
"Esse livro chegou em minhas mãos como brinde que ganhei na minha participação do Desafio Literário de Janeiro. Demorei um tempinho para poder lê-lo, mas quando o fiz a narrativa bem escrita e corrida como as águas tranquilas de um rio me cativaram por completo.
Nesse livro narra-se a história de Madame Wu e sua família em todos os seus conflitos e decisões, que realmente se iniciam quando ela completa 40 anos e decide se afastar carnalmente do Sr. Wu (seu marido) e lhe arruma uma concubina para tomar o seu lugar em seu leito, a partir daí se começa grande conflitos familiares e psicológicos de parentes, criados e os amigos que rodeiam Madame Wu.
Pavilhão de Mulheres é composto de uma essência feminina além da compreensão. É narrado de uma maneira tão sagaz os conflitos de cada pessoa importante da família Wu.
Madame Wu é reverenciada como uma deusa e temida como mulher e mãe por todos da sua casa, todos as veem como a uma mulher sabia e muito inteligente, ela por sua vez governa a todos com mãos de ferro e manipula a vida de cada um dos seus de acordo com a sua própria vontade.
Madame Wu está além da compreensão, ela é tão inteligente e manipuladora, consegue disfarça cada decisão de forma tão sutil, que faz que todas as ideias que ela mesmo teve sejam atribuídas a seus filhos e marido, ela é inesquecível, intrigante e muito admirável.
A frieza e repugnância que ela sente pelo ser humano é tão palpável, que de inicio se percebe que ela nunca conheceu o amor, e como tudo que faz o ser humano realmente mudar para melhor é o amor, logo nos vemos torcendo para que tal acontecimento ocorra, e quando esse fato tão importante acontece de forma tão inesperada e inocente, a mudança que se opera nela é muito mais surpreendente.
O livro também retrata um pouco da cultura da classe alta chinesa. Como o nome, costumes e rituais era passado de geração e geração, tornando-se uma responsabilidade um tanto pesada para as gerações futuras.
Além de evidenciar de forma tão precisa o papel da mulher nesse meio e mostrar de forma tão simples a superioridade e inteligência feminina em relação aos homens. A autora trata em toda a trama sobre o autoconhecimento feminino."
Sobre o Filme: O livro foi adptado para o cinema em 2001 com Willen Dafoe no papel principal e Yan Luo como Madame Wu
Querida, sua resenha também foi cheia de essência feminina:) Adorei!!
ResponderExcluireste não é o meu tipo de livro, mas parece ser tão delicado, cheio de nuances...
Bj
Só conheço o filme(muito bom!). O livro ainda não li.
ResponderExcluirLindo site o teu estou te seguindo ok ?bjus
ResponderExcluirVou ler 👏👏👏
ResponderExcluir