segunda-feira, 30 de julho de 2012

Perfect You - Elizabeth Scott

Sinopse: Kate Brown's life has gone downhill fast. Her father has quit his job to sell vitamins at the mall, and Kate is forced to work with him. Her best friend has become popular, and acts like Kate's invisible. And then there's Will. Gorgeous, unattainable Will, who Kate pretends she can't stand even though she can't stop thinking about him. And when Will starts acting interested, Kate hates herself for wanting him even though she knows she's just his latest conquest. Kate figures the only way things will ever stop hurting is if she keeps to herself and stops caring about anyone or anything. What she doesn't realize is that while life may not always be perfect, good things can happen--but only if she lets them.

Perfect You me chamou muito a atenção pela capa e pelo titulo, ambos fofos. Ao iniciar a leitura não esperava uma grande enredo, mas um livro clichê, com uma história clichê para passar o tempo, mas ao decorrer da leitura o livro consegue surpreender, e muito.
É muito mais do que se apresenta, trata de temas do dia-a-dia de uma adolescente comum, cheia de incertezas em praticamento todos os setores da vida, mas com um pano de fundo que nos tira da mesmice e nos coloca para pensar. Como superamos as adversidades das nossas vidas? Procuramos a felicidade em meio ao caos, ou ficamos parados vendo tudo desmoronar e não fazemos nada para resgatar o que ficou de bom?

Kate Brown nunca foi uma garota popular, e nunca se importou com isso e juntamente com sua amiga Anna debochou das garotas populares da sua escola, mas de repente isso muda quando Anna volta das férias super magra, loira e bronzeada, e pasme, ela se tornou uma das garotas mais populares e namora um dos garotos mais populares da escola, e agora ela finge que não conhece Kate. 
Para piorar o mundo de Kate o pai abandonou o emprego para vender as vitaminas "Perfect You", porque acredita que finalmente encontrou o seu sonho, conseguiu uma loja no Shopping para vender seus produtos e "obriga" Kate a trabalhar todos os dias, mas ele passa mais tempo jogando videogame e indo ao cinema do que tentando vender as vitaminas, deixando todo o trabalho para Kate e seu irmão, que já se formou na faculdade, mas ainda mora na casa dos pais, vendo televisão e acumulando garotas em sua longa lista. 
Mas o drama da vida de Kate está apenas começando, agora ela anda com outras garotas que não sente muito afinidades, tenta se aproximar de Anna em vão, mas o que mais a está deixando louca é o seu amigo irritante Will - um garoto lindo, lindo, lindo, que já ficou com praticamente todas as meninas da escola, e agora tem uma atenção especial em Kate. Ela sempre teve uma queda por ele, mas acredita que é só mais uma na fila de conquistas do garoto. Mas a coisa vai ficando mais séria entre eles, e acabam dando uns amassos no Shopping, agora Kate não tem tanta vontade assim de abandonar seu trabalho, mas mesmo assim as coisas continuam difíceis, com seu pai sem emprego e não ganhando praticamente nada com suas pílulas, a mãe de Kate tem que pedir a ajuda da avó, mas praticamente todos na família a odeiam, eles estão prestes a perder a casa, Anna deu sinal de que ainda a considera sua melhor amiga,  Will parece gostar de estar com ela, mas Kate não consegue acreditar. Como ela irá conseguir superar todas essas mudanças em sua vida sabendo que nada pode ser como antes, e achar um meio de ser feliz?

O que me fez gostar muito desse livro foi a proximidade com a realidade, apesar de ser uma história comum, e narrando uma vida normal de uma adolescente comum. 
A história de Kate pode acontecer com qualquer um, muitos conhecem pessoas assim: com um amigo, um vizinho... um conhecido... apesar de parecer um enredo juvenil, não chega a ser assim.  
O pai de Kate largou o ótimo emprego para seguir um sonho? Mas o que fazer quando esse sonho pode simplesmente destruir com as pessoas que estão ao seu redor, tanto emocionalmente quanto financeiramente, será que é um sonho mesmo, ou apenas um delírio insano?
A amiga de Kate a rejeita para entrar no mundo dos populares, mas quer uma amizade secreta com a amiga quando se sente só... será que é uma verdadeira amizade? Porque se rastejar para ter uma amizade de alguém que nunca se aceitou e mesmo assim não consegue se aceitar e muito menos valorizar uma amizade verdadeira?
E quando alguém que você gosta muito, mas achava que não valia nada se mostra a pessoa mais paciente do mundo e muito sensível, capaz de amar e surpreender, assim como Will, mas que você não consegue acreditar se a atitude é verdadeira ou superficial, porque está tão acostumada a enxergar do mesmo modo que os outros?
As coisas só complicam,  Elizabeth Scott consegue descrever as adversidades da vida com tanto realismo e uma visão filosófica incrível.
O enredo traz a mistura de tudo, drama, tristeza, diversão, felicidade, dor. Uma mistura de todos os sentimentos em uma unica história, apesar de Kate ser muito dramática e sofrer por coisas pequenas e insignificante, a autora faz com que Kate cresça em cada página do livro e comece a enxergar que a vida não é perfeita, mas que mesmo assim podemos aceitar que a vida muda, que não se deve viver no passado, e que tem coisas que não adianta tentar fazer voltar a ser como era antes porque tem situações em que isso se torna impossível, e que a felicidade somo nós que temos que buscar, sem medo de arriscar, e quando a vida coloca alguém tão especial em nossas vidas,  devemos simplesmente aceitar e viver aquele momento intensamente.

4 comentários :

  1. Oii Kézia!
    Sempre quis ler esse livro, parece ser muito fofo mesmo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kézia (:
    Esse livro deve ser uma fofura! Estou sentindo falta de livros mais próximos à realidade mesmo, já que ando lendo bastante sobrenatural ultimamente. Protagonistas dramáticas me irritam, mas quando o resto do enredo é bom, não me importo tanto assim! Essa capa é uma gracinha. Fiquei com vontade de ler :3
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro... Pela sinopse e capa pensei mesmo que fosse de um clichê romântico bobinho.
    Adorei saber que a autora conseguiu usar esse tema de forma inovadora e sua resenha me deixou bem curiosa para ler! Amo romances assim e pelo visto irei me apaixonar por esse também! :D
    O livro ainda não foi publicado aqui no Brasil? Não sei nadinha de Inglês. x_x

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Eu não conhecia esse livro ainda mas achei super fofo...a capa do livro eu achei meio estranha depois de ler sua resenha que ficou show viu...achei super interessante por se tratar algo tão perto de nossa realidade como tu mesma disse pelo que li lembrei de momentos de minha própria adolescencia só uma duvida o livro vai é em ingles ou somente o título???
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir