quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cine Pipoca: A Garota da Capa Vermelha

Ficha Técnica
Título original: Red Riding Hood
Gênero: Suspense
Direção: Catherine Hardwicke
Atores:Amanda Seyfried, Lukas Haas, Gary Oldman, Billy Burke, Virginia Madsen, Julie Christie, Michael Shanks, Shiloh Fernandez.
Sinopse: Idade Média. Valerie (Amanda Seyfried) é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter (Shiloh Fernandes), mas seus pais querem que se case com Henry (Max Irons), um homem rico. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir. Só que os planos do casal vão por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região.

Curiosidades
* A Garota da Capa Vermelha é uma versão mais pesada para o cinema do clássico Chapeuzinho Vermelho, popularizado pelos irmãos Grimm;
*O Filme é dirigido pela mesma diretora do sucesso Crepúsculo;
* É o quarto filme do astro Leonardo DiCaprio como produtor. Os outros foram Gardener of Eden (2007), o documentário A Última Hora (2007) e o suspense A Órfã (2009);
* Taylor Lautner chegou a ser considerado para o papel de Peter, mas o personagem acabou ficando com o ator Shiloh Fernandez;
* Foi lançado um livro com o mesmo título pela editora iD, mas ele foi escrito depois do filme e não revela o final da história, deixando o mistério para um capítulo extra lançado após a chegada do longa nos cinemas;
"Essa é a versão cinematográfica mais pesada e gótica para o conto da Chapeuzinho, e apesar de todas as tentativas dos produtores, o filme não conseguiu passar esse momento terror que seria o esperado, porém a história parece focar mais nos conflitos dos protagonistas em se rebelarem contra as decisões que o destino quer tomar para eles. Uma história que consegue clocar um pouco de suspense com um final imprevisível.
Valerie é a mais bela jovem de sua aldeia, e se obrigada a firmar compromisso com Henry, um jovem rico e belo que a maioria das garotas desejam, só que desde criança ela é apaixonada por Peter, um estranho e misterioso forasteiro.
Ela não quer desistir de Peter, eles decidem fugir juntos, mas uma trágica notícia se abate sobre a família dela, a irmã mais velha de Valerie foi encontrada morta, e chegam a conclusão que ela foi morta por um lobisomem que ronda a floresta anoite e aterroriza a aldeia.
Durante anos, eles têm mantido uma trégua com a fera, mas a trégua atacou, pois a fera decidiu levar uma vida humana, com sede de vingança eles partem em busca da fera, eles acreditam que tenham matado o horrendo animal, mas chega a aldeia padre Solomon, afirmando que a fera está viva, e ela é tão humana quanto qualquer um dos aldeões, e eles terão que desconfiar de cada um dos que vivem na aldeia, porém eles não acreditam e decidem comemorar a vitória sobre o lobisomen.
Sendo atacados novamente, eles passam a acreditar nas palavras do padre, em meio a tudo isso Valerie  tenta fugir do seu compromisso com Henry, e descobre segredos difíceis sobre a sua família, e com a constante ameaça do lobo ela começa a suspeitar que o lobisomem poderia ser alguém que ela ama. Para piorar mais a sua situação, ela descobre que tem um conexão muito forte com o lobo.

Eu esperei demais por esse filme achando que ia ser o máximo, mas ele é um filme razoável, e é impossível não compará-lo com Crepúsculo, toda aquela cena de abertura, e o mesmo modo como Valerie inicia a história, e todas as tomadas das floresta.
Apesar do filme ser baseado no clássico conto da Chapeuzinho, acredite, não passa nem perto da história, talvez para tentar aproximar a história eles de alguma forma inseriram um sonho bobo que Valerie tem sobre "Que dentes grandes você tem vovó", e de alguma modo a avó dela deu aquela capa para ela, só para talvez dar título ao filme.
O enredo até consegue dar um clima de mistério, mas os diálogos deixam um pouco a desejar, e as atuações dos atores também foram sofríveis, acredito que por causa do roteiro superficial. Gary Oldman é obrigado a interpretar uma berrante caricatura de um padre, por mais que ele se esforce, o papel é bizarro e ridículo.  Julie Christie, Amanda e Shiloh, foram os melhores que se deram bem nos seus papéis.
A história tinha tudo para ser perfeita, mas não quiseram arriscar colocar um pouco mais de ação e terror, e o que era para ser mais pesado acabou ficando leve, principalmente por tentarem romantizar demais a história.
Agora pontos mega positivos doo filme foi o visual, é realmente incrível, como o cenário - uma vila em meio a floresta, a capa vermelha, a neve. E o amor de Peter e Valerie é lindo, e ele tem aquele rostinho de bad boy que faz toda garota se apaixonar.
A Garota da Capa Vermelha é pra ser assistido mais como uma simples diversão e sem grandes expectativas, não vale gastar dinheiro no cinema, é melhor locar e assistir em casa mesmo. Apesar de todas as críticas negativas (e algumas positivas) eu gostei do filme, mas não posso deixar de comentar as terríveis falhas que ele tem."

2 comentários :

  1. Oi Kézia!
    Eu li o livro e não gostei, por isso nem tive vontade de ver o filme... E pelo que você contou, não perdi nada :)
    Beijos,
    Sora
    Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as imagens do filme! Tenho muita vontade de ler este livro...e pelo menos as imagens do filme conquistam. Mas pela sua resenha as lindas imagens podem enganar... :) bjinhoss.

    ResponderExcluir