
Sinopse: Com roteiro de Robert Eisele, foi baseado na história real de Melvin B. Tolson (Denzel Washington), professor de uma pequena universidade voltada para negros no Texas no ano de 1935. O personagem de Denzel Washington é um professor que vive no Texas na década de 1930 e monta um grupo de debate com seus alunos universitários. Tolson conseguiu formar um time de debate, e, com muito esforço e enfrentando o racismo, os alunos foram capazes de superar os garotos da renomada Havard em uma competição nacional.
"O longa “O Grande Desafio” é estrelado e dirigido por Denzel Washington. A trama traz a jornada do brilhante, mas volátil, professor Melvin Tolson que, usando de seus métodos pouco convencionais, sua visão política e o poder das suas palavras para motivar um grupo de alunos do Wiley College, do Texas, a participar de um campeonato de debates na Universidade de Harvard. É inspirado em fatos reais.
Denzel dirige e também estrela o longa, vivendo o protagonista. Incentivados pelo tutor, um grupo de alunos formou uma equipe praticamente imbatível de debatedores entre os anos 20 e 30, que ganhava todos os concursos em que era inscrita – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca.
A competição, coloca duas equipes de estudantes frente à frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.
O tema lembra um filmes como “Escritores da Liberdade” e outros longas sobre professores que ajudam a transformar alunos menos privilegiados, mas isso não impede que “O Grande Desafio” tenha personalidade própria. A obra, que teve entre seus produtores a apresentadora Oprah Winfrey, mostra a trajetória dos protagonistas sem apelar para o melodrama.
Com um elenco notável, que inclui dois vencedores do Oscar (Washington e Forest Whitaker), e jovens talentosos, “O Grande Desafio” é um filme digno, admirável e tem grandes momentos de interpretação. Como, por exemplo, a cena em que o personagem de Whitaker atropela um porco e precisa se desculpar com dois homens brancos, que o humilham.
Nunca vou conseguir entender porque os negros eram tão desprezados, esse longa mostra de forma quase palpável a diferença entre negros e brancos nos anos 30 e 20, jamais era permitido misturar as raças, nunca um negro poderia ser admitido em uma faculdade de brancos, eram considerados inferiores, esse filme mostra toda essa realidade e como cada um defendo seu ponto de vista em relação a isso.
Cenas como negros sendo queimados e palavras poderosas usadas para defender os pontos de vista, faz com que essa trama seja realmente emocionante e comovente.
Cenas como negros sendo queimados e palavras poderosas usadas para defender os pontos de vista, faz com que essa trama seja realmente emocionante e comovente.
O filme foi indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Dramático em 2008, e vencedor, no mesmo ano, do prêmio Stanley Kramer do Sindicato dos Produtores.
Nunca é demais aprender pelo exemplo de vida de pessoas que fizeram o bem e romperam barreiras, contando “apenas” com o dom da sabedoria e a fé em suas atitudes."
Olá Kézia,
ResponderExcluirVi que vc é leitora compulsiva =) por isso entrei aqui para te convidar a conhecer meu livro. Quem sabe seja o seu estilo.
Vim e adorei o post, é bem o tipo de filme que adoro, lembrou-me de Vem dançar, com o Banderas, mas esse parece ainda mais instigante. Já vou seguir o Blog,
beijinhos
www.alinenegosseki.com
Adorei além disso o filme ajuda a estudantes de hoje entender o universo em que vieram os EUA e o que vivem aqui no Brasil!
ResponderExcluira vida desses estudantes não só foi um filme,mais sim um ensino para todos os estudantes de hoje em dia.Pois a dedicação e o esforço de cada um é uma superação para todos que se dedica pelo que faz.
ResponderExcluirEsse filme e muito bom e gostaria que todos assistissem.
um grande beijo!!!
esse filme é um exemplo de superação.... do quanto é válido um esforço afim de obter a igualdade de direitos humanos, independente de raça... ótimo filme!!!
ResponderExcluirEu gostei do filme porque ele se trata de uma superação e do quanto e valido um esforço afim de obter a igualdade dos direitos humanos,que nos temos que fazer valer os nossos direitos,gritar,falar com a sociedade que está escondido ou tapado com a peneira.
ResponderExcluirEu adorei esse filme porque ele é uma lição de vida, demostra para gente que devemos lutar pelos nossos objetivos, e que não devemos esconder nossos direitos por causa da discriminação da sociedade. Que devemos luta pelo o que é nosso por direito!!!!
ResponderExcluirO filme é otimo,nos faz refleti sobre o quanto somos capazes de sermos os atores de nossa própria história e que o professor ainda dever ser desafiador,um grande mestre que ensina e mostra caminhos que transformam a vida de muitos e da própria humanidade,que os bons exemplos devem ser compartilhados e multiplicados para que possamos construi um mundo mais justo,menos preconceituoso,que a cor da pele não nos faz melhores ou superiores aos outros, somos apenas diferentes.
ResponderExcluirÉ muito interesante pos nos mostra a real historia vivida nos antepasados,dessas pessoas que sofreram muita discriminação.
ResponderExcluirLuanna Marques..
ResponderExcluirSimplismente maravilhoso..
esse filme e show de bola!!!ensina-nos que todos somos iguais independentemente de cor,raça,sexo...e que todos temos direitos perante a sociedade...BEIJAO SUAMMY E NAYARA...CETI JOAO DOS SANTOS BRAGA
ResponderExcluir