Ficha Técnica:
Título Original: Inception
Gênero: Ficção Científica
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Tom Hardy, Tom Berenger, Michael Caine, Lukas Haas
Roteirista: Christopher Nolan
Direção: Christopher Nolan
Sinopse: Don Cobb (Leonardo Di Caprio) é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades singulares de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como uma chance para se redimir, Cobb terá de, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito, mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Apenas Cobb é capaz de saber o que está por vir.
"Você já conseguiu sonhar e perceber nesse sonho que você pode manipula-lo de acordo com a sua própria vontade? Provavelmente não acontece com muita gente, mas eu sei como é que é, porque várias vezes já me aconteceu de saber que estava sonhando e poder manipulá-lo do jeito que eu queria. Manipulações de sonhos é o que você encontrará em A Origem.
Christopher Nolan (de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”) não é um homem de criar idéias simples, em seu mais novo filme ele trabalha em uma ficção científica de ação que ocorre na arquitetura da mente.
DiCaprio vive Cobb, um especialista em entrar nos sonhos alheios para roubar informações. Ele se envolve em um trabalho para roubar informações de Saito, mas infelizmente seus planos não dão certo e ele se mete em mais um problema, pois ele já tem um que o impede de voltar aos EUA. Saito lhe propõe um trabalho em troca de sua liberdade. Ele quer que Cobb insira uma idéia na mente de seu concorrente, Fischer. Apesar de alguns de seus amigos dizerem que é impossível, Cobb diz que pode fazer.
DiCaprio vive Cobb, um especialista em entrar nos sonhos alheios para roubar informações. Ele se envolve em um trabalho para roubar informações de Saito, mas infelizmente seus planos não dão certo e ele se mete em mais um problema, pois ele já tem um que o impede de voltar aos EUA. Saito lhe propõe um trabalho em troca de sua liberdade. Ele quer que Cobb insira uma idéia na mente de seu concorrente, Fischer. Apesar de alguns de seus amigos dizerem que é impossível, Cobb diz que pode fazer.
Assim ele começa a juntar sua equipe: seu parceiro de sempre Arthur, Eames, que personifica pessoas em sonhos, Yusuf, um químico e Ariadne, a arquiteta que deve construir o lugar onde o sonho se passará. Eles devem ajudar Cobb a plantar a idéia, pois é uma idéia complicada pois não sabem o que encontrarão na cabeça de Fischer, além desse detalhe há a presença de Mal, a esposa de Cobb, que invade os sonhos e sempre acaba atrapalhando Cobb.
Um sonho dentro de um sonho dentro de outro sonho, é a explicação mais simples para entender A Origem. O filme é complicado, exigindo a máxima atenção do telespectador, para poder seguir os fios que vão tecendo a história senão não compreende.
Ele passa as vezes de uma forma sutil e outras até explicita várias mensagens. Os sonhos são tratados de formas complexas e até mesmo como forma de escape para quem está cansado do nosso mundo.
O filme passa duas histórias, a trama de um homem dominado pelo poder e deseja fazer com que seu inimigo não avance, nesse parte tem muita ação, adrenalina, intrigas, e relata um pouco como os sonhos atuam no nosso subconsciente demonstrando várias explicações lógicas, fazendo o espectador acreditar que tudo o que acontece no filme pode ser possivel (eu acredito que possa), como invadir os sonhos dos outros.
E o tema mais emocional é abordado através de Cobb, que vive em conflito consigo mesmo por acreditar que foi o responsável por implantar uma idéia na mente da esposa. Através da esposa de Collins é mostrada a insatisfação com o nosso mundo real, tanto que ela construiu uma vida nesse mundo de sonhos, um mundo do jeito dela e de Collins, sem intromissões, sem preocupações, tanto que quando ela volta a verdadeira realidade passa a acreditar que esse mundo real não é o verdadeiro, mais sim o anterior. Isso pode ser interpretado de várias maneiras numa sociedade em que alguns vivem mais nos sonhos do que na realidade, tanto que são capazes de tirar a própria vida por não aguentarem as pressões que a realidade muitas vezes pode ocasionar.
Além de uma boa história, há ótimas atuações - Leonardo Dicaprio não precisa mais provar que é realmente um maravilhoso ator, e sua atuação nesse filme está impecável -, boas tomadas e ótimos efeitos visuais, além de ter otimas explicações de como os sonhos funcionam. Ele é tenso, criativo, intrigante, magnético. Para quem quer assistir a um filme inteligente, fica a dica. Ele é excelente!
Quero muito assistir! O fime é minha cara.rsrs
ResponderExcluirBjs
Ei Kézia,
ResponderExcluirNossa este eu quero ver, tenho certeza que vou gostar. Nossa o Caprio faz um filme atrás do outro, mas lindo mesmo ele era é em Titanic ne kkkkk
bjooo