sábado, 27 de novembro de 2010

Literatura & Cinema: A Volta ao Mundo em 80 dias - Júlio Verne

Sinopse: A história singular de um inglês, rico e solitário, que faz uma aposta com seus companheiros de um clube inglês. Ele é desafiado a dar uma volta ao mundo em 80 dias, acompanhado apenas por seu fiel empregado. Nessa viagem conhecerá várias partes do mundo, vivendo grandes aventuras ao longo de sua jornada. Um grande clássico de Júlio Verne.

"A ‘Volta ao mundo em 80 dias’ é uma aventura clássica escrita pelo Francês Jules Verne e inicialmente publicada em 1873.

Fíleas Fogg, excêntrico, metódico, e que tem uma rotina inalterável, frequenta o Clube Reformador. À noite, reúne-se com os colegas para a tradicional partida de Uíste e para comentar os assuntos do dia.

Jean Passepartout é o mais recente criado francês contratado por Fíleas Fogg, e deseja imensamente a rotina inalterável que seu patrão possui.
E algo de diferente acontece em uma das suas costumeiras reuniões, Fogg conversa sobre o assalto ao banco e nesse interim surge uma aposta de 20.000 libras onde Fogg afirma que pode dar a volta ao mundo em 80 dias.

Na mesma noite, 02 de outubro de 1872, começa a viagem tendo de retornar a Londres exatamente às 20:45 do sábado, 21 de dezembro. Fogg parte com seu criado, Passepartout, levando apenas a roupa do corpo e uma mala com 20.000 libras. Uma semana após a partida saem várias notícias no jornal que Fogg pode ser o suposto assaltante do Banco da Inglaterra, o comissário de polícia recebe um telegrama do detetive Fix, solicitando um mandado de prisão para o Sr. Fogg em Bombaim, na Índia.

Enquanto Fix parte atrás de Fogg, este, junto com seu criado enferentam os mais diversos contratempos, em Calcutás eles seguem no meio da selva onde são surpreendidos por um procissão de bramanês no caminho, presenciando um estranho ritual nativo, uma bela mulher era carregada para ser queimada viva junto ao corpo de seu viúvo, Fogg, que estava algumas horas adiantadas no seu intento, decide dar meia volta e resgatar a moça que se chamava Aouda, que depois de ser salva acaba se juntado a ele em sua viagem.

Os três, com Fix em seus encalço enfrentam os mais diversos obstáculos e as mais absurdas situações para poderem chegar a tempo de cumprirem o prazo da aposta.
O livro é interessante, Fíleas Fogg representa o cavalheiro europeu, mas ele é praticamente uma estátua, sem expressões, sem emoções, nada de interessante.

Mas quem da vida a estória é Passepartout, apesar de querer o sossego, ele tem vida, paixões, sentimentos. A volta ao mundo é uma aventura muito louca, o ponto forte do enredo, é o fato dos obstáculos que possam atrapalhar a viagem surgirem quando menos se espera, levando o leitor a uma forte ansiedade em descobrir o que acontecerá em seguida.

Longe de mim querer criticar uma obra tão conhecida como essa, veja bem, na minha opinião, para o meu gosto de escrita, - digo escrita e não a classificação da obra em si - o autor parece um tanto distante demais do leitor, dando aquela impressão de que não estamos vivendo aquela história, mas apenas observando. Tirando isso, o livro é divertido e informativo."

Adaptações
Diversos filmes foram produzidos baseados na famosa obra de Júlio Verne, tendo as mais diversas adaptações, como: Volta ao mundo em 80 dias - Uma Aposta muito Louca estrelado por Jackie Chan

Mas, o mais famoso e mais conhecido, é o que foi produzido em 1956, que venceu  o Oscar nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor fotografia e melhor trilha sonora.

Foi produzido também a  Série de desenho animado "Willy Fog" criada por Claudio Biern Boyd e é uma co-produção entre a Espanha (BRB Internacional S.A.) e o Japão(Nippon Animation).

8 comentários :

  1. Essa história é beeem famosa, né? Mas, sei lá, nunca me interessei.

    Gostei da resenha! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse nunca me despertou interesse pois por algum motivo achava que devia ter uma linguagem difícil de acompanhar. Adorei a resenha, tinha uma ideia diferente do livro, mas não curto muito essa distância, o legal é entrar na história.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Eu tenho vontade de ler esse livro, eu até o tinha, mas era da coleção da Martin Claret, por não gostar da diagramação, fonte essas coisas, dei ou troquei todos os livros que tinha dela, até hoje não consegui comprar outro.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  4. Também nunca me interessei pela história.
    Obrigada por passar no meu blog.
    Também estou te seguindo. Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Como a Claú bem falou. Esse livro também nunca me interessou interesse.
    Sei lá... Apesar de ser hiper, mega famosa, mas não é meu tipo.
    hehe

    Beijão
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar de um filme com esse nome. Mas nem livro nem filme acabam me interessando =/
    Gosto mesmo de chick-lit ^^'

    adorei o blog ;)
    Beeeijo
    http://possosentiramelhorparte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sempre pensei em ler esse livro, mas a idéia nunca foi pra frente! Quem sabe não tento né?

    Otima resenha!

    Ja estou te seguindo!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. eu já assisti o filme Volta ao mundo em 80 dias - Uma Aposta muito Louca estrelado por Jackie Chan e achei legal, o livro eu nunca li e nem tenho muita curiosa, rsrsrs.

    beijos. ^^

    ResponderExcluir