Sinopse: Quatro mulheres diferentes. Um homem terrivelmente sedutor. E o segredo sombrio que conecta a todos. Esse é Cheio de Charme. A estilista Lola tem todos os motivos para chocar-se com a notícia do casamento: apesar de ser a namorada do cara, ela não é, definitivamente, a noiva. Já a jornalista Grace conheceu Paddy há muito tempo, mas por algum motivo não consegue esquecê-lo. Marnie, casada e com filhos, não tira da cabeça o político conquistador, seu amor adolescente. E Alicia, a noiva, fará de tudo para preservar seu reinado.
"Depois que li Melancia de Marian Keyes, gostei demais da autora, e quando comecei a ler Cheio de Charme, pensei que iria encontrar uma história tão divertida quanto Melância, mas não foi o caso, o livro trás momentos divertidos mas não muito, porém o enredo foi surpreendente, tão surpreendente que essa resenha até poderia virar um artigo tratando de cada tema abordado no livro.
Cheio de Charme conta a história da vida de quatro mulheres distintas, a partir da notícia do noivado de um político famosos chamado Paddy de Courcy, mas todas elas tiveram uma passagem na interessante na vida desse político.
Lola – uma estilista de conceito, que veste figuras da sociedade, acreditava ser a namorada de de Paddy, já que estava com ele a mais de um ano, e fica chocada e indignada ao saber do noivado dele, a qual ela não é a noiva, ela faz de tudo para entrar em contato com ele, para saber se tudo é verdade, porém as ligações não atendidas e a ausência dele na sua vida confirmam as notícias, Lola passa a ter uma forte crise, desesperada pela perda de Paddy começa a perder seus clientes, e se vê obrigada a passar um tempo fora de Dublin, em uma cidade do interior e lá descobre uma vida para lá de interessante, e a pacata cidade, é muito mais divertida do que ela imaginava.
Grace – uma jornalista durona, que conhece Paddy de quase toda a vida e sabe tudo sobre ele, porém o detesta, ao saber da notícia do noivado descobre que Lola é uma de suas namorada e deseja muito que a moça dê uma declaração sobre o relacionamento dos dois, sem conseguir a entrevista a história segue contando a vida de Grace e seu amado e fofo Damien, e momentos no passado que conheceu Paddy, mas mesmo assim Paddy não sai de sua vida, e ela precisará de toda a sua coragem para salvar a carreira de Dee Rosini, candidata feminina do mesmo partido de Paddy.
Marnie – irmã gêmea de Grace, a garota que no passado foi a namorada de Paddy e o amou tão intensamente que quando ele a deixou, ela perdeu o amor pela própria vida. Futuros a frente narra sua luta em tentar manter o seu casamento e suas filhas, porque sofre de alcoolismo, mas não consegue admitir.
Alicia – a noiva misteriosa de Paddy, mas que Marnie e Grace conhecem, elas eram grandes amigas quando Marnie ainda namorava Paddy, porém ela era chamada de Leechy, ela fará de tudo para que ninguém roube o seu querido Paddy.
Essas quatro mulheres guardam a sete chaves tudo o que elas viveram com Paddy e como ele marcou de forma drástica e intensa a vida de cada uma delas.
Cheio de charme é um livro intenso, que trata de temas de forte impacto – alcoolismo, politica e violência doméstica.
Cheio de Charme não é necessariamente um chick lit muito divertido, ele está mais para uma versão mais dark da categoria.
As protagonistas são únicas, Grace é forte e determinada, durona, a que toda garota deve se espelhar, ela é destemida e não tem medo de ameaças. Maine a irmã gêmea é linda, perfeita, com a familia e filhas perfeitas, mas aí está a grande surpresa, ela consegue encarar o mundo e procura um refugio no álcool, sua deprimência e infelicidade é palpável, chega a ser angustiante.
Lola apesar da baixa auto estima é a mais divertida e a sua vida pode arracar várias gargalhadas, principalmente quando ela passa a conhecer seus amigos que adoram praticar cross-dress, e apesar de toda a sua dor e tristeza, ela consegue se superar de uma maneira surpreendete. E Alicia é a garota que ama tanto, tanto que sofrerá toda a vida e mesmo assim jamais será capaz de abandonar quem lhe faz mal!
Mas o tema que mais me 'chocou' é como a autora consegue passar uma realidade que as vezes não queremos enxergar, em como existem mulheres apaixonadas por homens violentos que acreditam que quando eles a agridem é culpa delas, e que depois de anos, elas estão tão acostumadas que não valorizam mais a si mesmas, e se acreditam tão apaixonadas que não são capazes de abandonar a quem lhes fazem mal.
A história narra verdadeiramente tudo isso, por trás de uma vida tranquila, mulheres que morrem de medo de irem a policia, de fazerem declarações de quem as agride, de perda de confiança, depressão, insegurança, tudo isso causada por uma relação doentia. E pior, em como a lei ainda desvaloriza mulheres que são agredidas.
Apesar da história ter uma reviravolta maravilhosa, e cada protagonista ter o seu tão desejado final feliz, o livro me deixou com muita tristeza e me fez pensar, pensar e pensar.
Pensar que existe tanta maldade no mundo, tantas pessoas que sofrem, que são infelizes, e que a injustiça parece que nunca vai desaparecer, e que ainda existe muita coisa a ser feita para que possamos ser ouvidas!
Enfim Marian Keyes com certeza é uma ótima autora, que sabe abordar vários temas de maneira divertida, mas intensa ao mesmo tempo!"
eu já tentei ler os livros da Marian keyes o problema é que tem tanto ponto de vista diferente que nos deixa confusa, eu adorei sua resenha mas não consideraria esse livro engraçado e sim sombrio.
ResponderExcluirJá tentei ler um livro de Marian Keyes e não consegui (Melancia) o livro não me prendeu e só me deixava deprimida, por isso, desisti dela.
ResponderExcluirBjos, Carol.
Eu tenho esse livro e ate já li
ResponderExcluirE a que mais gostei foi da Grace
E eu detestei a Marnie e a Alicia
Beijos
Oi Kezia!
ResponderExcluirDefinitivamente não gosto de chick-lit. Acho tão mais do mesmo, que nunca me animo. rsrs
Bjs
Gostei da resenha, Kezia. Eu ainda não tinha me animado de ler esse livro, mas agora fiquei curiosa, vou colocar na minha lista.
ResponderExcluirBjoos!
Da Marian, o único livro que eu amei mesmo foi Férias... os demais não consegui gostar e olha que tentei... esse eu até desisti...rss
ResponderExcluirSe os que são comédia eu não gostei, desse então... =(
beijos,
Dé...
Olá..... Eu amei o livro Casorio, e estou adorando o melancia.... O proximo será Cheio de Charme.... rsrs...bjos
ResponderExcluir