quarta-feira, 16 de março de 2011

Trilogia Gemma Doyle - Belezas Perigosas - Libba Bray

Sinopse: Um incômodo dom sobrenatural é a sua herança visões do futuro que têm o desconfortável hábito de se tornarem realidade. Longe de ser uma jovem inglesa bem-educada, como preza a sociedade, Gemma Doyle é mandada para a Academia Spence, em Londres, após a tragédia que acometeu sua família. Um intrigante rapaz ainda tenta alertá-la para fechar sua mente para tais visões. É lá, porém, que, em meio à culpa e à solidão que a consomem, ela irá se dar conta do seu poder e descobrir, envolvendo-se com as garotas mais poderosas da escola, a ligação de sua mãe com um misterioso e muito antigo grupo, intitulado a Ordem. Este é o mote de Belezas perigosas, primeiro volume da trilogia Gemma Doyle, da autora Libba Bray.

O que amedronta você? O que faz os pêlos dos seus braços se eriçarem, as palmas das suas mãos ficarem suadas, a respiração ficar presa no peito como um animal enjaulado? É o escuro? A lembrança fugidias de uma história contada antes de dormir, de fantasmas, duendes e bruxas ocultos nas sombras? Ou é algo mais profundo, mais assustador, um monstro dentro de você...a escuridão interior? Se você quiser ouvir eu lhe contarei uma história - uma história em que os fantasmas não podem ser banidos pelo conforto do fogo crepitando na lareira... Seu coração está batendo mais depressa? Você vai ficar com medo? (fragmento)

Belezas Perigosas é o primeiro volume da trilogia Gemma Doyle. Digamos que é um livro que nem todo mundo pode gostar, mas que também terá fãs alucinados pela misteriosa história de Gemma Doyle e seu dom peculiar.

Gemma Doyle, está determinada a deixar a Índia para ir morar na Inglaterra e ser educada de forma adequada. No seu aniversário de 16 anos, Gemma e sua mãe estão andando no mercado de Bombaim, quando são surpreendidas por homens que Gemma nunca viu. Um homem entrega uma mensagem misteriosa para sua mãe sobre uma mulher chamada Circe, a mãe de gema entra em pâncio e a manda para casa.

Mas ela fica muito zangada, briga com ela e depois foge, mas acontece algo diferente com Gemma, ela tem uma visão terrível com sua mãe e um dos homens que a abordaram no mercado. Gemma corre enlouquecida atrás dela, mas chega tarde demais, tudo o que ela viu na sua visão acabou acontecendo.

Com a mãe morta ela realiza o sonho que tanto desejou, voltar para a Inglaterra, mas o desejo tem agora um sabor amargo, em seguida ela é enviada para a Academia Spence, uma escola que prepara moças para terem um futuro casamento promissor.

Por suas atitudes atrevidas e seus modos nada convencionais,Gemma é uma pária na escola e divide o quarto com uma bolsista chamada Ann, que não a torna tão popular assim. Logo Gemma descobre que a garota mais popular da escola - Felicity - tem um segredo comprometedor, que pode arruinar sua vida. Gemma concorda em não contar segredo de Felicity e acaba firmando uma forte amizade com ela. E logo forma-se um grupo de meninas: Gemma, Ann, Felicity e Pippa, e elas teem seus segredos. 

Mas Gemma ainda está atormentada com suas visões e é avisada pelo jovem Kartik, um membro de um antigo grupo de homens conhecidos como os Rakshana, que ela deve fechar sua mente para estes visões ou algo terrível acontecerá.

Durante uma de suas visões Gemma é levada para dentro das cavernas que fazem fronteira com o terreno da escola. Lá, ela encontra um diário escrito 25 anos antes por uma menina de 16 anos chamada Maria Dowd, que também participou da Academia Spence e parecia sofrer com as mesmas visões como Gemma, junto com sua amiga, Sarah Reese-Toome. Através deste diário, Gemma descobre um antigo grupo de mulheres poderosas chamado a Ordem e se convence de que suas visões estão ligadas a ele.

Os membros da Ordem poderia abrir um portal entre o mundo humano e outros reinos, espíritos de ajuda para atravessar a vida, e também possuía os poderes de clarividência, profecia, e que era considerado a maior força de todas, a capacidade de tecer ilusões. Gemma, Felicity, Ann e Pippa decide criar sua própria ordem nas cavernas para fugir da vida monótona que se espera para liderar.

Assim Gemma mostra o poder de entrar nos reinos para suas amigas e as leva para esse lugar tão encantado, porém elas querem mais, muito mais. Mas todo esse poder pode acarretar em algo terrivelmente perigoso.

