quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Literatura & Cinema: Sangue e Chocolate - Annette Curtis Klause

Sinopse: Sangue e Chocolate (Blood and Chocolate), escrito por Annette Curtis Klause, conta a história de Vivian Gandillon que saboreia a mudança, a dor doce e poderosa que a leva de garota à lobo. Com dezesseis anos, ela é bonita e forte, e todos os lobos jovens estão em seu pé. Mas Vivian ainda está de luto pela morte de seu pai; seu grupo continua sem um líder e em desordem, e ela se sente perdida nos subúrbios de Maryland. Ela deseja uma vida normal. Mas o que é normal para um lobo que precisa a todo custo esconder a sua identidade dos humanos? Vivian ganha a vida trabalhando numa loja de chocolates e acaba se apaixonando por um garoto humano, bom e gentil, um alívio bem vindo para ela. Ele é fascinado por magia, e Viviam deseja se revelar para ele. Provavelmente ele a entendêria sua natureza dupla e não sentiria medo ou repulsa como um humano normal faria. A lealdade dividida de Vivian é forçada ainda mais quando um assassinato brutal ameaça expor o grupo. Movendo-se entre dois mundos, ela não parece pertencer a nenhum dos dois e se sente perdida entre as regras de lealdade de seu mundo e a vontade de se revelar seu amado.

Um pouco do livro: Um ano antes de se mudar para Maryland o pai de Vivian fora morto por causa dela e dos Cinco, ele era o líder dos loup-garou (lobisomens), desde sua morte o bando precisa de um novo líder e Gabriel é o candidato perfeito para assumir a liderança do grupo. Vivian mora com sua mãe Esmé, que é um tanto vulgar e está interessada em Gabriel, disputa com Astrid a atenção dele.
Vivian não tem amigos humanos, apesar de ser linda e sensual, os alunos da escola onde estuda não se aproximam dela, o seu maior desejo é ser normal, ter amigos, viver livremente. Ela adora desenhar, por sugestão de seu professor , ela submeteu umas copias de seus desenhos para a revista literária da escola. Ela comprou para ler e se deparou com um poema chamado A mudança do Lobo assinado por Aiden Teague. Como se fosse um sinal, ela deseja ardentemente conhecer o poeta misterioso. Acabam saindo junto, se apaixonam e começam a namorar. Ela conhece o mundo dele, os seus amigos, o que pensa, o que faz e tenta se adaptar ao novo mundo a sua frente.
Enquanto que na sua vida "normal"chega o dia da escolha do líder e Gabriel é o vencedor. Na mesma noite há uma guerra entre as fêmeas, Esme e Astrid lutam, Vivian em forma de lobo percebe que sua mãe está perdendo, decide defendê-la e acaba vencendo Astrid, assim declarando-se a unica fêmea digna de se tornar companheira de Gabriel, mas ela não deseja ser esposa dele.
Decidida vai atrás de Aiden contar a ele o que realmente é, quando a vê transformada,ele se apavora, a rejeita e a abandona. A partir daí mortes estranhas com os humanos começam a acontecer, e Vivian  acha que ela é a assassina. Rejeitada por Aiden e sentindo-se culpada pelas mortes ela decide matar-se para o bem do bando. No ato Gabriel chega e conta-lhe que quem tem matado os humanos é Astrid e seu amante Rafe (membro dos Cinco), por Astrid odiá-la tentou incriminá-la.
Astrid armou uma cilada para Aiden que marcou um encontro com Vivian, mas ela não vai, e descobre o que Astrid planejou, corre para salvá-lo, e ao chegar Aiden deseja matá-la, magoando mais o coração de Vivian, Astrid chega e começa uma briga, sem querer Aiden atira uma bala de prata em Vivian, por causa dela Gabriel não mata Aiden e o manda embora para que nuna mais volte, o tempo passa e Vivian se recupera e aceita o amor que Gabriel sente por ela.
:
Um pouco do filme: Quando menina Viviam morava nos EUA, e por sua casa os caçadores mataram seus pais, ela teve que se mudar para Bucareste/Romênia e morar com sua tia Astrid.
Ela tem 19 anos, trabalha em uma loja de chocolate, se sente diferente dos loup-garou, não gosta de matar, apenas de correr para se sentir livre.

