Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.
"Invictus, trigésimo filme de Clint Eastwood como diretor, começa em 1990, ano em que Nelson Mandela deixa a prisão. Três anos depois ele seria eleito presidente da África da Sul naquela que foi a primeira eleição multirracial da história do país, e teria pela frente uma tarefa difícil: acalmar o ânimo dos negros (cujo momento era tido como perfeito para a vingança dos anos de apartheid) e o receio dos brancos.
Assim que informado que a final do campeonato mundial de rugby, cuja África do Sul seria o país sede, seria transmitida para centenas de países com uma audiência estimada em 1 bilhão de espectadores, o ex-presidente se reúne com o capitão do time de rugby Springboks (um dos símbolos do apartheid no país) e trata o campeonato com peso de atividade política, para poder unir o povo.
O filme mostra como as diferenças entre brancos e negros, que sempre foram fortes no continente africano, tiveram de ser superadas para que o crescimento de um povo pudesse ser concretizado.
Freeman interpreta de forma expetacular um Mandela inteligente e humano, preocupado com tudo e com todos.
A fotografia do filme é simples e sua trilha é muito boa, otima enredo, otimo diretor e ótimos atores. O filme não é necessariamente sobre rúgbi, e sim sobre a união e conta uma história muito bonita de superação e empenho! Além de mostrar que o esporte realmente une nações (não existe exemplo melhor como o futebol), e que uma boa política pode marcar o mundo na trajetória da história.
Esse filme vale apenas ser visto por pessoas que gostam de histórias mais humanas, e também pode ser visto por pessoas que adoram esporte, pois ele tem um pouco dos dois. Recomendadíssimo!"
Oi Kezia,
ResponderExcluirDesde a primeira vez que ouvi falar desse filme estou louca para ver. Acho Mandela um exemplo incrível de humanidade, e tudo o que se refere a luta por um mundo melhor eu super apoio.
Querida, vc fez uma resenha tão bonita, refletindo sobre o racismo em contrapartida à união dos povos!!
ResponderExcluirFora que Matt Damon é TUDODEBOM, né???
Afffff... Esse filme deve ser realmente muito bom!! Os atores são fantásticos e o tema não menos!
ResponderExcluira dica está anotada!!
um beijoo!
Ahhh, eu ainda não vi esse filme!
ResponderExcluirMas parecee ser mto mto bom!
Adoreii a dica!
Um beijo!
OI, Kezia!
ResponderExcluirGostei muito desse filme. Além da questão da cultura e política, aprendi um pouco sobre um esporte que não conhecia.
Um beijo!