sexta-feira, 26 de março de 2010

Cine Pipoca: Avatar


No ano de 2154 o ex-fuzileiro paraplégico Jake Sully (Sam Worthington) viaja para a selvagem lua de Pandora, onde uma equipe terrestre estuda o ecossistema local e, principalmente, busca por um valiosíssimo minério que só existe por lá. Usando um Avatar – o corpo geneticamente criado de um nativo Na’vi para o qual sua mente é transferida – Jake integra-se a uma aldeia daquele povo de gigantes azuis para aprender seus costumes e, mais do que isso: fornecer as informações que a equipe precisa para retirar os Na’vis do local, que abriga uma rica jazida mineral. Mas Jake apaixona-se pela guerreira Neytiri (Zoe Saldana), aprende a admirar o modo de vida totalmente integrado à natureza do seu povo e acaba liderando a resistência aos terrestres exploradores.

Infelizmente na minha cidade não tem cinema, então fico meio atrasada para assistir as novidades, e mais triste ainda que não pude olhar com os óculos 3D. Mas felizmente existem os dvd's.

Já vimos repetidas vezes variações da trama escrita sobre o branco que passa a viver entre indígenas e que acaba tomando o partido deles no confronto com seus irmãos “civilizados”.
Apesar de não achar que o enredo seja extraordinário e inovador, os diálogos clichês e o romance açucarado do casal de protagonistas, a mente criativa de Cameron, um especialista em produzir narrativas de qualidade  revelaram ser revolucionárias, criando o mundo mágico de Pandora, transformando um filme que poderia ser comum em uma surpreendente e magnifica produção.

É claro que a alta tecnologia utilizada no filme ajudou a criar esse mundo mágico levando a captura de movimentos a um patamar inédito: podemos ver a interpretação de atores como Worthington, Saldana e Sigourney Weaver nos gestos e, principalmente, nas expressões faciais e de seus movimentos e personagens azuis criados em computador. Também nos computadores foi criado um ecossistema completo, com fauna e flora literalmente de outro mundo, trazidas à vida com um nível de detalhes e sofisticação estética de cair o queixo.

A beleza do planeta Pandora é indescritível. O filme é um espetáculo visual, o ambiente e as criaturas são de um colorido fantástico e tudo fica cheio de luzes durante os períodos de escuridão. A cultura Na´vi remete a uma cultura semelhante a dos índios, tendo os Na´vis um relacionamento com a natureza muito estreito de um respeito a mesma, amei a história ecológica por trás de toda a trama que é mostrado como os Na'vis se conectam com a natureza em torno de si, dando enfase ao nosso mundo moderno, em valorizar a natureza que nos rodeia, tentando mostrar ao homem moderno e consumista a distância que ele está da beleza ao nosso redor. 

Um filme que com certeza muita gente não se arrependeu de assistir e para os que não viram, com certeza não se arrependerão, os que não curtem ficção científica podem até não gostar, mas tenho certeza que falar mal não vão."


Produção
James Cameron começou a escrever o roteiro em 1995, buscando inspiração em toda ficção científica que lia quando criança. O texto final fora feito em 2006, com a ajuda de um linguista da USC para criar o idioma dos extraterrestres. Cameron anunciou a produção em 2005 como "Projeto 880", que seria um dos seus futuros projetos junto com uma adaptação de mangá, Battle Angel. Em fevereiro de 2006, Cameron anunciou que o "Projeto 880" era uma reformulação de Avatar, um filme que ele tentou produzir anos antes, e ele faria o filme antes de Battle Angel. Em Novembro de 2006, Cameron declarou que caso Avatar faça sucesso, ele se dispõe a fazer 2 continuações

Avatar foi filmado em 3D, com os atores sendo transformados em versões digitais por captura de movimento. Cameron disse que optou por esse sistema pelos avanços trazidos em personagens como Gollum, King Kong e Davy Jones.
É a produção mais cara da história do cinema, em sentido técnico, com orcamento estimado em US$ 500 milhões. Foram 237 milhões de dolares apenas para a execução do filme, sendo a 4ª produção mais cara da história do cinema. Os outros 263 milhões de dólares foram gastos nas novas tecnologias, marketing etc.

