendo a melhorar com o tempo. Uma boa compra, uma aquisição sortuda, e aprendi que nem toda a gente pode dizer o mesmo da sua vida. Mas não se iludam. Não sou nada de especial e disto estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e tenho levado uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, bastou-me sempre." (trecho do livro)

"O livro começa com um senhor idosos, contando a uma senhora também idosa uma história, num lar da 3ª idade, que foi escrita e guardada no livro de apontamentos dele.
A história deste velho homem começa com um jovem casal que estava no auge da sua adolescência. Allie, a protagonista da história, tinha 17 anos quando conheceu Noah Calhoun. Noah era um rapaz tímido que se apaixonou por Allie assim que a viu e soube que ela seria para sempre. O amor nasceu entre eles, assim que eles se começaram a conhecer e a passar a maior parte do tempo juntos.

Mas Allie pertencia a uma família muito rica e foi apenas passar o verão naquela terra. Noah, pelo contrário, pertence a um mundo oposto ao de Allie, ele não é rico, é apenas um homem simples e que tem que trabalhar duro para se manter.
Quando chegar o dia de ela partir, o coração dos dois sofrem, mas prometem manter contato, mas a mãe de Allie não aceita esse romance e arranja um maneira de separar os dois jovens casais apaixonados.

Os anos passaram e cada um seguiu a sua vida. Noah alistou-se no exército e herdou um dinheiro suficiente para reconstruir a casa que ele prometeu a Allie, enquanto Allie continuou os estudos e conseguiu um noivo que além de ser filho de uma das mais poderosa famílias da época, ele sinceramente a ama.

Um certo dia. antes de seu casamento, Allie volta a ter noticias de Noah através de um jornal, o que vai reavivar a sua memória. Mas o que eles viveram no passado foi forte, e pelo menos mais uma vez ela terá de ver Noah, para poder prosseguir com a sua vida, esse pensamento não a deixa, até que decide finalmente ir ao encontro dele. O tão esperado encontro corre como o esperado, o falar do passado, o recordar uma história vivida, mas o esconder de algo que ainda existe. 

Quando Allie decide voltar no dia seguinte a casa de Noah, é então consumada a verdadeira paixão dos dois quando se entregam nos braços um do outro. Neste momento levanta-se um grande dilema, ficar com o Noah ou continuar os seus planos futuros de casar com Lon, seu noivo. A escolha cai certamente sobre Noah, era impossível deixar fugir aquilo que lhes escapou por entre os dedos á alguns anos atrás.

Eles viveram muito felizes, até que uma doença terrível veio assolar Allie, mas em um certo momento enquanto Noah conta a história para ela, ela sabe que aquela vida fora a dela, mas ess lembrança dura pouco, e esse pouco é o que dá esperança para que Noah continue a viver e a cuidar dela."

Sobre o filme: O livro foi adaptado para o cinema em 2004 e tem poucas mudanças em relação ao livro, ele tentou se o mais fiel possível. Os atores principais são perfeitos e conseguiram transmitir com perfeição o amor de Allie e Noah.
 

"O amor, nestas últimas e ternas horas
é muito sensitivo e muito puro
Vem, aurora, com o poder da luz nova
acordar um amor ainda mais seguro."
(poema retirado do livro)

12 comentários :

  1. Que história linda !!!!!!!!!!
    Amei !
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. O filme é belíssimo, agora imagina o livro!!:D
    Morro de vontadwe de ler esse e Um amor rpa recordar! *-*
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kézia! Quando li esse livro, o título era O cardeno de Noah. Acho que foi pela Reader's Digest. Foi por intermédio dessa editora que conheci Nicholas Sparks. Sou fã do cara. Quando me dissolver em lágrimas, já sei a quem recorrer.
    Òtima participação!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu sou meeeeeeeeeeeeeega fã do filme!! É lindo!! Ja vi infinitas vezes...E livro tb não deve deixar a desejar...otima escolha..bjsss

    ResponderExcluir
  5. Ooi, tudo bom? Eu sou do blog sonhare.zip.net
    e gostaria de saber se você aceita parcerias, espero a respostta!

    ResponderExcluir
  6. Vi o filme e adorei, torci lencinhos... Ainda não li o livro, mas está na minha listinha. Nicholas Sparks pelo visto sabe criar histórias românticas e que sempre nos fazem chorar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kézia!

    Esta linda a sua resenha, eu vi o filme e adorei, se foi fiel como você disse ... o livro deve ser ótimo.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Até hoje só vi o filme, mas tenho muita vontade de ler o livro também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é lindo, lindo, lindo. Faz tanto tempo que não leio... Sua resenha ficou ótima, deu vontade de reler esse lindo romance! ^^

    ResponderExcluir
  10. Li o livro e chorei. No filme mudaram apenas alguns detalhes. Mas a historia eh linda!!!!
    Otima resenha.

    ResponderExcluir
  11. Lindo! O livro que eu não li, mas o filme é realmente maravilhoso, o casal Ryan Gosling e Rachel McAdams era bonita, uma história sensacional.

    ResponderExcluir
  12. Cada livro do Nicholas que leio me surpreendo ,e esse certamente foi mais uma obra de arte maravilhosa feita por ele!!
    Livro top demais !!
    Se o filme for como o livro entao deve ser bom pois nao vi o filme ainda..rs

    ResponderExcluir