A cada sete anos o líder do bando tem que escolher uma nova esposa, o líder é Gabriel, marido de Astrid e pai de Rafe, Gabriel a deseja por descender de uma antiga linhagem de líderes lobisomens, mas ela o detesta e o evita a todo custo. Sem querer em uma noite ela conhece Aiden, um romancista gráfico americano, eles acabam se apaixonando.

Aiden sabe tudo sobre os lobisomens, mas acha que são lendas, o romance dos dois é vigiado pelos Cinco pois Rafe detesta os humanos, conta para Gabriel que Vivian tem revelado tudo sobre eles para Aiden, assim Gabriel manda Rafe ameaça-lo para ele ir embora da Romênia, mas acaba dando tudo errado, Rafe se mostra um lobo e Aiden o mata, descobre que Vivian é um loup-garou e fica com medo dela, ele tenta fugir, mas Gabriel e Astrid querem vingança.

Ele é levado para a caçada e Vivian o salva, ele a machuca com uma faca de prata, quando vê que  é ela, fica apavorado e tenta salvá-la. Conta-lhe que sempre desejou que ela fosse uma menina-loba e juntos tentam salvar suas vidas das ameaças de Gabriel, Vivian tem que escolher entre o bando e seu amor.


Opinião filme/livro: Nunca pensei que diria isso, mas essas é uma das raras ocasiões em que o filme é mil vezes melhor que o livro. O livro é muito sem graça, não me prendeu a minha atenção, nem me cativou, não gosto de deixar livros pela metade, por isso não o abandonei.

No livro Vivian é muito indecisa, apesar de sexy não tem nada de especial, Aiden é muito sem graça, feio, sem atrativos, tenta ser do lado obscuro, sem mesmo acreditar, so pra fazer charme e contrariar o pai, os dois não tem química, nada a ver nem em sentimentos, quando Vivian se mostra lobo para ele, a cena é patética, a parte dele querer matá-la é ridícula.

Gabriel o cara que ela vive fugindo no começo, a conquista do nada, e ficam juntos no final, que da mesma forma não há nenhuma química com eles. A história é muito ruim e sem charme. Talvez por isso não tenha sido lançado aqui no Brasil. Não leiam o livro, tenho certeza que não vão gostar.

Eu desejei muito ler o livro porque tinha gostado demais do filme, Vivian é decidida, sabe o que quer, não sente duvidas, Aiden não é medroso, é corajoso, forte, bonito, e o melhor ama Vivian sem restrições, apesar de tentar deixá-la, mas quando a ve ferida o amor que sente por ela é mais forte, e tenta salvá-la e luta para ficar com ela. O filme é fofo, as transformações são legais, sem exageros. O filme eu recomendo.

6 comentários :

  1. Kézia,
    Eu já assisti esse filme. Passou num dos canais da Net no final do ano. Não me lembro qual. É muito legal.
    O que eu não sabia, era que esse filme era baseado em um livro !
    Adorei passar por aqui.
    Beijos de fada.
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. Ei Kézia,
    Como assim um livro deste não é bom? Não vi o filme ainda e achei o trailer incrível.
    Estranho mesmo normalmente o livro é bem melhor, fiquei curiosa mesmo assim rs

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Vi o filme em um dos canais Telecine e gostei medianamente. É um filme raso. Passatempo para tarde. E só.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Bem sessão da tarde o filme....

    Bjs e boa semana..

    ResponderExcluir
  5. O filme é uma bosta como todos s filmes baseados e livros, mas não falem do livro quem não leu. Já li mtos livros e sangue e chocolate foi o fora de séries e sagas mais foda que eu já tive o prazer de encontrar. Recomendo.

    ResponderExcluir
  6. amo o filme também, mas sou louca pelo livro, onde você comprou o seu?

    ResponderExcluir