domingo, 10 de junho de 2012

Cine Pipoca: Te Espero Eternamente

Ficha Técnica
Título Original: Waiting for Forever
Categoria: Romance
Roteiro: Steve Adams
Direção: James Keac
Elenco: Nikki Blonsky, Jaime King, Scott Mechlowicz, Riley Smith, Rachel Bilson, Richard Jenkins, Blythe Danner, Tom Sturridge
Sinopse: Emma e Will são dois amigos de infância cujo destino os separou. Porém, quando o seu show de televisão é cancelado e as notícias da doença do seu pai chegam, Emma decide retornar à sua cidade natal, onde encontra um conjunto inesperado de desafios que a farão com redefinir o significado de família, amor e vida.

"Querida Emma, essas duas palavras, "querida Emma", me levam a uma outra época, quando escrevíamos cartas, depois que mamãe e papai morreram. Eu contava sobre os meus novos amigos e minha nova vida. E você me contava sobre como os seus pais estavam felizes. A verdade não é nada. O que você acredita ser verdade é tudo. E eu acreditava que ficaria com você para sempre. Para sempre. Eu levei tanto tempo para escrever para você, porque percebi que fui um tolo. Passei a minha vida toda me enganando. Toda carta que escrevia era uma carta de amor. Como poderia ser outra coisa? Agora posso ver que todas, menos esta, eram ruins. Cartas de amor ruins imploram pelo amor. Cartas de amor boas não pedem nada. Esta, tenho o prazer de anunciar, é a minha primeira carta de amor boa para você. Porque não há nada mais para você fazer. Você já fez de tudo. Já tenho memórias suas que durarão para sempre. Por favor, não se preocupe comigo. Eu sou "perfeitinho", de verdade. Tenho tudo. Se eu tivesse um desejo, seria de que a sua vida desse a você o gosto da alegria que você me deu. Que você sinta o que é amar.
 Do seu eterno amigo, Will."

Vemos cartazes e cartazes de comédias românticas espalhados por todos os cantos, claro que os filmes falam de amor, mas de uma maneira mais divertida, sentimental sim, mas sem aquela profunda reflexão que o amor exige, sem se ater aos detalhes, ao romantismo esquecido. 
Mas quando surgem filmes simples, que tratam sobre o amor da maneira apropriada, eles são considerados chatos, sem graça e até mesmo entediante, por isso não são tão vistos, ou até mesmo procurados.
Porém Waiting for Forever (nome original do longa) merece um destaque tão forte, pois traz a simplicidade gritante do amor, aquela doce ilusão que acalenta nossas almas, do romantismo, da felicidade, daquele algo perdido que só mesmo os inocentes conseguem enxergar, daquele força e esperança que nos tornam capazes de sonhar. 

Emma e Will eram melhores amigos quando criança, por causa da morte de seus pais, Will teve que ir morar longe de Emma, e eles perderam contanto, isso, até onde Emma sabe. Anos depois, já adultos, Emma é uma apresentadora de tv e tem um noivo, mas não se sente feliz em ambas as situações, pois acha seu programa inútil e tem sérias dúvidas em seu relacionamento, pois isso a levou a fazer algo que ela acha imperdoável, e para piorar a sua situação seu pai está muito doente, frustrada e tentando ordenar a sua vida ela volta para casa.
Para Will, Emma nunca deixou de ser a pessoa mais importante da sua vida, acredita que eles estão ligados para sempre, e quando Will sabe que Emma está de volta a sua cidade natal, ele decide retornar e finalmente declarar-se para ela. 
Eles acabam se encontrando e relembram os velhos tempos, mas quando Emma descobre que Will a vem seguindo desde sempre, ela se apavora e pede para que ele não faça mais isso, Will aceita, mas as coisas complicam-se tanto para Emma, quanto para Will, quando Aaron, o noivo de Emma surge.

Waiting for Forever é uma história de amor única sobre a amizade e uma visão do mundo a partir de perspectivas diferentes, e explora de uma maneira linda e nostálgica as conexões que as pessoas fazem em face de mudança das suas vidas. O roteiro encantador, traz uma história fantástica, apaixonante, diálogos incríveis, que andam tão em falta na maioria dos filmes de hoje, diálogos sinceros, belos, reflexivos e comoventes, que cativam de uma maneira intensa.
Will tem um amor tão forte e tão louco por Emma que aos meros mortais é impossível de aceitar, tanto que o irmão de Will sempre tem que acabar com as expectativas do rapaz, porque não é normal alguém ser tão obcecado assim por uma pessoa. E Will é o contrário de tudo, ele acredita que a vida é bela, que não há necessidades de preocupações exageradas, tanto que ele trabalha como malabarista, não tem casa, nem carro, e para muitos seu trabalho não é 'decente', mas sobrevive como pode, porém seu amor por Emma é apoiado por um casal de amigos que sempre estão prontos a ajudá-lo. E para Will a vida é perfeita, não acontecem coisas ruins, as pessoas é que se preocupam demais, e por mais que alguns o faça (o tente pelo menos) ver que a vida não é nada simples, Will não se deixa render e continua sempre com o seu pensamento inocente de que o mundo é perfeito.
Já Emma é o oposto de Will, a vida é complicada e nada perfeita, a felicidade é restrita, e tudo tem que caminhar de acordo com uma regra, com o que é racional, com o que a sociedade impõe para que uma pessoa tenha que ser bem sucedida, status, casamento, família.
Cada personagem do filme está ali por um propósito, como os pais de Emma, que mostram que um amor pode durar uma vida inteira e como a dor de uma perda pode ser desesperadora. 
O longa com personagens adoráveis e atores simples como Tom Sturridge (no papel de Will), que conquista com seu jeito de menino andarilho, suas roupas de pijama e personalidade forte, já Rachel Gibson consegue mostrar uma bela química com o rapaz e cativar.
O longa nos faz refletir sobre tudo na vida, nossas escolhas, nosso destino, e principalmente o amor, um amor que hoje em dia praticamente não se vê mais, um amor desprovido de interesses próprios, um amor sem a banalização que existe hoje, um amor em que o apaixonado só quer ver a felicidade do ser amado, sem cobranças e exigências, inocente, puro e gentil. 
Claro que o filme tem suas falhas, mas a sua história é tão cativante, que passa despercebido, além de ter uma trilha sonora impecável, linda, apaixonante. É impossível ao terminar de assistir o filme e não querer se apaixonar, não querer conhecer um amor assim. 
Waiting For Forever é um filme muito especial e diferente, tão diferente que pode até ser criticado por sua tão grande simplicidade e tentar mostrar um amor despretensioso. Só os quem não consegue entender um amor assim, é que não gostará do filme, porque os demais com certeza amará.

7 comentários :

  1. Parabéns pelo texto, vi teu comentário no Filmow e vim ler o restante. Adorei, você escreve com paixão e sensibilidade. E esse filme é singelo e reflexivo mesmo, me via no personagem do Tom, tão passional e emocional como ele. Gostei muito também.

    Vou te linkar no meu blog, te add no filmow e facebook, espero manter contatos, até!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kézia!

    Ainda não tinha ouvido falar nesse filme...
    Parece ser super gostoso!
    Vai para a lista!! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse filme
    Mas ele parece ser muito fofo, amo filmes assim
    E já vou coloca-lo na minha lista para as ferias

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu amei esse filme quanto o vi. Eu soube que a Rachel Bilson ia fazer protagonista, aí fui logo correndo pra baixar assim que saiu.
    E eu me apaixonei por ele. É tão lindo. s2

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Não tinha ouvido falar desse filme e olha que sou cinefola hein...adorei a dica gosto de filmes romanticos e este parece ser muito fofo e bem construido vou anotar com certeza.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Não encontro palavras para descrever o quanto esse filme é fantástico, pena ter durando pouco ,e não ter tanta fama e bilheteria, queria que dura-se para sempre! Ótimo filme, encontrei ele por acaso , e os filmes que me chamam atenção eu pesquiso sobre depois,a sua descrição do filme está perfeita , é melhor ainda quando se assiste o filme! mas eu queria um beijo no final!!!! mas quem sou eu para com um filme desta grandiosidade , esses filmes sim merecem prestigio !!!!

    ResponderExcluir
  7. Outra uma pena este filme não ter ido para o cinema !!!! por que ??

    ResponderExcluir