domingo, 27 de junho de 2010

Cine Pipoca: O Solista

Sinopse: O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo.

Baseado em uma história real, O Solista tem a direção do premiado cineasta Joe Wrigth, de Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito. A roteirista Susannah Grant, indicada ao Oscar por Erin Brockovich, foi a responsável pela adaptação para as telas do livro de Steve Lopez. Para os protagonistas, foram chamados os também premiados Robert Downey Jr. e Jamie Foxx. Nos papéis dos sem-teto, a equipe preferiu, na maior parte das cenas, contratar os próprios moradores de rua de Los Angeles. E para os ávidos leitores podem fica felizes que a história da vida de Nathaniel também virou livro.

"Cronista do Los Angeles Times, o jornalista Steve Lopez usa as experiências que vive como inspiração para escrever sua coluna diária. É observando o cotidiano que um dia Steve ouve um som que não se encaixa com o típico barulho da cidade grande, a música vinda de um violino. Ao procurar de onde vem aquela canção, o jornalista chega ao morador de rua Nathaniel Ayres Jr.
Surpreso Steve começa a conversar com ele e descobre que o sem-teto aprendeu música na Juilliard, uma das escolas de artes mais prestigiadas de todo o mundo. A amizade entre os dois vai se estreitando e pouco a pouco o jornalista vai sabendo a verdade sobre aquele gênio do violino. Nathaniel realmente estudou durante dois anos na famosa escola, mas abandonou tudo devido a uma doença mental. Steve se emociona com a paixão de Nathaniel pela música e começa a investir nele, arranjando até um professor para ele. Decidido a ajudar o novo amigo a realizar o sonho de tocar no Walt Disney Music Hall, Steve luta com todas as suas forças para descobrir um tratamento para a doença. Porém, logo ele vai descobrir um mundo tão diferente do que ele jamais desejaria para si ou qualquer ser humano.

O Solista traz duas excelentes perfomances de Jamie Foxx e Robert Downey Jr. Esse filme é uma ótima dica para quem gosta de música,  o filme não é centrado apenas no músico Nathaniel, mas sim na incompreensão humana, no dia-a-dia de uma “mente perturbada”. Como protagonista, Foxx está mais uma vez admirável, e o suposto coadjuvante Downey Jr mostra porque é um dos grandes atores do cinema americano. A interpretação de Donwey Jr, sustentada por um bom roteiro, eleva seu Steve Lopez ao patamar de protagonista: os personagens, tão diferentes, se misturam e se confundem na imensa solidão que cada um leva sua vida.
Vale a pena parar para pensar, ao final do filme, sobre o por quê das atividades que você escolhe  para executar durante sua vida, que importância você dá aquilo que você vive, a valorização das demais das pessoas que nos rodeiam. O filme também nos relembra que é preciso estar atento aos detalhes da vida para não perdermos momentos especiais que acontecem a todo momento. Nos faz pensar no mundo em que vivemos, nas pessoas em que conhecemos e no preconceito velado que o ser humano tem por não preencher os requisitos de pessoa perfeitas que muitos procuram e a melhor lição é o verdadeiro valor da amizade sem ter que dar nada em troca. Na verdade se for analisar de várias formas, o filme mostra muitas lições que podemos pegar para as nossas vidas.
Em (poucos) momentos arrastado e um tanto melacólico, O Solista emociona, faz pensar e mostra um mundo diferente a nossa volta.O filme é simplesmente perfeito."

2 comentários :

  1. Oi querida :)
    Vc viu em DVD? Adorei o mote do filme, parece mesmo muito interessante!
    Bjs
    Alê

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse filme! Quero ler o livro.

    ResponderExcluir