terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Literatura & Cinema: Coraline - Neil Gaiman

Sinopse: A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

"— Os ratos têm uma mensagem para você — sussurrou. Coraline não sabia o que dizer.
— A mensagem é a seguinte: Não passe pela porta. — Fez uma pausa. — Isso faz algum sentido para você?
— Não — respondeu Coraline. O velho encolheu os ombros.
— São esquisitos, os ratos. Entendem as coisas errado. Entenderam seu nome errado, sabe? Insistem em chamá-la Coraline, e não Caroline. De modo algum Caroline."


Como me encantei por Neil Gaiman ano passado, desejei muito me aventurar no mundo de Coraline, para saber se o enredo era tão intenso e sombrio como o filme.
Coraline é um história que traz uma escrita de fácil entendimento e vai direto ao ponto, sem preâmbulos, fazendo com que o leitor não desgrude os olhos das páginas sentindo uma tensão gritante para saber quais os caminhos que a menina vai tomar, o livro é muito bom.

Coraline - e não Caroline - narra a história de uma menina que acabou de se mudar com os pais para uma casa diferente, mas como a casa era grande demais e já tinham moradores, eles moravam apenas em uma parte da casa. Assim, o apartamento térreo morava um par de velhas senhoras rechonchudas que adoravam relembrar seus tempos de atrizes, e o apartamento acima da casa de Coraline ficava para um velho senhor que chamavam de "sr. Bobo" e sempre dizia estar preparando um circo de camundongos.
Nenhum deles consegue chamá-la de Coraline, e sim Caroline, porém são sempre amáveis e encorajam as suas brincadeiras.
Como não tem nada e nem crianças para brincar ela começa a sua exploração, pois ela afirma para todos que é uma exploradora, e procura coisa interessantes para desaparecer com seu tédio, mas não encontra nada em sua expedição pelo terreno da casa.
Seus pais sempre estão trabalhando e Coraline não tem a atenção deles, e para que ela possa se ocupar seu pai pede para que ela conte quantas coisas azuis tem na casa, quantas janelas e quantas portas. Em meio a isso ela acaba encontrando uma unica porta trancada, pergunta a mãe porque estava trancada, e a sua mãe explica-he que a porta não vai dar a lugar algum, e mostra para ela, e Coraline ver que a passagem está coberta de tijolos.
Em uma de suas noites ela houve um barulho estranho, Coraline segue para a sala de visitas, onda fica a porta misteriosa, ela acaba descobrindo que os tijolos já  não estão mais lá, e ela atravessa a porta e descobre a sua outra-casa, e conhece a sua outra-mãe e seu outro-pai, só que no lugar de seus olhos existem botões. Mas nada é o que parece e Coraline terá que usar de toda a sua coragem e sua inteligencia para sair desse lugar perigos e macabro.

Coraline é um livro infato-juvenil de terror, que trás referências góticas, fantasmas, o medo, o suspense, a tensão, o estranho.... mas tudo em uma linguagem simples e direta, de uma forma mais depurada e eficiente,
Podemos dizer que Coraline é uma adaptação mais sombria de "Alice", ou seja o lado mais negro da história, é o outro lado do espelho, onde não se reflete a luz. Mas que se ao ler nas entrelinhas, mostra muita coisa a se aprender.

Sobre o filme
A adaptação para o cinema foi feita em stop motin, e dirigido por Henry Selick, o mesmo diretor de O estranho mundo de Jack (filme a qual não assisti) e no Brasil traz o titulo de Coraline e O Mundo Secreto
O filme é um espetáculo visual. Tudo é muito bonito e colorido, mas ao mesmo tempo é sombrio e assustador. Coraline tem vida própria e nos apresenta um enredo com um profundidade devidamente disfarçado de uma história para crianças.
No filme a narração expande o livro, criando um novo personagem - Wybie Lovat - que passa a ser o amigo de Coraline, e desenvolvendo melhor o passado do misterioso Palácio Cor-de-Rosa, sem perder nada do tom sombrio que o livro traz, porém algumas modificações pode ser notada, como acontece com qualquer adaptação para o cinema. Pra quem gosta, vale a pena dar uma olhadinha.

8 comentários :

  1. Ok, eu tive medo quando li Coraline e não me orgulho disso. AHHAHAHAHA
    Simplesmente imaginar as figuras da outra mãe e do outro pai, sem olhos, só com botões negros...
    É, me dá arrepios até hoje.

    Mas é um dos meus livros favoritos e o primeiro que li do Neil =D
    Amei a resenha!
    Beijos

    http://plusdeeper.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oie,
    esse livro parece ser bem legal, gostei muito da sua resenha e gostaria realmente de ler esse livro. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kezia,

    Eu tenho muita vontade de ler este livro, nunca li nada do autor e tenho muita curiosidade. Sempre vejo muita gente elogiando.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, tudo bem com você?
    Passei para conhecer ser Blog e gostei muito dele, é uma graça,estou descobrindo blogs ótimos por aqui, já estou seguindo e virei visitar mais vezes.
    Também tenho um blog, se quiser conhecer este é o link:
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. AHHH! Eu quero muito ler esse livro. Marquei na minha estante do Skoob há meses, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Essa combinação de fantasia com suspense é muito intrigante. Acho a capa incrível!!

    Parece ser uma ótima leitura e quero ler antes de conferir o filme.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Amooo o Neil Gaiman <3
    Primeiro por causa de Sandman, depois O Livro do Cemitério... e por aí vai, eu simplesmente ma apaixono por cada livro dele que leio. Um dos meus autores favoritos! =D

    Tenho Coraline aqui mas me falta tempo, por causa dos livros de parceria e da faculdade. Mas já tenho certeza que quando o ler irei AMAR! rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Faz muito tempo que não passo por aqui...
    Não conhecia, mas fiquei bastante interessada
    E assistindo o trailer, a vontade só aumentou
    Amei a dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ♥Eu adoro esse filme e li o livro e adorei, Muito legal esses seus comentarios!!!!!! valeu me ajudou de montão :)mas eu acho que o filme é mais legal por que possui mais detalhe e coisas divertidas... emfim .. beijos :* ♥

    ResponderExcluir