quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ruined (Arruinada) - Paula Morris

Sinopse: Rebecca não se sente mais fora do lugar em New Orleans, aonde ela vem passar o ano enquanto seu pai está viajando. Ela está ficando em uma velha casa assustadora com sua tia. E na esnobe escola preparatória, as imundas-garotas tratam Rebecca como se ela fosse invisível. Apenas o deslumbrante, indisponível Anton Grey parecia dar a Rebecca a hora do dia, mas ela se pergunta se ele tem mantido uma agenda escondida. Então em uma noite, no Cemitério Lafayette, Rebecca fez uma amiga. A doce, misteriosa Lisette está ansiosa para falar com Rebecca, e para mostrar-lhe os cantos e recantos da cidade. Há apenas um problema: Lisette é um fantasma. Um fantasma com um profundo, escuro segredo, e uma grave divida a pagar. Quando Rebecca aprende mais sobre sua amiga fantasma – e quando ela lentamente aprende a confiar em Anton Grey – ela também descobre verdades surpreendentes sobre sua própria história. Rebecca será capaz de concertar os erros do passado, ou tudo tem sido arruinado além do reparo?

"É uma febre historias de amor com elementos sobrenaturais, e ler o mesma temática o tempo todo pode até cansar, claro que pra quem é fã (como eu), acabamos não percebendo, só passamos a notar que estamos enjoados, quando lemos um livro do mesmo estilo, mas que traz ao mesmo tempo uma história diferente.
É isso que nos traz Ruined, que é uma história sobrenatural, mas que não envolve aquela coisa melosa de amor eterno, o diferencial dessa história, é que não é focada no amor, e sim na história de um fantasma que precisa fazer a passagem.
Temos todos os elementos comuns, as garotas ricas que esnobam todo mundo, o rapaz lindo e perfeito que se apaixona pela mocinha excluída, o sobrenatural...
Mas o que gostei mesmo do livro é que não se trata de uma história de amor, e sim uma história de suspense, onde tramas se enrolam uma nas outras, mistérios que precisam ser desvendados, um fantasma que assombra a vida de uma família a séculos, garotos e garotas que não podem se misturar, e seguir uma linhagem de sangue a cada geração, e segredos muito bem guardados.

O pai de Rebecca Brown precisa fazer uma viagem de de negócios a China e ficar lá por seis meses,para ela não ficar sozinha em seu apartamento é enviada para Nova Orleans. E ficar morando com uma amiga próxima de seu pai sua tia Cláudia e sua filha Aurélia.
Ela não quer ir, mas se esforça o máximo para parecer contente e agradar a sua tia, e para piorar ela é enviada para uma escola considerada de elite, e que qualquer um não pode entrar, pois sua escola preza a classe social e o sobrenome da família.
Ao ser abordada pelas duas garotas da elite Helena Bowman, ela cria uma história absurda para sua familia, e passa a ser a excluída da escola.
Mas para sua surpresa ela acaba chamando a anteção de Anton Grey, o garoto rico e charmosos que todas as garotas querem, principalmente Helena.
Mas uma coisa mais estranha acontece com ela, um dia invadindo o cemitério ela acaba conhecendo uma garota negra, e como ela não consegue se encaixar na escola, começa a passar mais tempo no cemitério, e Lisette (além de Aurélia) passa a ser a sua unica amiga.
Rebecca acaba descobrindo que ela é um fantasma, e vários segredos intensos que envolvem as famílias de elite do local onde mora.
Assim um mistério começa a se desenrolar, e Rebecca é encarregada de descobrir o motivo que impede do espírito de Lisette não conseguiu seguir em frente, e porque somente duas meninas podem vê-la. Rebecca irá descobrir que esses segredos, são mais intensos do que ela seria capaz de imaginar.

O enredo traz vários itens interessantes, como um pouco de conhecimento sobre história e cultura, fantasmas, mistérios, intrigas, supervalorização de classe social e sobrenomes, segredos e mentiras, racismo... 
Passamos a entender um pouco sobre Nova Orleans e sua cultura, principalmente um pouco da vida dos negros daquela época e da época atual (já que a história se passa depois do furacão Katrina). Mostra como os negros eram escravizados, considerados insignificantes, e que apesar de ser o lugar que mais tem negros nos Estados Unidos, é um local aonde o racismo ainda é predominante.
E isso a protagonista nota logo quando vai estudar em uma escola de elite para moças, pois é tudo muito estranho para ela, todos os alunos eram brancos e iguais, e ela se espanta lembrabdo que onde ela estudava em NY tinha varias raças e cores, sem todo aquele preconceito descarado onde passou a estudar!
A maior parte dos personagens foram bem desenvolvidos, a história tem alguns detalhes que podem não agradar, mas juntando tudo, corre tudo bem. Rebecca agrada bastante, é uma protagonista leve, se preocupando em fazer as coisas certas, e não se importando em nada com os que os outros possam pensar, super centrada e tentando ficar fora de foco das intrigas, mas quando todos se voltaram para ela, demontra que é uma garota muito corajosa.
O mistério em toda a trama foi cativante, e mantem o leitor curioso, mas para quem é fã de momentos arrebatadores, pode se decepcionar com o final, eu particularmente achei demais, o que realmente tinha que ser, Paula Morris não floreou, nem deu aquele sentimentalismo bobo, que muitas história atualmente tem.
O livro foi uma agradável surpresa, uma leitura rápida e divertida, o elemento sobrenatural não é assustador, o romance não é melodramático e traz um pouco de conhecimento sobre cultura, focada nos negros de Nova Orleans! É uma história bem interessante, vale a pena dar uma conferida!

6 comentários :

  1. Olá!
    Venho retribuir a visita no blog!
    Adorei sua dicas, este livro parece ser muito bom!
    Nossa, vc é a autora do livro O coração de salatiel, vi em alguns blogs sobre este livro!!
    Vc faz parceria com blogs??

    Bjinhs!!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da história!

    Aproveitando para avisar que tem PROMOÇÃO lá no Sook. Serão sorteados 5 livros + 1 kit de marcadores!!!

    http://the-sook.blogspot.com/

    BjO

    ResponderExcluir
  3. Olá Kézia
    Eu não conhecia o livro
    Mas me interessei bastante pelo livro e sua estoria
    Já que temos tantos personagens sobrenaturias e não poderia faltar os fantasmas eim ;)

    Beijos

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ei Kézia,
    eu não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa para ler.
    Confesso que estou enjoada de sobrenatural, mas acabo sempre lendo, rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kézia, é verdade que eu já estou meio cansada dessa temática sobrenatural. Vou terminar as séries que eu já comecei, mas não penso em começar outras, pelo menos por enquanto.


    Beijos, caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kézia!

    Nossa, a autora de O Coração de Salatiel também é blogueira! Não sei por que, mas fiquei surpresa com isso, rs.

    Esse livro parece ser legal. Muitos clichês, porém há alguns aspectos atraentes. A capa é tãão linda! *---*

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir