quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sereia - Tricia Rayburn

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

É interessante quando autores decidem criar história diferentes dos temas populares, e o melhor é quando conseguem cativar o leitor. Sereia é um desse livros que apesar da história ser fraquinha, consegue cativar pela categoria, enredo "diferente" e personagens intrigantes e alguns apaixonantes.

Vanessa Sands - 17 anos - e Justine estão ansiosas pelo verão, estão indo com a familia para Winter Harbor e não vem a hora de encontrar os irmãos Caleb e Simon, seus amigos de infância, e com o passar do tempo Caleb veio a se tornar o namorado de Justine.
Vanessa admira Justine e gostaria de ser despojada, linda e corajosa como ela, e não uma medrosa desengonçada, mas o que Vanessa não consegue ver, é que tem uma beleza estonteante. Mas Justine é muito preocupada com Vanessa e faz de tudo para protegê-la.
Tudo muda bruscamente, quando em uma noite nos penhascos de Winter Harbor, sua irmã Justine misteriosamente pula do um precipício e seu corpo é encontrado sem vida, abalando família e amigos.
Com a morte de Justine, Vanessa sente-se perdida em todos os sentidos da sua vida, e começa a descobrir que a sua querida irmã lhe escondia segredos, e percebe que a morte de  Justine não faz sentido algum. Essa sua certeza, faz com que volte a Winter Harbor disposta a descobrir o que realmente Justine queria, para poder deixar tudo pra trás e ficar em paz.
Chegando em Winter Harbor, ela espera encontrar Caleb, namorado de Justine, que acredita que seja o único que saiba o que aconteceu, mas descobre que Caleb está desaparecido, .
Tudo fica ainda mais estranho, quando corpos começam aparecer na beira da praia, homens com os corpos mutilados mas com sorriso estampado no rosto.
Mas nada a fará ir embora, precisa esperar por Caleb, precisa saber os segredos que Justine não queria contar a ela. Vanessa acaba conhecendo Paige, que junto com a família é dona de um dos restaurantes da cidade, e é no restaurante com Paige que Vanessa tenta se distrair, trabalhando como garçonete, e no tempo vago conhecendo Simon melhor, que também anda preocupado com o irmão, os dois formam um parceria para encontrá-los.. Mas muitas perguntas sem respostas começam a aparecer, e Vanessa logo descobrirá que a sua vida é completamente diferente do que ela imaginava e descobre segredos que preferiria mantê-los escondidos.

Serei é um livro diferente, principalmente por tratar de um tema que é pouco explorado na literatura, as conhecidas e sedutoras cantoras do mar, Sereias. Só que elas não são abordadas da maneira típica que são vistas nas lendas. Tricia deu uma roupagem nova para elas, não se transformam em metade peixe, vivem na terra tranquilamente, mas precisam de muita água salgada pra sobreviver, são belas, e o clássico, conquistam com a voz.
Além de abordar uma história com um ser mítico bem peculiar, o enredo é feito de suspenses e mistérios, com um narrativa envolvente (apesar de algumas confusões para que o leitor possa se situar), e com desfecho que não deixa pontas soltas.
Grande parte dos personagens são interessantes, chamam a atenção, Zara a irmã misteriosa e mal humorada de Paige. Paige, por sua vez, é cativante, doce, divertida. E Simon, claro, a autora soube escolher o personagem, fugiu do estereótipo e colocou um lindo nerd na história, me conquistou completamente.
Já Vanessa, apesar de não ser caracterizada como a feinha, como a maioria dos YA's da atualidade, é um pouco sem graça, boba, sem sal, principalmente a parte de ter medo de tudo. Mas com o decorrer da história ela consegue ser mais interessante.
Apesar das partes fraquinhas, o livro é bom,  principalmente pelo fato da autora tentar inovar em todos os sentidos, e se ela continuar por esse caminho, o segundo livro pode ser muito bom, se souber aproveitar a história que tem nas mãos.

3 comentários :

  1. Boa noite Kèzia,

    Apesar da sua excelente resenha não sei se esse livro entra na minha lista de desejados.....abçs e parabéns pela resenha.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho certa curiosidade com esse livro, mas algo sempre faz com que desista de lê-lo. Acho que já estou um pouco saturado de livros com temática sobrenatural. Mas quem sabe um dia não o leia.

    E adorei a resenha, jogou luz em alguns pontos do livro que me intrigavam ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Kézia,
    Quando vi esse livro ser lançado não chamou minha atenção. histórias com sereia me lembram muito filmes da Disney, nunca tinha pensado nelas como romance sobrenatural. Mas, pelo que você descreveu o livro parece interessante. Vale a pena dar uma chance para essa história.

    Bjos

    ResponderExcluir