quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Angel Beats!

Angel Beats é um anime de 13 episódios produzidos pela P.A. Works e Aniplex e dirigido por Seiji Kishi. A história foi criada originalmente por Jun Maeda, que também escreveu o roteiro e compôs a música com a ajuda do grupo Anant-Garde Eyes, e se passa em um mundo após a morte onde seus personagens tem que superar suas antigas vidas na terra e seguirem em frente.
Resumo
Angel Beats! acontece em uma escola de "vida após a morte", em algum local entre o Céu e a Terra. E inicia-se quando Otonashi, de repente acorda ao lado de uma garota segurando uma arma e dizendo para ele defender-se, em meio a essa loucura ele descobre que está morto e deve-se defender do Anjo, sem acreditar no que a garota diz, ele caminha até a suposto Anjo e pergunta se está morto, ela o ataca, surpreso ele apaga e acorda em uma enfermaria.
Assim Otonashi passa a viver a sua nova "vida", ele perdeu suas memórias sobre a sua vida na Terra, e conhece Yuri, a garota que o "salvou" e ela o convida para se juntar ao Shinda Sekai Sensen  ("Frente de Batalha pós vida"), cujo o nome muda frequentemente, com o objetivo de lutar contra o Anjo e um dia confrontar Deus, pelos destinos cruéis que as suas vidas tiveram antes da morte.
Neste mundo estranho, visto como uma espécia de purgatório, são enviadas as pessoas que não eram felizes ou que não conseguiram realizar seus sonhos em vida. Otonashi aprende a viver nesse mundo estranho que inicialmente foi lhe apresentado como um lugar hostil, nesse mundo ele encontra os NPCs que se comportam como alunos-modelo. Assim todos os alunos e professores que praticam uma mesma rotina todos os dias.
O grupo acredita que o Tenshi, uma menina com habilidades incríveis - conhecida por eles como Anjo - e presidente do conselho estudantil é inimigo deles, e Yuri acredita que se eles se comportarem como um aluno normal na escola irão desaparecer.
Otonashi entre nessa guerra contra Tenshi sem mesmo saber o porque, pois sente uma simpatia grande pela garota. Mas concorda em fazer parte do grupo, porém são as suas atitudes que farão toda a diferença no rumo da vida do grupo Shinda Sekai Sensen, ele começa a se acostumar com a sua nova vida e a interagir com seus novos amigos, e vai descobrindo o que os levou a parar nesse mundo, e quando a vocalista do grupo de meninas do Dead Girls Monster, desaparece em uma apresentação solo do grupo, ele compreende o porque de estarem ali, e após conhecer Tenshi em uma operação bem sucedida pelo grupo ele descobre que o nome do Anjo é Kanade Tachibana e que ela é tão comum quanto eles. Depois de conhecê-la melhor Otonashi pede ajuda a Kanade para que possa ajudar os seus amigos realizarem seu sonhos e cumprirem o objetivos deles nesse mundo, que é a aceitação e a superação de suas vidas na terra.
Personagens.
Yuzuru Otonashi: Devido ao seu passado, ele tem uma personalidade solidária e não gosta de ver ninguém sentindo dor ou triste. Depois de morrer em um acidente de trem, ele perdeu as memórias da vida que teve na terra, mas depois as recupera com a ajuda da hipnose de Naoi. Ele tinha uma irmã mais nova, Hatsune, que morreu de uma doença. Por esse motivo, ele decidiu ir para a escola para se tornar um médico, mas morreu antes de ter seu sonho realizado.
Yuri Nakamura: Yuri, também conhecida como Yurippe, tem uma personalidade determinada. Ela convidou Otonashi para se juntar ao SSS, uma organização que ela fundou, com o propósito de se opor a Deus e a Tenshi. Ela ficou revoltada, depois de que seus três irmãos mais jovens foram assassinados quando ela estava viva e nunca se perdoou por não ter impedido a morte deles.
Kanade Tachibana: É a presidente do conselho estudantil da escola após a morte.  O grupo SSS chama-lhe "Anjo", pois não sabem seu nome verdadeiro e a consideram uma inimiga poderosa. Ela raramente expressa suas emoções, é incrivelmente poderosa e quase indestrutível Ela cria os seus poderes através de um programa chamado Angel Player. Ela é dedicada a ajudar os outros a superarem os seus arrependimentos e seguir adiante. Ela veio ao mundo pós vida para agradecer a pessoas que salvou a sua, pois recebeu um transplante de coração.
Membros do SSS: Hideki Hinata,Takamatsu, Noda, Shiina, Yuda, Fujimaki,TK, Matsushita, Ōyama, Takeyama, Ayato Naoi.
Membros da Banda Dead Girls Monster: Masami Iwasawa,Hisako, Miyuki Irie, Shiori Sekine, Yui.
Opinião.
Angel Beats é um anime questionador sobre a vida, sobre Deus, sobre as nossas escolhas, sobre as coisas ruins que nos acontecem durante nossa existência. Que vão sendo explicadas ao longo do enredo
