quarta-feira, 2 de junho de 2010

Literatura & Cinema: O Castelo Animado - Howl's Castle - Diana Wynne Jones

Sinopse: A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa, a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a "jovem senhora" acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado.
Assim começa a mágica aventura de O Castelo Animado, Sophie, Howl, Cálcifer e todos os personagens desta história estão prontos para mostrar que surpresas podem acontecer sob uma cara de mau, um rosto enrugado ou um castelo encantado...

"A primeira vez que assisti ao filme O Castelo Animado, me apaixonei, foi amor a primeira assistida. E passei a ser uma viciada nesse filme, assistia e assistia, até que um dia meu irmão resolveu desaparecer com o DVD. Decidi comentar sobre o filme aqui e pra minha surpresa descobri que ele era baseado no livro homônimo da Diana Wynne Jones.

Então vocês devem imaginar que enlouqueci certo? Certíssimo, mas demorei um pouco a ler por causa do tempo e também foi meio difícil achar o livro (tava sem money pra comprar). Mas esse findi que passou não pude resistir e comecei a lê-lo e só parei porque tinha que estudar, então levou uns dois dias para ler. O livro pode ser descrito em uma palavra: ENCANTADOR.
Um livro infarto-juvenil que qualquer pessoa em qualquer idade pode ler e se apaixonar pelas aventuras de Sophie, Howl, Michael e Calcifer

Na terra de Ingary, onde coisas como botas-de-sete-léguas e mantos de invisibilidade existem, é um verdadeiro infortúnio ser a mais velha de três irmãs. Todos sabem que é você que vai sofrer o primeiro, e maior, fracasso se as três saírem em busca da sorte.

Sophie Hatter era a mais velha de três irmãs. E não era nem mesmo a filha de um pobre lenhador, o que lhe poderia ter dado alguma chance de sucesso. Seus pais eram abastados, donos de uma chapelaria na próspera cidade de Market Chipping. Na verdade, a mãe morrera quando Sophie tinha dois anos e a irmã, Lettie, um, e o pai se casara com a vendedora mais nova da loja, uma jovem linda e loura chamada Fanny — que logo deu à luz a terceira irmã, Martha. Isso deveria ter feito de Sophie e Lettie as Irmãs Feias, mas na verdade as três garotas cresceram muito bonitas, embora Lettie fosse considerada a mais bonita. Fanny tratava as três garotas com a mesma bondade e de modo nenhum favorecia Martha.

Nessa época todos recomeçaram a falar da Bruxa das Terras Desoladas. Diziam que a Bruxa havia ameaçado a vida da filha do Rei e que este ordenara a seu mágico pessoal, o Mago Suliman, que fosse às Terras Desoladas negociar com a Bruxa. E parecia que o Mago Suliman havia não só falhado na negociação com a Bruxa, como acabara morto por ela.

Assim, quando alguns meses depois um castelo alto e negro surgiu de repente nas colinas acima de Market Chipping, lançando nuvens de fumaça preta de suas quatro torres altas e finas, todos estavam convencidos de que a Bruxa saíra das Terras Desoladas outra vez e estava prestes a aterrorizar o país, da mesma forma que fizera cinqüenta anos antes.

Todo mundo ficou muito assustado mesmo. Ninguém saía sozinho, principalmente à noite. Mais aterrorizante ainda é que o castelo não ficava sempre no mesmo lugar. Às vezes era uma mancha comprida e negra no pântano a noroeste, outras vezes se erguia acima dos rochedos ao leste, e às vezes descia e se assentava no urzal, pouco além da última fazenda ao norte. Em certas ocasiões dava para vê-lo se movendo, a fumaça saindo das torres em rolos cinzentos e sujos. Por algum tempo, todo mundo tinha certeza de que o castelo logo desceria até o vale, e o Prefeito falava em pedir a ajuda do Rei.
No entanto, o castelo continuou perambulando pelas colinas, e soube-se que ele não pertencia à Bruxa, mas sim ao Mago Howl. Este já era mau o bastante. Embora não parecesse querer deixar as colinas, sabia-se que se divertia colecionando garotas e sugando-lhes a alma. Algumas pessoas diziam que ele devorava o coração delas. Era um mago cruel e desalmado, e nenhuma garota estava a salvo dele se fosse apanhada sozinha. Sophie, Lettie e Martha, assim como todas as outras jovens de Market Chipping, eram advertidas de que nunca saíssem sozinhas, o que era uma grande contrariedade para todas. Elas se perguntavam que fim o Mago Howl dava a todas as almas que colecionava.