Os efeitos visuais, criaturas digitais e ambientes virtuais foram produzidos pelas empresas de Peter Jackson e George Lucas, WETA Digital e Industrial Light & Magic simultaneamente. Cameron preferiu a WETA depois de assistir ao O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, e testemunhar ao resultado espetacularmente fantasioso, do qual ele precisava. A ILM fora utilizada apenas como reforço para dar mais realidade a tudo que era produzido.
Acusações de plágio
Desde sua divulgação, o filme Avatar tem recebido inúmeras acusações de plágio, que vão desde o enredo, reivindicado por um escritor chinês que alega que 80% da produção hollywoodiana é plagio de seu livro, até a imagem dos Na'vi, que são quase idênticas aos personagens dos quadrinhos da década de 1980 Timespirits.

Prêmios e indicações
Globo de Ouro (2010)
Melhor Filme (drama) - Vencedor
Melhor Realizador (James Cameron) - Vencedor

Oscar (2010)
Melhor Direção de Arte - Vencedor
Melhor Fotografia - Vencedor
Melhores Efeitos Visuais - Vencedor


1. James Cameron decidiu realizar Avatar após ver Gollum do Senhor dos Anéis. O realismo do personagem levou-o a se dar conta de que a tecnologia CGI tinha avançado o suficiente para poder concretizar seu projeto.

2. Avatar foi filmado de uma maneira pouco comum, para dar sensação de profundidade juntaram-se duas câmeras de alta definição em um só corpo.
3. Vários paisagens do filme Avatar são do Golfo do México que depois foram recriados com telas foto realísticas CGI e menos da metade do filme tem cenas reais.

4. Para que as atuações de Avatar fossem o mais realistas possíveis James Cameron com sua equipe de produção conviveram com uma tribo do Hawaii, que tem um estilo de vida semelhante aos Na’vi. Por sua vez Zöe Saldaña vestiu-se vários dias de alienígena para poder se adaptar aos movimentos de seu personagem.

5. Avatar foi escrito por James Cameron há 15 anos com a convicção de convertê-la em filme quando existisse a tecnologia capaz de recriar as fantásticas paisagens da história de forma realista.

6. O desenvolvimento de Avatar foi secreto durante alguns anos e James Cameron batizou-o de Projeto 800.

7. O ator norte-americano Stephen Lang, que protagoniza o “Coronel Quaritch” no filme, realizou o teste de elenco no ano de 1986 para o filme Aliens, no entanto, foi recusado e posteriormente considerado por Cameron para atuar em seu novo filme.

8. Antes de sua estréia e dias antes de que fossem conhecidos os primeiros 24 minutos do filme durante a Cinema Expo 2009 em Amsterdã; Cameron teve uma reunião com Steven Spielberg, Peter Jackson e George Lucas, que deram o “positivo” a Avatar.

9. Cameron assegurou em 2006 que se Avatar viesse a ser um sucesso, consideraria a possibilidade de rodar um segundo filme.

10. Avatar custou cerca de 237 milhões de dólares e esta soma converteu-a no filme mais caro de toda a história. Mas se tivesse sido filmado em 1999 (como se pretendia) o orçamento necessário para fazê-la seria de 400 milhões dólares.

Sobre o Livro
James Cameron, o diretor do filme recordista de bilheteria “Avatar”, quer publicar um livro ambientado no mundo do filme, sendo este a estreia de Cameron no mundo literário.
A proposta é se aprofundar em alguns aspectos do filme, esclarecendo alguns pontos da história como o Programa Avatar, a explicação da vinda de Jake para a Terra e a morte de Tommy, o irmão de Jake. O livro não terá versão para cinema e deve chegar às lojas no final do ano.

6 comentários :

  1. É, eu AMEI o filme, mas que é um baita Pocahontas futurista e o enredo por isso mesmo é bem clichê, isso é. Mas com certeza impressiona!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é ótimo... eu não conhecia essas curiosidades... me deu vontade de assistir de novo...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Oii Kézia!
    Aii eu também adoreii esse filme! Tipo, é muitooo perfeito, e é super legal! haahah
    Apesar de ser longo, eu não achei cansativo nem nada! Ótimo! :)
    beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Na minha cidade tem vários cinemas e eu ainda não consegui ver Avatar. Sessões lotadas, sempre :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii gentii eu amei de paixãao o filme!

    Além de ser lindo envolve a natureza, a maldade do homem,guerra, o preconceito sofrido de um cadeirante e principalmente o romance!!

    OU seja um filme perfeitoooo

    ResponderExcluir
  6. Nao achei mt legal o filme!!

    ResponderExcluir