segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen - Cora Harrison

Sinopse: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen recria o diário de Jenny Cooper, prima e amiga da proeminente escritora inglesa Jane Austen (1775 - 1817), revelando uma fase até então pouco conhecida de suas vidas, a adolescência. A obra, que mescla dados reais e ficção, traz um retrato da excitante sociedade britânica de 1790, em que os bailes aristocráticos, com seus trajes luxuosos e repletos de todas as etiquetas sociais e códigos de galanteio, refletiam o ritual de convenções que envolvia a educação da mulher naquela época, a fim de receber a tão esperada proposta matrimonial. Recheado de pequenos romances, amores prematuros, casamentos por dinheiro, descobertas e aprendizados sobre a vida e o amor, o livro recria a atmosfera dos romances da própria autora de Orgulho e preconceito, através de uma narrativa envolvente, de rica reconstituição histórica. Jenny, órfã de pais, viveu boa parte da sua infância em um internato em Southampton, na companhia de Jane, um ambiente frio e miserável que, nas suas palavras, "cheirava à morte". Com a coragem de Jenny para salvar a prima que estava muito doente, as duas conseguem se libertar e vão morar na casa da família Austen. Entre aulas de etiqueta com uma prima francesa e alguns flertes - por ocasião do seu primeiro contato com garotos -, Jenny se apaixona por um marinheiro, e se vê diante de um dilema que representava um risco à sua reputação. Com esse diário aberto ao público, as jovens fãs de Jane Austen terão a oportunidade de se encantar ainda mais com a personalidade marcante, a inteligência, a perspicácia e a divertida forma com que essa escritora lidava com as adversidades. Jenny Cooper conta com orgulho e carinho sobre como amadureceu com a amizade de Jane Austen - a menina esperta que sempre tem respostas para tudo -, suas incríveis histórias imaginadas a partir de pessoas do seu convívio e seus conselhos sempre confortantes.

Jane Austen e Jenny Cooper, sua prima vivem em um internato, onde a diretora é uma cruel e mesquinha criatura. Jane está muito doente e seu cuidado tem sido negligenciado pela Sra Cawley. Jenny está em um estado de aflição sem tamanho, ela precisa avisar seus tios - Sr. e Sra. Austen - a qualquer custo. Precisa deixar seus temores e timidez para avisá-los, pois a Sra. Cawley a proibiu terminantemente de enviar qualquer aviso a família.

Mas Jenny não quer ver sua amada prima morrer, ela decide desafiar as ordens da Sra. Cawley, saindo escondida do internato durante a noite - arriscand sua vida e sua reputação - para colocar a carta no correio. Jenny inicia uma emocionante e temerosa aventura pelas ruas escuras de Southampton, fugindo de bêbados e estranhos, e a assustada Jenny acaba encontrando um gentil cavalheiro para lhe ajudar. O Capitão Thomas Williams a acompanha até o correio e de volta ao internato garantindo a segurança da jovem após lhe explicar as suas aflições em relação a prima.

Quando o Sr. e Sra. Austen ficam sabendo do estado de Jane, imediatamente partem para buscá-la, ao chegar encontram também a sobrinha muito doente. Sendo Jenny orfã, assumem os cuidados com a garota e autorizada pelo irmão mais velho Edward-John, ela passa a morar com a família de Jane.
Lá, ao lado de sua prima e melhor amiga Jane Austen - e em meio aos seus muitos primos -, Jenny será muito cortejada, mas não conseguirá esquecer seu encanto pelo jovem cavalheiro que a ajudou naquela noite. Será que se encontrarão novamente? Será que ele seria capaz de guardar o seu segredo ou arruinaria a sua reputação contando a todos o que fez?


Eu fui a melhor amiga de Jane Austen é baseado na vida de Jane Austen, apesar de ser um enredo fictício, todos os personagens são reais, e nos faz imaginar  que a doce história de Jenny realmente tomou o caminho do livro. Além de ter trechos dos romances que Austen ia escrevendo e a narração da vida dos Austens e meio a bailes e cortejos, o livro traz um grande enriquecimento cultural em relação como se comportavam todos em uma sociedade extremamente rigorosa em que pelo simples fato de uma dama andar desacompanhada poderia arruinar sua reputação. A forma como todos se tratavam e viviam me fascina, acho lindo todos os zelos e etiquetas e regras, mas com a minha alma rebelde paro e penso que nunca seria feliz em uma época como essa, onde todos tinham que se comportar de acordo com rigorosas regras e as moças casavam cedo demais.

Outro destaque do livro é o foco entre as primas amigas Jane e Jenny, ambas são pessoas bem diferentes, completamente opostas uma a outra, o que torna a amizade delas ainda mais singela e delicada. Enquanto Jenny é uma pessoa meiga, tímida e apaixonada, que adora escrever e desenhar em seu diário e guardá-lo para si, Jane é espirituosa, cheia de personalidade, e muito rebelde, comparada ao século em que vivia, decidida e disposta a fazer com que sua vida aconteça a sua maneira, mas não deixa de acreditar que todos merecem um final feliz, apesar de suas audácias, Jane mostra ser uma moça muito romântica.

Para os fãs de Austen (que acredito que seja muitos) esse livro não pode faltar na estante, le-lo é como poder ver uma adolescente garota e descobrir como foi se transformando na grande autora que continua imortal através dos séculos, é a afirmação de como Austen sempre foi uma pessoa avançada para a sua época, inteligente, cativante bem humorada e sensível.

Escrito em primeira pessoal, de leitura fácil e descontraída, Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen merece muita atenção, não apenas pelo fato de ter Jane Austen no enredo, mas por ser fofo, adorável, e com um romance lindo e delicado, e que prende do começo ao fim!

3 comentários :

  1. Oi querida,
    Passando para te deixar um feliz natal e ano novo, pois vou entrar de férias e internet somente ano que vem agora para mim, mas deixei posts programados lá no blog então não me abandone ok?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI,Kezia.
    Sou nova no mundo dos Blogs e estou agora começando a conhecer outros Blogs sobre livros. Gostei muito do seu. Está bem montado. Acabei de dar o larga no meu e ficaria feliz se vc. o visitasse. http://oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ . Beijo NILDA

    ResponderExcluir
  3. Oi pode me passar um email pra contato?

    ResponderExcluir