quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cine Pipoca: Enrolados


Ficha Técnica
Direção: Nathan Greno
Gênero: Animação
Elenco: Mandy Moore, David Schwimmer, Donna Murphy, John Goodman, Zachary Levi, Matthew Gray Gubler, Kevin Michael Richardson.
Sinopse: Flynn Ryder (Zachary Levi) é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel (Mandy Moore), uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel (Donna Murphy), que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.

"Nunca li o conto de Rapunzel, um dos mais famosos dos irmãos Grimm, também nunca me chamou a atenção, mas quando anunciaram a produção do filme eu realmente fiquei super curiosa para saber como que seria, e não me decepcionou em nada. A animação é muito boa, com as piadas na medida certa, mas a grande graça do filme é o príncipe Flynn e aquele cabelão da Rapunzel que é ralmente demais. QUanto ao titulo, que não ficou em Rapunzel e sim Enrolados caiu como uma luva para a história e deu muito mais sentidos, porque eles estavam literalmente enrolados em toda aquela cabeleira e suas aventuras.
Era uma vez um rei e uma rainha que esperavam um bebê, mas um dia ela adoeceu e o rei desesperado mandou procurar pela flor mágica que era capaz de curar, mas essa flor era protegida por uma mulher que conhecia o seu poder.
Os soldados do rei encontraram a flor e levaram até a rainha, a flor fez seu milagre e assim nasceu uma linda princesa de cabelos dourados, mas uma noite uma estranha mulher invadiu o castelo, cortou o cabelo da princesinha e descobriu que se o cabelo dela fosse cortado ela perdia a mágica da flor, assim para que pudesse manter aquele poder, a mulher roubou a princesa e a criou como se fosse sua filha chamando-a de Rapunzel, a manteve trancada em uma torre com a desculpa de que o mundo lã fora era perigoso, e que as pessoas iriam querer matá-la para roubar-lhe o seu cabelo mágico.
Com o passar dos anos Rapunzel viveu trancada em sua torre, mas todas as vezes em que chegava a data de seu aniversário ela via de sua torre lanternas de todos os tipos sobrevoarem o céu, e quando completou dezoito anos pediu a sua mãe que a deixasse ir ver as luzes mágicas, mas ela obviamente não deixou.
Porém sua torre fora invadida por um rapaz, alguém que ela nunca tinha visto na vida, assim que o trancou no armário descobriu que ele era Flynn Rider e queria muito uma bolsa que tinha uma coroa, em troca da valiosa coroa Rapunzel fez um trato com Flynn, ele deveria levá-la até aonde as lanternas eram soltas e trazê-la de volta em segurança, com relutância Flynn aceita e assim ambos partem em uma aventura cheia de surpresas e perigos, onde irão descobrir a força do amor e Rapunzel descobrirá que o mundo é muito mais belo do que ela imagina e saber a verdadeira origem de seu passado.
Ao longo dos anos a Walt Disney tem se especializado em levar sonhos e magias através do cinema, principalmente por seus clássicos contos de fadas, mas ela não se reteve apenas a mostrar um mundo mágico, assim com a evolução humana e seus valores, seus contos também evoluíram dessa forma. Primeiro ao produzir A princesa e o Sapo, criando uma nova heroína, não mais aquele heroína simples e bobinha que fica sonhando com o dia em que o príncipe encantado venha buscá-la, mais sim uma heroína forte e batalhadora, decidida e que sabe o que quer, e Enrolados segue essa mesma linha.
Bem diferente de algumas princesas indefesas, Rapunzel sabe se defender e, munida de uma frigideira e suas longas madeixas louras, não demora mais do que alguns segundos para nocautear Flynn e fazer um trato com o ladrão. A bela Rapunzel apesar de nunca ter saído de sua torre é uma garota inocente mas esperta, sem medo e decidida, apesar de ter medo de desobedecer a sua suposta mãe, ela tem um sonho e deseja realizá-lo, quando ela pensa que tudo está perdido, ela muito audaciosa tenta um trato com um ladrão e que no fim da certo, em toda a sua aventura nota-se que Rapunzel não é nada boba, é capaz de se defender, de decidir por si mesma, determinada e corajosa.
Outro mudança ocorre com o príncipe encantado, que nesse filme não tem nada de príncipe, ele não é perfeito, não é o cara dos sonhos de todas as garotas, mas sim um ladrão fugitivo, bem egoísta, preocupado consigo mesmo, e que por pura sorte ou azar, vai parar na torre da Rapunzel, apesar de todos os seus defeitos, ele se mostra um rapaz bastante cavalheiro e gentil, disposto a ajudar.
Cada vez mais os contos estão sendo trazidos para a nossa atual realidade, mulheres a frente de muitas decisões e mostram que os homens não são tão perfeitos assim, mas sem tirar todo aquele conteúdo essencial, o amor, o amor que pode mudar esses dois pares, transformar alguém com defeitos em alguém quase perfeito, e que é capaz de superar várias diferenças!
O filme é ambientado num mundo permeado por vikings e celtas. As sequências musicais de Rapunzel são encantadoras mas não tão marcantes quanto aos antigos clássicos como A Bela e a Fera. O resto do filme é uma aventura com correrias, traições, enganos e a descoberta do amor. O visual construído por computação gráfica é deslumbrante, a sequência de lançamento de balões iluminados ao céu, é de uma beleza e romantismo ímpar. O que pode estragar esse filme divertido e belo é aqueles que querem ver o filme na versão dublada, pois Flynn é dublado por Luciano Huck que simplesmente destruiu com o personagem, totalmente inexpressivo e sem emoção! Uma dica, assista o filme legendado, vale muito mais a pena!

9 comentários :

  1. Adorei esse desenho.
    Também não poderia ser diferente, a Disney só faz ótimos filmes.
    Só não gostei do Luciano Huck dublando. :(
    BjOs

    ResponderExcluir
  2. Eu só vi dublado e gostei do Luciano Huck.
    Confesso que odeio ver filmes dublados, mas só tinha esta versão no cinema :(
    Mesmo assim gostei do trabalho do Luciano, acho que pegou o espírito do Flynn.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kezia!
    Eu quero tanto assistir esse desenho! Adoro contos de fadas. rsrs
    BJs

    ResponderExcluir
  4. Eu amoamoamoamoamo esse filme!!!!!
    Vi com meu namorado pela primeira vez, depois levei meus pais e eles tb adoraram!!! É um dos meus preferidos da Disney! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ei Kézia,

    Eu adoro contos de fadas, já li muitos livrinhos da Rapunzel quando era criança, mas ainda não deu para ver este filme. Quero muito assistir, é tão fofo.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. eu assisti e adorei Kéia,
    o filme é bem legal.
    estou doida par ver outros no estilo, kkk.

    beijos,

    ResponderExcluir
  7. Oi Kézia!
    Eu já vi Enrolados e adorei!! Amo os desenhos da Disney.
    Meus personagens preferidos são o cavalo e o camaleão ^^

    Beijos
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive a oportunidade de vê-lo. Acho que vou esperar passar na televisão.

    ResponderExcluir
  9. muito bom mewsmop esse filme queria saber se essab tal raio é real!!
    o tal vilme "Enrolados", é muito criativo e interessante! amo muito eles até que poderiam criar o 2 o 3 até 4,tenho certeza que ia nos dar mais vontade de explorar a história!!

    ResponderExcluir