terça-feira, 19 de outubro de 2010

Crônicas do Mundo Emerso: O Talismã do Poder


Sinopse: A batalha final pelo destino de um Mundo.

" Li em alguns lugares a reação de surpresa com um final tão original e diferente. Mas infelizmente pra mim não foi assim. Quando escrevi a resenha do segundo volume, disse que o final não fora tão interessante, porque já dava uma prévia para o que ia acontecer no último volume.
E realmente não me surpreendeu, incrivel como toda a busca de Nihal, poucos eventos me surpreenderam e adivinhem, muito antes de Nihal pensar em enfrentar o Tirano eu já sabia o que ele era (sinistro não).

No terceiro e último volume da trilogia Crônicas do Mundo Emerso: O Talismã do Poder, o Tirano está um passo da conquista final, com seu exército de mortos cada dia maior e com os seus fiéis guerreiros mais e mais poderosos e os intrigantes fâmins em seu poder.
Um misterioso talismã é a única saída para evitar a derrocada das Terras Livres. Para utilizá-lo, Nihal e Senar precisam encontrar as oito pedras mágicas para preenche-lo, e para consegui-lo ela precisa encontrar os santuários perdidos guardados por deuses e enfretá-los para ser digna de adquirir as pedras.
As dificuldades são desafiadoras e inúmeras, pois Nihal e Senar têm que viajar por praticamente todo o Mundo Emerso e passar por terras dominadas pelo inimigo, e fazer o possivel para que não sejam pegos.
A medida que o talismã é preenchido, Nihal vai enfraquecendo. O tempo vai ficando mais escasso para ela poder enfrentar tudo o que passa em sua vida.
Junto com Nihal e Senar, também os acompanhará o corajoso Laio,o amigo e fiel escudeiro de Nihal que será de grande valia e terá grandes surpresas.
Em meio a tantas lutas e tristezas, Nihal encontra o verdadeiro motivo para seguir vivendo através do amor de Senar.
Ao mesmo tempo em que Nihal empreende essa perigosa viagem. Ido também irá descobrir coisas que não gostaria e terá que encontrar novamente força e coragem para superar seus limites e enfrentar o seu destino e as poucas tropas que restaram do exército das Terras Livres se preparam para a grande e ultima batalha.

Licia Troisi faz deste volume uma grande batalha épica recheada de magia, reflexão, e personagens mais desenvolvidos.
De alguma forma esse livro me fez pensar bastante, se eu fosse uma crítica literária diria que a escritora tem uma visão um tanto triste do mundo, pois no Mundo Emerso, nunca existe e jamais existirá a paz. Até os motivos do Tirano para a guerra são "nobres", mas segundo ela o que realmente motiva o ser humano é o ódio, todos somos maus, um dia o verdadeiro ódio trancado em nossos corações sairá, basta que o nosso mundo perfeito se quebre. Pude tirar várias conclusões a partir da visão do mundo através de Nihal, Senar e do Tirano.
 Mas não nego que a escritora teve uma boa originalidade para terminar essa trilogia, muito mais energia , mais adrelina e aventura e muita ação. "

5 comentários :

  1. Oi, Kézia,

    Me parece muito triste esse livro. Acho que não curtiria a leitura.

    beijoo

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante queria EU ter ficado com Senar...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gente que vontade de ler !
    Adorei :-)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com vontade comprar a trilogia, tá com um preço bem bacana no Submarino.
    Adoro fantasia =)
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Também queria ter ficado com Senar...
    Você tem razão. A autora faz parecer que todo o mundo é motivado por ódio, dor e mágoas e que o amor causa isso. Então para que viver não é?!
    Mas acho que a principal finalidade é a persistência de não desistir de seus sonhos e dos seus ideais!
    Você e deve se lembrar que Nihal teve uma época sombria em sua vida, que parecia uma máquina feita para matar. Mas é para que se perceba que não devemos nos afundar em nossas mágoas.
    Nas Guerras do Mundo Emerso(a 2ª trilogia) há uma guerra, e quando procuram ajuda com Senar ele rejeita, dizendo que o mundo só tem guerra, que não adianta lutar, pois o mundo se afundará no ódio das guerras denovo e denovo... E isso é muito ruim!
    Na 3ª trilogia(Lendas do Mundo Emerso) há outra guerra, e se continuar só haverá guerra!
    Esse é o ponto negativo da história!
    Beijos!

    P. R. P. Miranda(robertacdf@hotmail.com)

    aordemdoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir