Sinopse: Abdullah é um humilde vendedor de tapetes que tem sua vida transformada depois que compra um tapete mágico de um misterioso estranho. A partir daí, ele se envolve em uma série de aventuras fantásticas, envolvendo belas princesas, um perverso djim, um gênio em uma garrafa, mulheres que viram gatos, soldados que viram sapos e uma nuvem que parece um castelo... ou seria um castelo parecendo uma nuvem?
"Quando eu estudava no Ensino Médio, lembro que ao entrar na biblioteca eu me encantei pelos diversos livros que preenchiam as estantes, e me encantei mais ainda ao encontrar a coleção completa dos contos As mil e uma noites- que é composto por 8 volumes-, enlouqueci, principalmente porque sempre fui muito fã da história da Sherazade, o livro era simplesmente encantador e mágico.
Ao começar a ler O Castelo no Ar, simplesmente não pude deixar de lembrar dos contos, que obviamente a autora parece ter se inspirado, ou então uma referência mais popular, no clássico conto de Aladdin.
No extremo sul da terra de Ingary, nos sultanatos de Rashput, um jovem mercador de tapetes chamado Abdullah vivia na cidade de Zanzib. Como acontece com os mercadores, ele não era rico. Seu pai havia se decepcionado com ele e, ao morrer, deixou a Abdullah dinheiro suficiente apenas para comprar e abastecer uma modesta tenda no canto noroeste do Bazar. O restante do dinheiro do pai, inclusive o grande empório de tapetes no centro do Bazar, tinha ido todo para os parentes da primeira esposa do pai.
Abdullah nunca soube por que o pai havia se desapontado com ele. Tinha algo a ver com uma profecia feita no nascimento do menino. Mas este nunca se dera ao trabalho de tentar descobrir mais. Em vez disso, desde muito cedo, simplesmente criara fantasias a esse respeito. Nessas fantasias, ele era na realidade o filho de um grande príncipe, desaparecido havia muito, o que significava, naturalmente, que seu pai não era seu pai de verdade. Tratava-se de uma ilusão e Abdullah sabia disso. Todos lhe diziam que ele havia herdado a aparência do pai. Quando olhava no espelho, via um jovem sem dúvida bonito, com um rosto magro semelhante ao de um falcão, e sabia que parecia bastante com o retrato de seu pai quando jovem
Abdullah quase sempre conseguia comprar tapetes de qualidade antes que qualquer outra pessoa os visse, e os vendia com lucro. Nos intervalos entre as compras e as vendas, ele podia sentar na tenda e dar continuidade a suas fantasias, o que lhe convinha bastante.
Na verdade, praticamente o único problema em sua vida eram os parentes da primeira esposa de seu pai, que continuavam a visitá-lo uma vez por mês a fim de apontar-lhe as falhas.
Em um certo dia as fantasias de Abdullah foram interrompidas por um vendedor peculiar, ele queria vender-lhe um tapete, mas o tapete não tinha uma aparência muito boa, mas o vendedor disse-lhe que ele era um tapete diferente, um tapete mágico, depois do vendedor provar que o tapete era verdadeiramente mágico, Abdullah decidiu ficar com ele.
Na mesma noite Abdullah decidiu dormir em cima do tapete caso ele fosse fugir ou fosse roubado, não iria querer perder compra tão valiosa, e teriam que levá-lo junto.
Ele acordou e se viu deitado numa encosta, o tapete ainda debaixo dele, num jardim mais lindo do que qualquer um que já havia imaginado.
Ali estava a lua quase cheia, pairando bem alto no céu, lançando uma luz tão branca quanto tinta numa centena de florezinhas cheirosas no gramado à sua volta. Ali era tão fresco e tão celestial que Abdullah se levantou e saiu à procura da água oculta, passando pela arcada, onde florações em forma de estrelas, brancas e silenciosas ao luar, e flores semelhantes a sinos exalavam os aromas mais estonteantes e delicados.
Faltava apenas uma coisa para completar esse êxtase e, como em todos os melhores sonhos, ela surgiu. Uma jovem adorável atravessou o gramado, vindo a seu encontro, pisando suavemente na grama úmida com pés descalços.
Naquele momento Abdullah conheceu Flor da Noite, a princesa mais linda que poderia imaginar, e ambos se apaixonaram. E assim Abdullah passou a visitá-la, na terceira noite do encontro a sua preciosa Flor da Noite foi raptada por um djim, e Abdullah se viu rodeado de apuros, foi levado pelo SUltão para as masmorras, pois o Sultão acredita que ele tenharaptado a sua filha e não queria devolvê-la.
Abdullah estava decidido a resgatar o seu amor, com a ajuda do tapete mágico ele consegue fugir e parte em busca de Flor da Noite, em suas aventuras encontra um gênio mal-humorado que sempre tenta fazer com que o desejo acabe da pior maneira possível, uma gata que consegue mudar de tamanho e seu filhote, um soldado muito estranho e egoísta que o gênio garante ser a melhor pessoa para ajudar e um castelo suspenso no ar.
O Castelo no Ar é o segundo livro que dá continuidade a saga de Sophia, Howl e Cálcifer, do livro O Castelo Animado.
Nesse volume a história se inicia com Abdullah e suas aventuras, com personagens cômicos e divertidos, que enisna através de belas palavras algumas lições para a vida
É um romance escrito em forma de um conto épico, onde a magia e o amor estão presentes em cada página, principes e princesas, aventuras, cavalheiros, magos e seres do mal e do bem, tudo o que é nescessário para um belo conto de fadas.
Além de ter momentos super divertidos que o leitor não pode deixar de rir, momentos tensos e até momentos em que dá uma vontade de dar uma boa lição nos personagens.
A forma de escrita é peculiar, Abdullah fala através da poesia e vive num mundo cheio de fantasias, que um dia vê tudo o que sonha se tornar realidade, tanto as coisas boas quanto as ruins.
O livro todo é uma espécie de enigma, quando ele pede ao gênio que lhe transporte para o lugar mais perto onde ele possa encontrar Flor da Noite, ele vai para Ingary, a terra de Sophia, mas o mais interessante desse livro, são as surpresas que vão acontecendo no decorrer da história onde cada personagem é revelado de uma forma surpreendente, deixando o leitor de boca aberta.
Sem duvida eu recomendo esse livro, ele é realmente fantástico e não deixa de surpreender em nenhum momento."
Deve ser ótimo!!! Muito divertido, uma aventura e tanto!!!
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
A capa é muito linda =)
ResponderExcluirBj
Alê
Adorei o mote do livro. Parece ser muito legal.
ResponderExcluirBjs
Eu tenho uma versõ light infanto-juvenil das mil e uma noites. É bem legal, mesmo...
ResponderExcluirEssa série parece ser interessante mesmo! ;)
Bjs
Oie...embora eu tenha passado da idade de ler esse tipo de livro eu digo: amooooooooo! Hehehehe. Adoro histórias de fantasia...me faz um bem enorme pra minha alma.. abraços.
ResponderExcluirei Kézia, não conhecia esse livro, mas fiquei interessada, amo literatura fantástica. ^^
ResponderExcluirbeijos.
eu quero DEMAIS essa série! mas Sophia e Howl aparecem??? preciso saber! queria muito que sim! Não encontro O castelo animado, o livro, em nenhum canto para venda. entao ainda não li, só vi o filme! creio que vou comprar esse primeiro então!
ResponderExcluir