terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cine Pipoca: O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Ficha Técnica
Diretor: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer, Verne Troyer, Tom Waits, Lily Cole, Andrew Garfield.
Produção: Amy Gilliam, Samuel Hadida, William Vince
Roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown
Ano: 2009
Gênero: Fantasia
Sinopse: O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) tem o dom de inspirar a imaginação das pessoas. Dono de uma companhia de teatro itinerante, ele conta com a ajuda de seu assistente Percy (Verne Troyer) e do mágico Anton (Andrew Garfield) para oferecer ao público a chance de transcender a realidade e entrar em um universo sem limites, o qual pode ser alcançado ao atravessar um espelho mágico. Tony (Heath Ledger) foi encontrado pela trupe dependurado em uma ponte, à beira da morte. Após ser salvo, ele passa a integrar a equipe, como forma de escapar de seu passado. Em uma tentativa de modernizar o show, ele termina por conhecer o novo mundo oferecido por Parnassus e passa por diversas transformações no decorrer de sua viagem. Só que esta mágica tem um preço e ele está perto de ser cobrado ao Dr. Parnassus: sua preciosa filha Valentina (Lily Cole).

Curiosidades
* Último filme de Heath Ledger, que morreu durante as filmagens, em 22 de janeiro de 2008.
*Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell substituíram o ator. Eles interpretam Tony após a primeira, segunda e terceira transformação, respectivamente.

"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus pode ser visto como o último filme de Heath Ledger ou como o primeiro filme de Terry Gilliam desde o tão criticado Os Irmãos Grimm - que na minha opinião foi um filme bem interessante. Por ter ocorrido a morte do ator na época das filmagens, os atores que o substituiram fizeram uma homenagem a ele, nesse filme. Heath como um grande ator não deixou nada a desejar no seu último papel em vida, nesse último trabalho ele tem uma despedida digna.

 Dr. Parnassus é um abençoado homem com o extraordinário dom de guiar a imaginação dos outros, mas é amaldiçoado com um sinistro segredo. Jogador inveterado há milhares de anos quando ele contava a história que sustentava o mundo ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, que no qual acabou ganhando e acabou ganhando o tão desejado dom da imortalidade.

Séculos depois, ao conhecer o amor de sua vida, o Dr. Parnassus fez outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, qualquer filho que o Dr. Parnassus tivesse se tornaria propriedade do Sr. Nick. 
Ele acabou tendo uma bela filha,Valentina está prestes a completar 16 anos e o Dr. Parnassus fica desesperado para protegê-la, pois não deseja de forma alguma que sua filha seja levada. O Sr. Nick chega para cobrar a dívida, mas como não pode deixar passar uma boa aposta, resolve renegociar o prêmio. O destino de Valentina será decidido por aquele que seduzir as cinco primeiras almas. 

Dr. Parnassus trabalha com um trupe itinerante onde tem um anão, a sua filha e Percy como assistente, onde seus espectadores tem que atravessar um misterioso espelho, como a um portal e viajar a mundos inimagináveis.
Mas ele precisa seduzir as cinco almas, quando surge alguém inesperado, um homem chamado Tony, que esconde quem é de verdade. E que fará de tudo para pode salvar Valentina.
Seguido por uma série de personagens loucos, cômicos e fascinantes. Numa corrida cativante, explosiva e maravilhosamente fantasiosa contra o tempo para salvar a sua filha.

É o paralelo entre a vida sem graça em uma cidade e seu imaginário colorido e surreal que a boa trama do filme de sustenta. O resultado é uma refinada poesia visual, uma direção de arte caprichada e efeitos especiais sem limites. Todas as sequências de fantasia qua acontecem dentro do espelho são deslumbrantes.

Quanto à morte de Heath Ledger, o problema foi solucionado de maneira expetacular, com Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell completando o papel. O fato do enredo ser totalmente fantasioso, os roteiristas  arranjaram um jeito natural para explicar as mudança de atores. Ela ocorre toda vez que Tony entra no mundo de fantasia. Um ideia realmente brilhante. Alguns pontos ficaram irregulares, as vezes até arrastado, mas suas qualidades superam os defeitos.

Outro fato interessante é que o enredo retrata, lições de moral e personagens tão dúbios que podem chocar os espectadores. No meio de toda fantasia, o diretor apresenta a natureza má dos seres humanos, descascados camada por camada de suas essências.
Enfim,a obra desperta várias emoções em seus espectadores, não há como chamar este filme de uma verdadeira obra-prima."

4 comentários :

  1. Estou doida para ver esse filme, mais pelo Johnny Depp claro! ***amor da minha vida rs =p
    E também porque amo* filmes nesse gênero.

    ResponderExcluir
  2. ei Kézia, eu não conhecia esse filme, mas gostei achei o enredo interessante. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme naum me chamou atenção... mas ainda vou ver para ter certeza...


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero ver esse filme, mas ainda não deu. Parece ser bem interessante. E a "solução" que eles deram pra morte do Ledger foi bem inteligente.

    Bjos

    ResponderExcluir