sábado, 28 de maio de 2011

A Sangue Frio - Truman Capote

Sinopse: Um homem religioso, uma mãe depressiva, um adolescente, uma garota dona de casa, um cachorro amedrontado e dois ladrões frustrados. Esses e outros personagens são os ingredientes chave para o romance jornalístico A sangue frio, de Truman Capote. O livro é uma reportagem investigativa sobre o assassinato de quatro membros da família Clutter, o casal e seus dois filhos caçulas, ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.

"Escrito por Truman Capote e publicado em 1966. A Sangue Frio relata o brutal assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no no interior do estado do Kansas, nos Estados Unidos da América. Não foi uma leitura fácil porque infelizmente só consegui o livro na versão ebook (nada contra, amo os ebooks), mas acontece que o único que encontrei para baixar foi uma tradução do português de Portugal (não que haja muita diferença, mas sempre tem). A leitura não me agradou, não pela qualidade da escrita, que é muito boa, mas pelo fato de que o autor de alguma forma quis defender os assassinos e não a família assassinada.

Em 15 de novembro de 1959, quatro membros de uma respeitada família da pequena cidade de Holcomb, foram assassinados. Herb Clutter, o patriarca, tinha 48 anos e era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Bonnie Clutter, sua esposa, era três anos mais nova e sofria de depressão profunda. O casal vivia com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatro foram amarrados e amordaçados, foram mortos a tiros de espingarda. O crime abalou a pacata cidade de apenas 270 habitantes. A polícia passou a procurar os criminosos incansavelmente.

O livro descreve minuciosamente a reação dos moradores da cidade, a investigação policial e os passos dos criminosos durante a fuga. Poucos meses depois do crime, Richard Hickock (mais conhecido como Dick) e Perry Smith são presos pela chacina. Condenados à morte, em 14 de abril de 1965 eles são enforcados.

O autor narra a trajetória dos últimos dias de vida dos Clutter: as idas à igreja, os jantares, as horas em frente a televisão, os fins de tardes no quintal, as brigas de irmãos, as crises depressivas da mãe, o namoro juvenil de Nancy, os telefonemas e cada passo que as vítimas deram antes de serem assassinadas.

Descreve também cada passo que Dick e Perry deram antes e depois do crime brutal, o autor conduz os leitores aos detalhes bizarros do crime, porém sua obra deixa no ar importantes perguntas sem respostas.

O que foi que aconteceu? Como uma família tão boa é trucidada de forma tão cruel? De acordo com Capote, o objetivo dos dois criminosos era apenas assaltar, e a família, estaria disposta a entregar tudo. Por que os dois homens não se contentaram apenas em roubar? Por que assassinaram a sangue frio um homem, sua esposa e seu casal de filhos adolescentes que estavam totalmente indefesos? O que explica um crime tão irracional?

Tenho a impressão que Capote omitiu o verdadeiro motivo dos criminosos terem matado toda aquela família, pois a morte de tantas pessoas por uns míseros doláres é demais, a explicação que traz na obra (e claro na realidade), não é satisfatória. Digo apenas Capote porque talvez os assassinos tenham lhe contado o verdadeiro motivo e ele tenha decidido não relatar em sua obra, isso é apenas a minha especulação para crime tão vil.

Capote parecia estar mais do lado dos assassinos do que dos assassinados, até porque existem boatos que Capote manteve um relacionamento homoafetivo com Perry Smith, se é verdade ou não, não se sabe, mas essa empolgação com os criminosos é nitidamente notada ao ler toda a história em que Capote descreve parte do livro a eles, principalmente a Perry que dedica um capitulo inteiro a ele, tentando mostrá-lo como a um ser humano incapaz de cometer toda aquela atrocidade, pois era muito sensível, ou tentado mostrar o quanto sofreu na infância, por isso ele foi levado a ser um criminoso.  