O enredo tem a capacidade de fisgar o leitor com uma sofisticada mistura de reconstituição de época e suspense, que cumina em uma tensão permante. Ambientado entre a Índia e a Inglaterra, no fim do século XIX, é narrado em primeira pessoa pela protagonista a partir do dia do seu 16º aniversário, o romance possui uma narrativa elegante e envolvente que nos transporta para um belissimo mundo e momentos assustadores.

Mostra como era a vida das mulheres em uma época em que elas eram tratadas com pouca importância. O livro, mesmo tendo como personagem principal Gemma, também narra a vida de suas amigas Ann, Pippa e Felicity.

Revela também, rigorosamente as convenções do internato, romances tradicionais, incluindo os valores de uma sociedade que só se importava com dinheiro e ascensão social, um pouco mais de liberdade como uma professora misteriosa muito moderna para seu tempo, além da escritora ter entrelaçado através de Gemma um mistério dividido em várias parte, que inclui forças sobrenaturais que disputam o poder, assassinato, um diário secreto, obscuros segredos de família, e um misterioso grupo chamado a Ordem.

O mais interessante é, que apesar dos famosos romances sobrenaturais, esse não é um livro comum. Não temos adolescente bobas... Elas são maliciosas, são arrogantes, poderosas, e são capazes de tudo para terem o que querem... Mas também mostra o lado sensivel de cada uma delas, como elas estão infelizes, e querem muito mudar a realidade da vida delas...

Esta história contém algumas cenas de violência que sinceramente não gostei muito, mas o interesse do leitor fica em evidência para seguir com trilogia, pois nada fica esclarecido nesse primeiro livro, pois tudo fica em suspense e nada é explicado.
Gostei da história, mas recomendaria para aqueles leitores que querem um livro mais sombrio e com finais tristes."

No Cinema: Em julho de 2006, a Icon Productions, a produtora de cinema dirigido por Mel Gibson , anunciou que pretende adaptar o livro para um filme, a ser escrito e dirigido por Charles Sturridge . Ainda naõ tem elenco, mas o filme está previsto para 2013.

9 comentários :

  1. Ai, não gosto de finais tristes... ainda mas ter de esperar o próximo volume!

    Mas, apesar do final triste, achei a estória bastante interessante! Julgando pela capa nunca imaginaria um livro com tantas emoções! Jurava que ele não passava de um livro "água-com-a-çúcar"

    É isso!

    beijo,Kézia!

    PS: Recebeu meu e-mail?

    ResponderExcluir
  2. Oi Kézia!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas você me deixou louca para ler!!! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ei Kézia, estou doida para ler esse livro e os outros da série.
    Vou esperar primeiro lançarem aqui o terceiro e vou correr para ler.
    A história parece ser bem diferente e ótima.

    quero ler bastante. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. ADOREI!!! Agora preciso deste livro!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ei Kézia,

    Sombrio e com final triste??oh céus rs
    Eu quero ler, já vi ótimos comentários sobre ele.

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi!

    Adorei o fundo do seu template :)

    Agora ao assunto do post ... o livro não é nada
    do que eu tinha imaginado, esta ótima e completa a sua resenha.
    Gostei do enredo e pelo visto apesar de seguir a linha sobrenatural é diferente
    do que tem por aí, parece bom, dependendo nem me importo com o final triste.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kezia!
    Eu amei de paixão esse livro. Achei tão sombrio e envolvente. Bem diferente desse YA sobrenaturais bobos que andam publicando. rsrs
    Quero muito a continuação, mas o preço está muito salgado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. meu nome é Paloma Gomes.

    eu li a trilogia completa. eu gostei muito do livro, mas em certas partes eu gostaria de estar com eles e dá uma grande surra na pippa, um bom tapa na felicity, dar uma grande lição em cecile e suas clones, serio a ann deu a volta por cima no final como as heroínas nos romances estupidos que ela lia, mas, ela passou tempo demais sendo capacho, humilhando-se e sendo humilhada, gostei dela ter criado coragem e ter de uma vez por todas ter comandado a sua proria vida.
    eu gosto de finais felizes,e gostaria que a gemma tivesse tido o seu amor Kartik.
    mas infelizmente, não foi assim que aconteceu.
    concluindo, eu li e adorei o livro, mesmo que eu tivesse odiado certas partes, mas é isso que faz esse livro ser incrivel, que nós faz sentir, nos emocionar e por momentos sermos alguem que pode mudar o destino. Esses livros sim são os melhores.

    ResponderExcluir
  9. Ainda naõ tem elenco, mas o filme está previsto para 2013.

    Ah não acredito vi algumas coisa no youtube mas não sabia que realmente iria ser lançado o filme, desde da primeira vez que li fiquei imaginando tudo, estou super ansiosa para o filme

    ResponderExcluir