Sinopse: Neste surpreendente romance que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária (e perfeitamente realizável) receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se "cozinham" e "coalham" amores e desamores, risos e prantos (sobretudo risos).
Como Água para Chocolate, é dividido em doze capítulos, cada capítulo com uma receita correspondendo a um mês do ano embora a história não se passe neste intervalo de tempo. A história e deveras surpreendente, inimaginável, uma mistura de comédia, romance e fantasia.
Tita nasceu na cozinha da casa da família, no México no início do sec. XX, quando sua mãe estava cortando cebolas.Teve a sua infância e juventude toda envolvida na cozinha juntamente com Nacha, que para ela é quase uma mãe. Tita leva uma vida simples e feliz, até se apaixonar por um jovem rapaz chamado Pedro, mas Tita está pregada a um terrível destino, deve seguir uma tradição estabelecida por gerações. Como filha mais nova, ela deve ficar solteira para poder cuidar da mãe Elena na velhice, o que impede a sua união com Pedro.
Mas mesmo assim ele pede Tita em casamento, mãe Elena não permite, e sugere que ele se case com Rosaura, a sua filha mais velha. Para continuar próximo de sua amada, Pedro aceita a proposta de mãe Elena. E assim Tita tem que viver reprimindo todo o amor que sente por Pedro em seu coração. E nesse meio tempo ela aprimora suas receitas, aprender a amar e sentir a dor da perda, descobre o afeto e o amor de alguém que não lhe exige nada demais e se importa com apenas a sua felicidade, mas em meio a tudo isso ela sabe que seu amor será Pedro para sempre.
Passado na época da Revolução Mexicana, Como Água Para Chocolate se passa num ambiente marcado pelos hábitos simples, pela vida rústica e pelos bons costumes
Passado na época da Revolução Mexicana, Como Água Para Chocolate se passa num ambiente marcado pelos hábitos simples, pela vida rústica e pelos bons costumes
Traz uma história leve e sensual, cheio de reviravoltas e muitas loucuras com um pitada do sobrenatural, Tita durante seu infortúnio se refugia na cozinha, com suas receitas difíceis e simplesmente deliciosas, e em cada mês cada receita mostra um pouquinho de Tita, mostrando cada situação de sua vida e como aquela receita em especial influenciou alguns acontecimentos de sua vida e como estabeleceu a sua relação com Pedro.
Além do romance, histórias paralelas vão sendo inseridas como amores ilegítimos, a autoridade e crueldade da Mama Elena, a fuga de Gertrudis com um soldado e como ela encontrou a felicidade, a vida triste de Rosaura, e muitas outras peripécias vividas pela família La Garza.
Retrata alguns costumes e valores daquela época, histórias da guerra civil, as tradições gastronômicas e culturais de um México diferente.
Muitos leitores acharão difícil ler o livro por causa das receitas, pois a maioria com certeza achará que os detalhes descritos podem atrapalhar a fluência da leitura, mas não chega a tanto, só preste atenção na receita e leia os acontecimentos e o leitor descobrirá que tem tudo a ver.
A única coisa que deixou a desejar foi Pedro, não consegui ver esse amor tão grande que ele dizia ter por Tita, agora John sim, esse sim me conquistou, ele sim a amou verdadeiramente. Enfim vale a pena dar uma lida nesse livro, pois ele é muito surreal e tem uma boa história.
Sobre o filme
Como Água para Chocolate foi adaptado para o cinema em 1992, dirigido por Alfonso Arau com roteiro de Laura Esquível, a própria autora. Em 1994, a revista mexicana Somos incluiu o filme na lista dos 100 melhores filmes do cinema mexicano.
Sucesso de público e crítica no mundo todo, o filme foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e conquistou o prêmio de público como Melhor Filme e Melhor Atriz (Lumi Cavazos) no Festival de Cinema de Gramado. No México, recebeu dez prêmios Ariel, o Oscar mexicano, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz.
Eu sempre tive vontade de ler este livro, tenho na minha estante e nao coloquei no DL para janeiro!!!!!!! Preciso ler!!!!!!!!! Ja' li resenhas super legais sobre e a historia me chama muita atencao!!! Bela escolha!
ResponderExcluirOii Kézia!
ResponderExcluirSempre quis ler esse livro, segunda resenha que leio dele essa semana! Só fiquei mais animada com a leitura, adorei sua resenha!
Beijos!
Eu li o livro há alguns anos e amei! Tem uma história bem distinta, com doses de humor e drama. Eu lembro que fiquei completamente envolvida com a leitura e com o modo como o humor da Tita, durante o preparo das receitas, influenciavam as emoções e os comportamentos dos personagens.
ResponderExcluirTbm vi o filme e gostei bastante Foi muito fiel à literatura.
Ótima dica! :D
Bjs ;)
Oi Kézia nunca tive chance de ler esse livro, mas já assisti ao filme. Faz bastante tempo e a única coisa que eu me lembro é que passei muita fome enquanto assistia, rsrsrsrs.
ResponderExcluirLer esse monte de receitas deve ser um suplício e de encher a boca de água.
Beijos, Caline
Mundo de Papel
Oi flor,
ResponderExcluirDepois de muito tempo estou conseguindo vir visitar os amigos e vim te ver. Não conhecia esse livro e achei interessante...rsrs e um livro com história e receitas???ehehe...Pelo que vi tem todo uma trama por trás dele também vou pesquisar mais sobre ele com certeza.
Bjks
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/
Excelente resenha, acabo de le-lo, em espanhol, e fiquei completamente envolvida. Trata-se de uma das melhores obras que ja li na vida. Rosangela Villa-Real -Jornalista
ResponderExcluir