quinta-feira, 14 de junho de 2012

Literatura & Cinema: Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

“A vida não é justa; é apenas a vida – disse ela, de maneira suave e confiante. – Todos têm momentos em que sentem como se estivessem à deriva,
 abandonados mesmo... Mas não é verdade. Não quando se tem fé.”

O amor que conhecemos hoje é muito louco, muita paixão, efusivo, descontrolado, arrebatador, mas quando chega uma grande dificuldade, parece que toda aquela paixão vai embora como se nunca tivesse existido, e namoros são desfeitos e casamentos terminados.
No entanto o amor é diferente, ele é benigno, calmo, atencioso, suporta a dor, as desavenças, as tristezas, as dificuldades, e até mesmo o esquecimento.
Para Sempre  mostra através da vida do casal Carpenter, que o verdadeiro amor existe, que aceita mudanças, reconstrói, reconquista e que é eterno, até mesmo quando não somos capazes de lembrar...

Kim e Krickitt
Kim conheceu Krickit da forma mais inesperada possível em 1992, ele, treinador de um time de baseball, ligou para uma loja que vendia casacos técnicos, pois precisava de um, e esperou que uma funcionária chata atendesse ao telefone, mas ao ouvir a voz alegre e divertida da garota que estava do outro lado, Kim se encantou imediatamente, ele ouviu a voz de Krickitt, e por mais estranho que parecesse, ele queria ouvir a voz da garota novamente, e assim ligou várias vezes a loja para tratar sobre os casacos, mas ficava conversando com Krickitt, até que ela lhe passou seu telefone e ambos passaram a conversar muito e muito mais do que poderia imaginar.

Ele descobriu que Krickitt era muito interessante e uma fanática por esportes, muito mais que ele. E assim surgiu um amor entre os dois, mas ambos moravam em cidades diferentes, estava na hora de se conhecerem, e quando se viram, o amor ficou muito mais forte, descobriram que foram feitos um para o outro, e eles precisavam tomar uma decisão importante, ou ficariam juntos ou terminariam.
Assim em poucos meses ele se casaram em uma linda cerimônia com direito a uma lua de mel no Hawai. Com dois meses de pura felicidade, o jovem casal vai visitar os pais de Krickitt no Dia de Ação de Graças, no caminho Kim estava cansado e passa o volante para esposa, e sem que percebam ambos sofrem um terrível acidente.
Kim ficou bastante machucado, sofreu sérios ferimentos, porém sua esposa sofreu muito mais, ficou entre a vida e a morte, e por um milagre divino ela sobreviveu, ficou em coma, teve traumas cranianos mas aos poucos foi melhorando. Entretanto, a única coisa que Krickitt não conseguiu recuperar foi um ano de sua vida, esqueceu completamente de seu namoro, noivado e casamento com o marido Kim.

Pra nossa sociedade moderna, o casamento está cada vez mais banalizado, e é simplesmente incrível e com certeza fascinante quando passamos a "conhecer" Kim, um homem de valor e coragem, e capaz de amar sem medidas, e o mais importante, a responsabilidade e caráter em cumprir e honrar uma promessa que fez a uma pessoa amada diante de Deus e da sociedade.
Essa atitude é tão nobre e bela ao mesmo tempo, que pode parecer impossível de acreditar, pois pra nós que vivemos em uma sociedade onde honra e dever jã não tem mais tanto valor, principalmente no casamento, onde se prega que se uma pessoa não é mais tudo aquilo, deve-se abandonar, ou quando surge qualquer indício de dificuldade, muitos querem abandonar o barco, nos faz acreditar que o mundo ainda é belo, que devemos mudar nossos valores, nossas escolhas, a nossas vidas, e que nunca jamais devemos deixar que nossa fé e esperança sejam abaladas.

É reconfortante saber que ainda existe no mundo pessoas como Kim, capaz de fazer tudo, mas tudo mesmo por quem se ama. Pois Kim viu suas esperanças quase desaparecidas, pois sua amada e alegre esposa já não se lembrava mais dele, e para piorar ela não era mais a mesma pessoa com quem se casara, tornara-se agressiva, birrenta... nem de longe aquela mulher divertida a quem passara a conhecer. Mesmo assim Kim não desistiu, esforçou-se, procurou ajuda e reconstruiu sua vida, e o mais importante, reconquistou o amor da sua vida.

Para Sempre (lançado pela Novo Conceito) não é um livro que traz um romance de conto de fada, é uma história real, onde Kim conta de uma forma rápida e objetiva a sua história de amor, não esperem belas palavras, ou grandes descrições, é um livro onde narra a vida de duas pessoas que descobriram as dificuldades da vida e as superaram. A sua emoção está na história ao qual é narrada, no drama e na dor ao qual foi vivida, e melhor, num amor que sobreviveu uma grande dificuldade. Para sempre nos fala de esperança, dor, fé, Deus, honra, força, coragem, amor e comprometimento. Uma lição pra vida e aprendizagem de valores  que deve ser levada e passada adiante. 

