terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Literatura & Cinema: P.S. Eu te amo - Cecelia Ahern

Sinopse: Holly e Gerry desejavam ficar juntos pelo resto de suas vidas, mas um tumor cerebral levou Gerry, aos 30 anos. Sentindo-se perdida e solitária, Holly finalmente encontra uma motivação para continuar vivendo quando recebe um pacote, que havia sido enviado por seu marido antes de morrer, intitulado - ´A Lista´. No pacote, várias cartas com instruções de como ela poderá sobreviver sem a presença dele, todas acompanhadas de um ´P.S. Eu te amo´.

"Uma das coisas mais difíceis da vida deve ser quando sabemos que uma pessoa muito querida está prestes a morrer, ainda mais um amor. E quando esse amor nos tenta ajudar depois de sua partida?

Holly e Gerry se conhecem e namoram quando estavam no colegial. Todos os seus amigos os consideravam o casal perfeito, pois era notável o quanto foram feitos um para o outro.
Depois de anos casados, uma notícia abala a estrutura do casal, Gerry é diagnosticado com câncer no cérebro, Holly deixa o emprego e se dedica de corpo e alma ao marido.

Mas Gerry sabe que sua morte está próxima e deseja fazer algo para a sua esposa tão amada não sofra tanto, ele então escreve diversas cartas pra Holly pra ajudá-la a começar a viver a vida sem ele.
O enredo se inicia após a morte de Holly que está no auge do seu sofrimento, uma ligação da sua mãe avisa-lhe que tem uma carta endereçada a ela. 

Após pegar as cartas com sua mãe, Holly não acredita que Gerry tenha feito tudo aquilo por ela. A primeira carta contém as instruções de como e quando Holly deve abrir cada envelope. Depois disso os maiores momentos de felicidade e ansiedade dela são os primeiros dias de cada mês, onde chega a fica acordada até meia noite para poder ler o que Gerry lhe deixou.

Cada mensagem ajuda Holly a organizar a sua vida e sair do luto aos poucos. A partir daí Holly passou a ter um novo emprego, conheceu novas pessoas e começa a superar a perda de Gerry e se preparar para novas emoções.

O livro trás uma forma criativa e diferente de mostrar o amor de duas pessoas e como superar a sua perda, narra sem pieguices o rumo de uma garota perdida, profissionalmente indefinida, e subitamente privada de seu amor, não pela vida, mas sim pela morte.

Mostra que é possível sobreviver e que a vida realmente continua. Retrata de forma divertida o apoio familiar e o apoio de amigos verdadeiros e compreensivos.

Apesar do momento super depressivo no inicio da obra, a escritora não se deixou envolver por essa perda, ela relata de uma maneira super engraçada os acontecimentos da vida de Holly, seus amigos e familia, deixando mais leve aquela sensação de perda."

”Recorde-se de nossas maravilhosas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de construir mais algumas.” (Gerry)

O Filme
O livro foi adaptado para o cinema em 2007, estrelado por Gerard Butler e Hilary Swank. O filme é bem diferente do livro, mas não dá para comparar, porque tanto o livro e o filme são muito bons!
O filme é tem uma trilha sonora contagiante e a direção segura de Richard LaGravenese, uma boa atuação de Hilary Swank e o desempenho divertido de Gerard Butler, o filme emociona sem recorrer ao romantismo exagerado.

8 comentários :

  1. ah eu quero ler este livro mas acabou na livraria que freqüento !!! o que faço vou chorar ah que historia mais linda só de ver o trailer do filme ja fiquei apaixonada!!!

    ResponderExcluir
  2. Naum tenho coragem de ler... já morri de chorar no filme no livro eu tenho um "pire-pack"...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quero muito ler esse livro.

    Como está esgotado (e na Estante Virtual custa R$250,00) tenho uma edição em inglês que estou enrolando para ler.

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  4. Amo o filme e confesso que chorei muito. Do início ao fim. Mas ainda não consegui ler o livro, ele tornou-se raro e em sites como no estante virtual, você o encontra por 150,00. Um absurdo!

    Mas um dia ainda o lerei, mesmo que seja em ebook.

    Bjjs.

    ResponderExcluir
  5. Ei Kézia,

    Eu amei este livro, tão fofo. Eu já até comprei a continuação mas ainda não li rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kézia!

    Não li, assisti o filme. Chorei sem parar. Quero ler esse livro, está na minha lista de desejos, mas ai que medo do chorar muuuito!

    Um beijoo

    ResponderExcluir
  7. Eu não gostei muito do filme. E com isso, acho que acabei desanimando de ler o livro... mas sua resenha ficou tão boa que despertou meu interesse. Quem sabe, né?

    Bjooos

    ResponderExcluir
  8. Ah! Quero muitoooo este livro!!!
    ainda não li nada autora tb...

    Adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir