Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.
"Toda vez que pedir pra sair eu vou, toda vez que pedir pra voltar será já, toda vez que pedir pra compreender eu calarei, e toda vez que não entender basta perguntar... Toda vez que pedir no claro, é claro que sim, no escuro for, será assim. Toda vez que perder o rumo serei teu passo, se fugir desse mundo, deixe que te laço, toda vez quando chorar será um abraço... Toda vez que desesperar eu calmarei, toda vez que sonhar e esperar eu vou trazer, toda vez quando se entregar eu vou fazer... Toda vez quando demorar, eu vou perder o sono de vez, e toda vez que for embora, não serei mais eu..."
"Confesso que essa é uma história que realmente não leria, pois não me chamaria a atenção, um erro totalmente equivocado, pois quando se inicia a leitura desta obra, você simplesmente não quer parar de ler, por se tratar de algo genuíno e inocente, um livro que me surpreendeu deveras. O livro O mundo de vidro, do autor Nacional Maurício Gomyde, é um romance cheio de surpresas, com tiradas engraçadas em uma história de amor completamente simples.
Ele é um homem entre os trinta anos, barriga de cerveja, que vivia solitário em sua casa, com seu papagaio (que na verdade é uma papagaio) chamado Horácio. Trabalhava para sobreviver, e não tinha nada contra o seu emprego, não tinha amigos e muito menos uma vida social.
Ela é linda, inteligente, maravilhosa. Trabalha na área de economia, é culta, tem uma vida social ativa, um noivo que considera perfeita, é bem sucedida na vida, já viajou para várias partes do mundo.
Um dia ele a vê, linda, sentada em um dos bancos do metrô, lendo as páginas de um livro, ele se apaixona perdidamente, descobre que ela era professora em um curso, e matricula-se só para vê-la, poder ouvir sua voz, sentir seu cheiro e sua presença.
Ela mal o nota, quando ele vai a aula tem a sensação de já tê-lo visto, mas não o reconhece, quando ele começa a ligar para pedir aulas particulares, tenta evitar, pois o acha muito estranho. Para sua tristeza ela descobre que seu noivo a está traindo, ele a consola como amigo, ela aceita dar aulas para ele, se tornam amigos, começam a conversar, um dia ela vai a casa dele, descobre uma bela canção que ele criou, e os desenhos que ele pratica por hobby, se encanta pela letra da música, e descobre que ele está apaixonado, ela pergunta que é a felizarda, ele confessa seu amor por ela, ela assustada foge dele e de seu amor.
Isso o deixa arrasado, e então ele muda de vida radicalmente. Cada um vai para o seu canto, mas um sempre pensando no outro, mas nem por isso o destino deles é ficar separado, pois ele encontrará uma forma de conquistá-la.
O livro traz uma narração onisciente, transmitindo ao leitor acesso aos pensamentos de todos os personagens. A trama gira em torno de dois protagonistas a qual os nomes não são citados, sendo apenas conhecidos por Ele e Ela.
Narra a história dessas duas pessoas completamente diferentes, mas tão parecidas ao mesmo tempo. O mocinho é diferente, estranho, mas de uma maneira graciosa, atrapalhado, mas romântico e um pouco assustador, talvez pela intensidade de seus sentimentos. O amor, no entanto, é capaz de transformá-lo em alguém melhor. Assim como irá transformá-la também, pouco a pouco, de uma forma leve e sutil.
A escrita permite que o leitor passe por momentos de muito riso, tensão, sofrimento, diversão, e arrebatamento por belíssimas palavras de amor. Enfim, um livro que trata de amor, da forma mais simples, mas autêntica e mas bela possível."
Só li resenha positiva sobre esse livro! Tenho ele na minha estante e logo vou lê-lo tbm! \o/
ResponderExcluirEu estou esperando este livro para ler
ResponderExcluirE mal vejo a hora de saber dessa historia completa
E adorei saber que alem do autor ser nacional, ele é de Brasilia, minha terra kkkk
Beijos
Oi Kêzia, conheci esse livro pelo skoob e apesar de tratar do amor de uma forma simples parece ser muito lindo.
ResponderExcluirSua resenha me deixou muito anciosa para ler esse livro.
Bjs.
Mundo de Papel
A capa é muito fofa! E o enredo parece um encanto. Dica anotada.
ResponderExcluirBeijocas