Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.
Hoje passamos a avaliar os livros onde os personagens são magos assim: os que surgiram antes de Harry Potter, e os que surgiram depois de Harry Potter. Depois que o bruxo mais popular do mundo conquistou os leitores dessa categoria, se tornaram mais exigentes em relação aos livros relacionados.
O Clã dos Magos, lançado pela Novo Conceito aqui no Brasil, aborda a temática de uma maneira diferente, em seu próprio mundo e suas regras, misturando o medieval com o modernos, mostrando que existem sim histórias que podem nos conquistar.
Sonea uma garota que cresceu em meio a injustiça do rei, vive em uma área razoável de Irmadin com seu tio, mas isso há pouco tempo, pois ela sempre viveu na área das favelas, mas infelizmente seus tios estão sendo despejados do lugar que moram e eles temem ter que voltar para a vida dura das favelas.
Todo o ano, por decreto do rei, os magos realizam uma cerimônia de purificação na cidade, onde os que são considerados a "escória" da sociedade são expulsos da cidade.
Sonea está andando pela favela exatamente nesse dia e está preocupada com seus tios, mas ao saber por acaso que uma armadilha está preparada para seus amigos da antiga gangue que fazia parte, ela decide procurar Cery e Harrin para avisá-los, porém ela os encontra em meio a uma confusão, e descobre que eles já sabiam das emboscada, mas seus inimigos jamais teriam exito contra as habilidades da gangue.
Depois de se verem se abraçarem e perguntarem por onde Sonea andou, eles decidem ir atirar pedras nos magos, atitude inútil, pois eles tem uma barreira que impede que as pedras a atravessem, mas serve para desabafar o ódio e a insatisfação que ele sentem pelos magos do lugar.

Sonea olha apavorada para as suas mãos, e ao ver os magos procurando por ela entre a multidão, ela corre apavorada, mas tudo fica pior quando os magos acabam matando uma pessoa que corria logo ao lado dela, e o seu medo se confirma, os magos querem matá-la e ela precisa fugir urgentemente.
A partir daí, Sonea tenta se esconder de todas as formas do Clã com a ajuda do seu fiel amigo Cery, mas tudo se complica quando uma recompensa de 100 moedas de ouro é posta para quem encontrar a garota.
Rothen, um grande mago que foi testemunha do ataque realizado por Sonea e foi o único mago a ver com seus próprios olhos quem foi que os atacou deseja encontra-la para ajuda-la a aprender a controlar seu poder antes que este saia completamente fora de controle e acabe destruindo a cidade.
Trudi Canavam nos traz uma narrativa, simples, limpa e objetiva, ambientado em um mundo particular, com suas próprias espécies, bebidas, vestimentas e costumes, a história não chega a ser narrada em um mundo medieval, mas traz algumas características como os reis, magos, e etc.
Narrado em terceira pessoa, alterna entre as perspectivas de Sonea, Cery e os magos Rothen e Dannyl, nos permitindo conhecer ambos os lados da trama e notarmos as diferenças culturais em ambas as partes.
A história é divida em duas partes, a primeira quando todo o clã precisa encontrar Sonea, e a segunda quando o clã precisa conquistar a confiança dela. A primeira parte começa super empolgante, mas no decorrer das páginas vai decaindo bastante, mas não o suficiente para que alguns detalhes nos traga cuiriosidade e queiramos saber o que finalmente irá acontecer, assim a segunda parte começa inebriante e com uma certa dose de adrenalina e tensão para saber o desfecho final.
Grande parte do enredo é focado em Sonea, e mostra os dois lados da garota, a ladra determinada e sem medo que é leal aos seus amigos, a sua família e as suas origens, mas também mostra o lado inseguro de uma garota que não está conseguindo lidar com algumas mudanças que estão ocorrendo em sua vida, tirando-a da segurança da qual estava acostumada.
Por outro lado retrata a crescente desigualdade social e o desprezo de pessoas ditas "superiores" em relação aos inferiores, comum demais em nossa sociedade atual.
Em sua fuga temos mostras dos valores da amizade mostrado em seus amigos fiéis que são capazes de qualquer coisa para protegê-las, até mesmo procurar proteção dos Ladrões. E que nem tudo é o que parece, e que não podemos julgar as pessoas simplesmente pelo ambiente em que elas vivem, somente depois que passamos a conhecê-la.
O Clã dos Magos é um bom livro, que além de nos proporcionar uma viagem ao mundo da magia, nos mostra um pouco do que ocorre com a nossa sociedade, de alguns valores, princípios e lealdade, mesmo que seja tratado de forma sutil.
Não tenho o risco de comparar esse livro com Harry, nunca li nenhum dos livros da série, bem melhor assim. Estou cheia de expectativas com relação a esse livro, mas ainda não tive a chance de ler, estou dando prioridade a outros que eu já desejava ler há mais tempo. Mas tenho certeza que não vou decepcionar, só tenho lido coisas positivas sobre ele por ai.
ResponderExcluirBeijos
Caline - Mundo de Papel
Eu gostei bastante desse livro e estou bem curiosa quanto a continuação, tomara que saia logo...
ResponderExcluirDannyl foi o personagem que mais me conquistou, um fofo...rss
beijos,
Dé
Oi flor,
ResponderExcluirSabe que li esse livro mas não curti muito esperava mais magia mesmo e tipo a primeira parte foi uma perseguição so ne...quase tava desistindo ai quando chegou na segunda parte onde ela vai ate o clã já chamou mais minha atenção apesar de na minha opinião faltar um pouco para ser um livro otimo.
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/
Oi Kezia :)
ResponderExcluirEstou com o livro em casa, mas nao faço ideia de qndo vou ler hehehe
Apesar de vc falar bem dele é um livro que nao tenho mta curiosidade em ler, até porque não é do meu genero favorito hehehe
Mas qndo eu tiver oportunidade vou ler sim, é sempre bom diversificar nossas leituras ^^
Beijocas
Rapha ~Doce Encanto
O Livro é realmente ótimo, desde a primeira página já disperta interesse em continuar lendo. É claro que a parte da perseguição é realmente um pouco cansativa mas nada de significante. Eu indico.
ResponderExcluirO primeiro livro é bom, mas infelizmente o segundo deixa a desejar.
ResponderExcluirHumpf. Vou desabafar, eu preciso. Terminei de ler o último livro da trilogia esta madrugada, o high lord, or something. u.u Tipo, estou triste. Não vou dar spoilers, então não se preocupem. Mas ;/ ela acabou com o meu 'final', não tinha necessidade de fazer o que ela (Trudi) fez e estou... magoada. ;/ Li, ou melhor, comi esses livros... realmente prendeu a minha atenção e agora depois de ter lido, fiquei decepcionada. Fico tão envolvida na história q até agora estou lamentando o que aconteceu. ;/ Enfim, é beem legal... adorei o mundo q ela criou, o contexto dos slums, gsys, bulling e romance. Tirando o final, vale a pena ler. uu'
ResponderExcluir- D
Ah, mais algumas coisinhas.
ResponderExcluir1 - Comparar esse livro com Harry é o mesmo que comparar com tanta outras histórias de magia (q sempre me chamaram muito a atenção). Tem muitos diferenciais: a personagem principal é uma garotA, é um lugar todo fictício (reinos, costumes, linguajar), temas mais maduros (diferenças sociais, diferenças sexuais :D, etc).
2 - Se um dia vier virar um filme, os produdotes tem q ter o bom senso de mudar o final!! u.ú Meo, to puta. Vou procurar outro livro pra esquecer esse. :D
Alguma recomendação?
Leia o Nome do Vento, as crônicas do Matador Rei ou As Crônicas de Gelo e Fogo de George Martin ou, ainda, Dragões de éter, de Raphael Dracon, tb tem Artemis Fowl, do Colfer, que faz uma viciante mistuda de tecnologia e magia... Recomendaria um monte! Mas todos os citados são maravilhosos! >_<
ResponderExcluir