A obra é fria, destituída de qualquer emoção. Tudo bem que a história deve ser escrita com uma imparcialidade, pois é um livro reportagem, mas isso não é notado ao contar a história dos assassinos, essa imparcialidade existe apenas em relação aos Clutters. Há quem leia e passe a sentir pena dos assassinos, mas isso não deve acontecer, eles deveriam morrer e pronto, pois que faz tudo o que eles fizeram não existe nada de sensibilidade em suas almas. 

Outro detalhe que notei ao longo da leitura, mas que não se torna claro, é que Dick e Perry poderiam ser amantes, pois já se conheciam da prisão e podiam ter tido um relacionamento, isso realmente não é explicito, mas pode ser notado em alguns detalhes minuciosos em como Perry admira a Dick, não conseguia ficar longe dele, e que apesar de sempre não concordar com os planos dele, não conseguia deixá-lo. Talvez Perry tenha ficado furioso com Hickock quando ele afirma que irá abusar de Nancy, e Perry não deixa, sente ciúmes e por ódio mate toda a família, note, é apenas mais uma expeculação em relação ao verdadeiro motivo do crime, pois não acredito de maneira nenhuma que tenha sido apenas por dinheiro. Mas se essa é a verdade nua e crua, não consigo aceitá-la. Isso com uma visão do que seria os anos 1960 e da narrativa de Capote, porque hoje em dia se mata até por uma moeda de cinquenta centavos.

Tirando todos os detalhes controversos das narrativa, a obra de Capote é bem elaborada e  escrita, revolucionária para a época, que vendeu milhões e se tornou uma obra prima. Mas apesar do prazer da leitura e dos elogios, essa obra deixa brechas para muitas críticas e dúvidas quanto algumas veracidades."

13 comentários :

  1. Ei Kézia,

    Não conhecia o livro, achei o enredo muito interessante embora não seja meu estilo de leitura.

    Ai eu não gosto de ler ebook não, ainda não tentei ler com português de Portugal, a Hérida comprou uns lindos de lá e fiquei babando, mas quero ver se a linguagem tem muita diferença. rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Li A sangue frio quando era adolescente. me lembro que me impressionou bastante. Na mesma época, eu vi o filme que também é muito bom.
    É clássico do livro-reportagem. Muito bom, apesar de que essa quase 'reverencia' em relação aos assassinos incomoda.

    Bjos!

    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Não li nem vi o filme, mas é um gênero que explora muitos caminhos, o que o torna melhor ainda, embora, como você disse, gere controvérsias entre as partes.

    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!

    beijos!

    Sandra
    http://apenasumavez.wordpress.com
    @thetangerine

    ResponderExcluir
  4. Olá. Não li ainda livro deste gênero, mas fiquei bem interessada em ler esse. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço o livro
    Mas não sou muito fã desse tema, e tenho que confessar que a resenha ficou otima
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro mas assisti a um filme sobre a vida do Capote que fala da relação do autor com os assassinos, essa suposta relação do autor do livro com um dos assassinos também é mostrada no filme.

    Capote realmente revolucionou a literatura, antes dele não existia o romance de não-ficção, mas é um autor que me deixa meio com o pé atrás. Não leria mais pelo conteudo do livro, a história é meio pesada.

    teh mais

    ResponderExcluir
  7. nunca li esse livro e também não faz meu estilo =/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha fiquei interessada no livro!!! =)

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Hmm... Interessante a sua resenha, bem crítica. Engraçado que eu li uma opinião totalmente diferente, de alguém que amou o livro. Agora até fiquei curiosa pra ler, quem sabe algum dia?

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. ei Kézia,
    Não conhece o livro, mas achei a história interessante.
    Vou procurar para ler, apesar de não fazer meu estilo.
    espero gostar. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ha' tempos que quero ler Truman Capote, acho que vou comecar por este. Bela resenha e boa escolha. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Polêmico e mais um tanto! A ótima resenha instiga a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece interessante de ler! Mas parece uma leitura dificil tb.
    Esse genero leitura é muito legal... como me formei em história, li algumas obras mais historiograficas!
    Adorei a resenha! =)

    bjus

    ResponderExcluir