Como o mundo que Otonashi foi era um lugar de reparação, o anime tem muitas estórias de vidas tristes que nos colocam para pensar, analisar certas questões e até mesmo filosofar, e apesar do drama ser constante, de uma forma inusitada o anime consegue ser divertido.
As questões iniciais são logo apontadas como vida após a morte, aceitação, revolta, medo de perdoar-se e Deus, inicialmente nota-se a revolta gritante de Yuri em relação a ele, pela triste vida que teve na terra. E ela deseja lutar contra ele. Confesso que no inicio fiquei meio tipo assim, porque sou uma Teísta fanática neh?
Mas fui assistindo e compreendendo muitas coisas, pois os personagens que ali estão, tem um sentimento de culpa e impotência diante da vida, e não conseguem aceitar que o que foi, já foi, e isso os limita de ver pra que serve o mundo que eles estão. E assim podemos compreender Kanade (o Anjo) lutando enfurecida sem saber a forma de salvá-los.  E apesar de toda a revolta de Yuri, descobre através de um NPC que ela é uma fonte de amor, porque amava tanto a todos, e os queria tanto protegê-los, e compreende que neste mundo em que ela estava algo ou alguém (que poderia ser Deus), queria que eles fossem felizes/que amassem/que passassem e prosseguissem. 
E como foi difícil para ela aceitar isso, ela entende que Otonashi chegou a esse mundo para salvá-los e ajudá-los, pois foi o primeiro a compreender esse mundo, pois todos que estavam ali deveriam seguir e passar. Deveriam viver o que não viveram na terra e realizarem seus desejos, e quando Otonashi recorda a sua vida na terra, ele não culpa a Deus por isso, ele aceita, aceita que a vida é assim, não é Deus que nos coloca em algo ruim, são as ações das pessoas, são as escolhas das pessoas ruins, que nos colocam em situações difíceis e nos mostra a nossa impotência diante da vida, mas que podemos superar tudo isso com o perdão.
Além das estórias tristes, tem os momentos emocionantes, onde narra a forma de vários alunos do grupo terem obliterado (ou seja, aceitado o perdão e desaparecido desse mundo), e esses momentos emocionantes é que torna esse anime tão perfeito, tão lindo. Como a história da vocalista da Dead Girls Monster, da Yuri, do Otonachi, e principalmente da Kanade, e como ela foi parar nesse mundo apenas para agradecer a Otonachi por algo que ele fez em vida a ela.
Além de todo um enredo instigante, questionador e estórias emocionantes e final de derramar lágrimas, a trilha sonora é incrível, com músicas linda demais. Recomendo, pois com certeza é um dos melhores animes já produzidos nos últimos anos.
Livros.
Entre novembro de 2009 e maio de 2010 foi realizada uma série de sete contos (Light Novel) chamada Angel Beats! Track Zero. Eles foram escritos por Jun Maeda e desenhados por Goto que foram publicados na revista ASCII Media Works Dengeki G's.
O protagonista das histórias é Hinata e a série conta como Yuri e Hinata se conheceram, como descobriram o anjo e os outros personagens e como o SSS foi formado. Um capítulo especial foi publicado no sexto volume da Dengeki G's Festival! Deluxe em 29 de março de 2009 é focado na Girls Dead Monster, grupo fictício de música J-Pop.  (fonte Wikipédia)
Mangá
O mangá intitulado Angel Beats! The 4-koma: Our War Front começou a ser publicado em Dezembro de 2009 na revista ASCII Media Works 'G's. O mangá é escrito pelo autor Jun Maeda e é ilustrado por Haruka Komowata.  Outro mangá, intitulado Angel Beats! Heaven's Door, e ilustrado por Yuriko Asami, começou a ser publicado na revista Dengeki G. Heaven's Door e foi baseado na light novel Angel Beats! Track Zero(fonte Wikipédia)

3 comentários :

  1. Gosto de anime, mas é aqueles bem bestinhas que passam na televisão
    E esse não conhecia
    Mas parece ser bom
    Estou seguindo

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse é um anime fantástico e na maioria das vezes, durante uma conversa, acabo esquecendo-se dele - talvez pela quantidade de episódios. Sei que ao ler uma matéria sobre ele na NeoTokyo, baixei o primeiro episódio no mesmo dia e não parei de assistir. Era tão incrível, tão lindo - graficamente falando -, tão rico, com uma trilha viciante... Com certeza uma indicação mais do que merecida.
    Aliás, é o tipo de anime que se eu pudesse daria mais 100, 200 ou até 300 episódios.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei mt desse anime terminei hj e queria saber onde posso achar os mangás em português, se é que têm, de Angel Beats! Track Zero, Angel Beats! Heaven's Door e o Angel Beats! The 4-koma: Our war front!!! Quero mt ver, gosto de como ele nos faz refletir sobre as coisas!!!

    ResponderExcluir