Sobre o Filme
Ficha Técnica
Título Original: The Vow
Direção: Michael Sucsy 
Gênero: Romance/Drama 
Elenco: Rachel McAdams, Channing Tatum, Sam Neill, Jessica Lange, Scott Speedman, Jeananne Goossen, Dillon Casey, Lucas Bryant, Brittney Irvin. 
Sinopse: 'Para Sempre' acompanha Paige e Leo (Rachel McAdams e Channing Tatum), um feliz casal recém-casado cujas vidas são transformadas por um acidente de carro que deixa Paige em coma. Ao acordar com uma perda de memória severa, Paige não se lembra de Leo, mas apenas da confusa relação com seus pais (Sam Neil e Jessica Lange) e do ex-noivo (Scott Speedman) por quem ela talvez ainda sinta algo.  Apesar destas complicações, Leo luta para conquistar seu coração novamente e reconstruir seu casamento.

Existem inúmeros filmes que saíram das páginas de um livro e claro foram baseados em uma história real, mas todos possuem um conexão extensa entre livro e filme, apesar de sofrerem algumas modificações, porém Para Sempre, não foi o caso, eles não retratam em nada a história de Kim e Krickitt, eles modificaram toda a história, quando digo modificaram tudo, quero dizer tudo mesmo, os personagens, o enredo, como eles se conheceram, família, casamento, amigos e até enfiaram um noivo que surgiu não sei de onde.
A única parte em que o filme é igual é quando Paige esquece tudo sobre o seu amor (e mesmo assim aumentaram cinco anos), até a persistência do marido em conquista o amor da esposa no filme não é igual a da vida real/livro, ou seja, a unica ligação entre o filme e livro é a perda da memória, por que o resto, sem condições.

Leo e Paige se conheceram em um estacionamento, e se apaixonaram a primeira vista. Ele tem uma gravadora e Paige é uma artista plástica conceituada, ela vem de uma família rica e de status social elevado na sociedade, mas gosta da vida simples e tranquila que leva. Apaixonados eles se casam em uma cerimônia muito inusitada, até que um acidente acontece e Paige é gravemente ferida, e acaba em coma, e quando retorna ela esquece cinco anos de sua vida, cinco anos, estes que foram vividos com Leo. Ele por sua vez, não deixa Paige e tenta de tudo para que ela recobre a consciência, mas ela não consegue, e as vezes não quer, já que a vida que levava é totalmente desconhecida, para ela, pois na sua memória ela só vê sua família e seu ex-noivo (que ela ainda acredita ser seu noivo), porém as coisa podem ficar mais complicadas do que parece. 

Tirando as comparações entre o livro e o filme, pra quem não conhece a história real, é uma ótima pedida para os românticos inveterados, pois consegue transmitir e mostrar que o amor é mais importante que tudo e que ele pode superar diversas barreiras, e para quem leu o livro e sentiu falta  daqueles momento românticos, pode encontrar tudo no filme.
Sem as comparações, o filme é ótimo, visual lindo, protagonistas talentosos, trilha sonora agradável, enredo simples, romântico, recheado de clichês e que vale a pena uma conferida.

8 comentários :

  1. Ainda não li nem vi o filme. Quero ver o filme depois de ler o livro, mas acho que vou acaber não conseguindo.
    Sei que são histórias diferentes mesmo.

    Beijos, Kézia!

    Carissa
    Arte Around the World

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para ver o filme. O livro não me emocionou muito, apesar de ser uma história linda, cheia de superações. Não sei se vc sentiu o mesmo que eu, mas tive a impressão de que Krickitt nunca chegou de fato a se reapaixonar pelo marido. Eu acredito que ela ficou com ele, pelo que achava ser o correto, de acordo, com suas convicções pessoais e religiosas.

    Mas, no todo, quero muito ver o filme.

    Beijos!

    Dominique.
    Livros, Filmes & Músicas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu odeio quando modificam o livro na adaptação cinematográfica. Sério, acho que deveria ser o mais fiel possível, mas enfim...
    Gostei do Trailer! Ainda não li nem assisti e espero fazê-los em breve, hahaha :D
    Gostei do post! Suas ideias claras e bem expostas me motivaram ainda mais em ver e ler! ;]

    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog, já estou seguindo-o.

    Quero muito assistir esse filme!
    Estou em uma sequência de filmes "românticos".

    Acho que esse irá me agradar.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kézia!
    Gostei bastante da sua resenha dupla! Eu li o livro mas ainda não vi o filme, e fiquei triste em saber que mudaram tanta coisa na adaptação.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Esperava mais desse livro, acho que se tivesse sido escrito mostrando também o que a Krickitt sentiu enquanto viveu todo esse drama, senti muito a falta disso.
    Com relação ao filme ele é tão diferente do livre que é impossível compará-los. Na verdade eu nem chamaria de adaptação, mas apenas uma inspiração para escrever a ideia central da história.
    Gostei tanto do livro quanto do filme, mas os dois passaram longe das minhas expectativas.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Li o livro mas ainda nao vi o filme porque ele ainda nao chegou por aqui sim vivo no fim do mundo...achei o livro legal mas esperava mais romance sim sei que isso nao podia ser afinal a vida nao e feita de florzinhas entao acho que vou curtir o filme vamos ver.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vivemos na era dos descartáveis e instantâneos, inclusive em nossos relacionamentos.
    A galera se APAIXONA e diz que é amor, daí depois sai falando mal do AMOR que não teve nada a ver com a história.

    Tanto o filme quanto o livro estão na minha lista para ler e assistir, e cada vez que ouço algo sobre a história sempre penso em I Coríntios 13.

    PS: Como leio os posts pelo reader ainda não tinha visto seu novo layout. Tá bonito!

    ResponderExcluir