segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os Lobos de Mercy Falls: Calafrio - Maggie Stiefvater

Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcateia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas - uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira de para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.

"(...)Eu me sentia selvagem e domesticado, e feito em pedaços e perdido entre tudo isso ao mesmo tempo. (...)Pela primeira vez na vida, eu estava ali e em nenhum outro lugar."

"Há bastante tempo que estava desejando ler esse livro, por ler tantos elogios sobre a obra e resenhas bem positivas. A história em si é bem comum, não traz nenhuma novidade ao mundo da literatura, mas ao mesmo tempo é um livro tão bom de ler, que é impossível não gostar, principalmente por trazer uma história de amor, onde não existe muito melodrama, e os dois protagonistas serem fortes e terem personalidade própria, sem inseguranças desnecessárias. 
Calafrio (Shiver no Original) foi publicado em mais de 32 países e permaneceu na lista dos mais vendidos por mais de 32 semanas, vendendo 130.996 cópias em 2009.

Quando criança, Grace foi arrastada para o bosque por lobos famintos e selvagens. Ela sabia que chegaria o seu fim,mas estranhamente não tinha medo, estava tranquila, em paz. A única coisa que lhe chamou a atenção, foi um lobo em especial, o lobo dos olhos amarelos que a encarava quase como se fossem humanos. Ao contrário dos outros, ele não a estava machucando, e ele fez algo inesperado, a salvou.
Mas desde o dia em que ele o salvou, ela aguarda ansiosamente que chegue o inverno, pois é quando ela pode ver o lobo de olhos amarelos, ele sempre a observava, e Grace passou a chamá-lo de "meu lobo".
Sam por outro lado, cuida Grace há bastante tempo, deseja conhecê-la, conversar com ela, tocá-la, e quando um dia eles se encontram no mesmo lugar, ele deseja tanto que ela o veja, que ela o reconheça, mas acaba não acontecendo.
O inverno esta chegando e Grace anseia por poder encontrar o seu lobo, mas um ataque com Jack, um garoto de sua escola, pode colocar toda a matilha em perigo, pois os moradores desejam se verem livres dos lobos, que passam a representar uma ameaça. Quando Grace descobre que um grupo de homens decidem caçar os lobos, ela corre enlouquecida para salvar o seu lobo.
E nessa confusão Grace acaba conhecendo Sam, e descobre que ele é o seu lobo, e não tem como ele negar, pois os seus olhos amarelos jamais mentiriam.
Grace o aceita sem surpresas, e um amor forte inteso, surge entre os dois, mas Sam sabe que tem um problema maior entre eles, aquele seria seu ultimo verão como humano, o inverno estava chegando e ele iria se transformar em um lobo para sempre.
E quanto mais o inverno se aproxima, mais eles teem que se preocupar com a temperatura, pois se Sam não estiver bem aquecido, ele pode se transformar a qualquer momento, além de enfrentarem esse problema, os dois precisam manter segredos sobre o que Sam é para os pais de Grace e tirar a suspeita dos lobos não serem realmente lobos, que alguns dos amigos de Grace passaram a ter.

Mais uma romance que conta uma história de amor com elementos fantásticos, um clichê na nossa geração, mas Calafrio traz um romance que é ao mesmo tempo suave e doce quanto é intenso e intrigante.
Maggie Stiefvater escreve de uma forma meiga, simplista, mas que nos dá detalhes que é como se estivéssemos vivenciando a própria história, e para melhorar ela alternava entre Grace e Sam, cada um contando a sua parte, e juntando em um todo, dando mais interesse a história. Confesso que gostei mais de Sam narrando, pois ele é misterioso e nos dá mais ansiedade para saber o que pode acontecer, o que ele realmente quer.
Mais pontos para autora ao abordar uma história sobre lobos, mas com uma lenda totalmente diferente, tão fascinante, que é impossível não gostar e achar muito original a sua ideia.
Os protagonistas são muito bons e bem desenvolvidos, mas a autora foi muito além deles, deu destaque para os secundários, mostrando que eles não estão lá apenas para figurar na história, mas para participarem, todos eles tem personalidades interessante e atitudes de pessoas que sabem o que querem.
O enredo é sim não é cheio de adrenalina, muitas aventuras, e perigos para todos os lados, ele é bem calmo e lento, mas tem detalhes importantes que compensam essa ausência como a tensão forte sobre a transformação de Sam, alguns segredos escondidos entre os lobos, que talvez possam ser revelados no próximo livro e o porque de Grace ser diferente, detalhes que nos fazem ansiar para saber muito mais sobre os Lobos de Mercy Falls.
Calafrio é realmente um bom livro, para se apaixonar, para descobrir novas lendas, a força do amor, e até mesmo pra quem não curti essa categoria de livro, para passar o tempo, com certeza não será um tempo perdido."

7 comentários :

  1. eu amei sua resenha e espero que ela faça com que muitas pessoas que tem preconceito com lobos mudem um pouco de ideia pq quando fiz a resenha do livro vi muitos falando que não curte lobos e é uma história tão linda.
    Eu gostei muito dessa capa onde tem uma menina deitada

    ResponderExcluir
  2. Eu ADORROOOOOOOOO esse livro, ainda não li o segundo por estar tão caro :X

    hehehehe



    Beijo,
    Lariane -www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito bom mesmo meninas!! E lilian quanto a outra capa, foi uma capa feita pelos fãs do livro, tbm achei muito linda! XD

    ResponderExcluir
  4. Essa sem dúvida foi uma das melhores leituras desse ano. Amei esse livro, é tão simples, singelo e tocante. Não tem nada de extraordinário mas mesmo assim é maravilhoso.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Gostei do que li!

    Escolha a capa do livro Encontro de Almas de Adriana Vargas http://escritoraadrianavargas.blogspot.com/p/promocoes.html e tenha sua resenha na capa do livro."

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito boa a resenha, me deixou curiosa para ler *-*
    gostei muito viu flor?
    beijos
    boa quarta

    ResponderExcluir
  7. Oi Kézia!!

    Preciso ler esse livro, pois todo mundo fala super bem!
    O pior é que faz mais de um ano que eu o tenho, mas sempre vou deixando para depois... o.O

    Adorei a sua resenha!
    Você colocou imagens lindas!

    Bjss!

    ResponderExcluir