Logo, porém, elas se viram com outras preocupações, pois o sr. Hatter morreu subitamente, assim que Sophie tinha idade suficiente para deixar a escola. Ficou claro então que o sr. Hatter tinha um orgulho exagerado das filhas. As mensalidades que ele vinha pagando haviam deixado a chapelaria com dívidas bastante pesadas. Logo após o enterro, Fanny sentou-se na sala de visitas da casa adjacente à chapelaria e explicou a situação.

Elas deveriam deixar a escola e Fanny decidiu que deveria fazer com a vida delas.Lettie seria aprendiz no Cesari’s, o café na Praça do Mercado. Martha ficaria com Annabel Fairfax que era uma feiticeira e tinha boas relações para que no futuro Martha encontrasse um bom marido.
 Sophie querida, sendo a mais velha, herdaria a chapelaria quando Fanny se aposentasse. Virou aprendiz na chapelaria. Sophie não podia dizer que simplesmente se sentia resignada à chapelaria. Agradeceu a Fanny.

Um dia a campainha da chapelaria soou e a freguesa mais altiva que ela já vira entrou, com uma estola de zibelina pendendo dos braços e diamantes piscando por todo o vestido preto. Ela era bela, mas não era nada educada e Sophia não estava em um bom dia e não pode deixar de ser ríspida com a mulher e ela se revelou ser a Bruxa das Terras Desoladas e jogou um encanto em Sophie deixando com a aparência de uma senhora de 90 anos.

A partir de então a vida de Sophie toma rumos totalmente inesperados , ela se abriga no Castelo Animado e conhece Michael o aprendiz de mago, Calcífer o demônio do fogo que mantém o castelão e o misterioso e temido mago Howl. O que antes era uma vida chata torna-se uma vida cheia de aventuras e magia onde o amor brota aos poucos.

É impossível não se encantar pela bela história de Sophie e muito menos se apaixonar pelo não tão mal assim mago Howl, ele é muito fofo, lindo e no decorrer da aventura pode-se perceber de forma bem sutil o amor que ele tem por Sophie, ele realmente a ama muito.
Uma história onde a beleza não tem valor, uma história onde o amor se conhece através da alma de uma pessoa."

Sobre o Filme

O CASTELO ANIMADO é uma pequena obra-prima. feita praticamente todo em animação tradicional, com pouquíssimos e discretíssimos recursos de computação gráfica

O longa é  dirigido por Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro) e  traz aquela que é a marca registrada de seu estúdio, o Ghibli: uma excelente e inteligente história, com personagens cativantes e complexos.

O diretor potencializou o excelente material que tinha em mãos e adaptá-lo para a linguagem cinematográfica, mas ao mesmo tempo imprimindo na obra belíssimos cenários surrealistas, personagens complexas, criaturas estranhas e fascinantes.

O que é mais extraordinário no filme é o modo como os personagens são retratados. Ninguém, nem mesmo os vilões, é completamente bom ou ruim. Até os protagonistas, Sophie e Howl, possuem seus defeitos. Sophie pode ser forte e determinada em muitos momentos, mas também é insegura e tímida. Alguém com medo de viver a vida. Já Howl possui boas intenções e até uma pureza de espírito, mas também é um jovem vaidoso, egoísta e inconsequente.

Para tornar esse anime um dos filmes mais memoráveis, ainda tem uma trilha sonora maravilhosa e envolvente, que, por vezes, parece se integrar perfeitamente à sequência mostrada.

E o mais legal, o filme não difere muito do livro, é praticamente igual. lindo, fofo e Encantador.
Se você gosta de histórias com magias, bruxas, magos e personagens charmosos e estilosos, estou certa de que irá amar O Castelo Animado.
Leia uma ótima crítica aqui: Cranik

4 comentários :

  1. Kézia... obrigada pela sua visita!!! =D
    Eu já assisti esse anime e adorei tb!!! Não sabia do livro... é novidade para mim... Mas parece bem interessante...
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti, mas quero! Adoro magos, magia, bruxas, todas essas coisas.

    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kézia!

    Eu não conhecia nem um dos 2, mas é bem o tipo de história, além da Fantasia o lance de cada um ser um pouco mal e bom sempre me agrada.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Ei Kezia,

    Adorei a resenha, ficou super completa :)

    Eu não conhecia nem o livro nem o filme e gostei muito. O tema eu adoro rs

    bjoo

    ResponderExcluir